“Televisão de Cachorro” (BMG, 1998), Pato Fu


A partir de meados dos anos 1990, o cenário do rock brasileiro se reconfigurou com a chegada de uma nova geração de artistas trazendo novas ideias e novas possibilidades para o gênero musical. Dessa nova geração roqueira fazia parte o Pato Fu, banda mineira que despontava com um som baseada no experimentalismo, na irreverência e nos novos recursos tecnológicos na área musical. Os três primeiros álbuns foram bem fundamentados nesse dito experimentalismo, chegando a ter uma repercussão modesta com o segundo álbum, Gol de Quem? (1995), através do hit “Sobre o Tempo” e com o terceiro álbum, Tem Mas Acabou (1996) com os hits "Pinga" e "Capetão 66.6 FM".

O sucesso comercial só veio mesmo com o quarto álbum, o Televisão De Cachorro, lançado em 1998. Foi o primeiro álbum do Pato Fu sob a produção de Dudu Marote, o mesmo que havia produzido os multiplatinados álbuns Calango e Samba Poconé, ambos do Skank. Trazendo  faixas autorais e regravações de outros artistas, Televisão De Cachorro é um dos mais coesos trabalhos da banda mineira. Para a gravação do álbum, o Pato Fu fugiu do processo tradicional de gravar as bases instrumentais e a posterior colocação dos vocais. Ao invés disso, a cada base musical gravada de uma determinada faixa, eram colocados os vocais.

Pato Fu em 1998: John Ulhoa, Fernanda Takai,
Ricardo Koctus, e Xande Tamietti.
Televisão de Cachorro abre com “A Necrofilia da Arte”, uma reinterpretação de “Alfômega”, uma antiga música de Gilberto Gil. A releitura foi feita nos anos 1980 pela Sexo Explícito, banda da qual John Ulhoa fazia parte juntamente com Rubinho Troll, o responsável pela reinterpretação e alteração da letra da música de Gil. Em 1998, o Pato Fu a regravou e pediu autorização para lançamento a Gilberto Gil, que liberou a leitura nonsense. O Pato Fu fez uma pequena alteração ao incluir na letra o nome de Kurt Cobain entre os astros mortos presentes na letra da música.

As faixas seguintes são “Antes Que Seja Tarde”(uma das primeiras faixas de trabalho do álbum), “Nunca Diga”(cover da banda gaúcha Graforreia Xilarmônica) e “Eu Sei”, uma versão pop do sucesso da Legião Urbana. A banda sempre relutou em gravar alguma coisa da Legião, mas esta foi uma forma de agradecimento a Renato Russo (1960-1996) que foi uma espécie de “garoto-propaganda” do Pato Fu, que em várias oportunidades apareceu vestindo uma camisa com o nome da banda ou falando dela nas suas entrevistas. “Licitação” é um recado direto aos políticos e às suas obras inacabadas e verbas embolsadas por eles. Em “Vivo No Morro”, o Pato Fu mistura rock com jazz das antigas big bands, seguida da boa “Um Dia, Um Ladrão”.

Renato Russo: "garoto-propaganda" do Pato fu
“Canção Pra Você Viver Mais” é dedicada ao pai de Fernanda Takai que havia falecido antes da gravação do álbum. Ela havia tentado compor uma música em homenagem ao seu pai, mas as emoções da perda travaram a artista. Seu marido e membro da banda, John Ulhoa, tomou a iniciativa e compôs a canção. Com uma grande sensibilidade, John conseguiu traduzir o sentimento de Fernanda Takai em relação ao seu falecido pai.

“Tempestade” é mais um cover presente no álbum, desta vez do Maskavo Roots, e traz o riff de “Inbetween Days”, do The Cure. O rock “O Mundo Não Mudou” remete aos bons tempos da new wave dos anos 1980. “Televisão De Cachorro”, faixa que dá nome ao álbum, é um folk que descreve de maneira lúdica o poder hipnótico da televisão. Única faixa em inglês no álbum, “Spaceballs”, The Ballad” é um cover da banda mineira Yellowfante, e poderia muito bem encerrar o álbum, se não fosse a chatinha e dispensável “Boa Noite” que fecha Televisão De Cachorro.

“Canção Pra Você Viver Mais”, “Eu Sei”, “Antes Que Seja Tarde” e “Nunca Diga” se tornaram os grandes hits de Televisão De Cachorro, álbum que se tornou um sucesso de público e crítica, conquistando disco de ouro ao atingir a marca das 100 mil cópias vendidas. A popularidade da banda mineira cresceu e a expectativa para um próximo álbum tão bom ou melhor do que Televisão De Cachorro, também. O Pato Fu não decepcionou, veio com ótimo Isopor, em 1999, que alcançou um êxito comercial ainda maior.  

Faixas:
  1. "A Necrofilia da Arte" (Rubinho Troll - Gilberto Gil)
  2. "Antes que Seja Tarde" (Tarcisio Moura - John Ulhoa - Fernanda Takai)
  3. "Nunca Diga" (Frank Jorge)
  4. "Eu Sei" (Renato Russo)
  5. "Licitação" (John Ulhoa)
  6. "Vivo num Morro" (John Ulhoa)
  7. "Um Dia, Um Ladrão" (John Ulhoa)
  8. "Canção pra Você Viver Mais" (John Ulhoa)
  9. "Tempestade" (M. Vouraski – Marrara - Carlos Pinduca – Prata - Joana Lewis - Txotxa)
  10. "O Mundo Não Mudou" (John Ulhoa)
  11. "Televisão de Cachorro" (John Ulhoa)
  12. "Spaceballs, The Ballad" (Bob Faria – Bert - Zuim)
  13. "Boa Noite" (Ricardo Koctus) 
Pato Fu: Fernanda Takai (vocais, guitarra e violão), John Ulhoa (vocais, guitarra, violão e programações eletrônicas), Ricardo Koctus (vocal e baixo) e Xande Tamietti (bateria e percussões).

"Antes que Seja Tarde" 



"Eu Sei"



"Canção pra Você Viver Mais"



"Spaceballs, The Ballad"



"Nunca Diga"



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