“Televisão de Cachorro” (BMG, 1998), Pato Fu
A partir de meados dos anos 1990, o cenário do rock
brasileiro se reconfigurou com a chegada de uma nova geração de artistas trazendo
novas ideias e novas possibilidades para o gênero musical. Dessa nova geração
roqueira fazia parte o Pato Fu, banda mineira que despontava com um som
baseada no experimentalismo, na irreverência e nos novos recursos tecnológicos
na área musical. Os três primeiros álbuns foram bem fundamentados nesse dito
experimentalismo, chegando a ter uma repercussão modesta com o segundo álbum, Gol
de Quem? (1995), através do hit “Sobre o Tempo” e com o terceiro álbum, Tem
Mas Acabou (1996) com os hits "Pinga" e "Capetão 66.6
FM".
O sucesso comercial só veio mesmo com o quarto álbum, o Televisão
De Cachorro, lançado em 1998. Foi o primeiro álbum do Pato Fu sob a
produção de Dudu Marote, o mesmo que havia produzido os multiplatinados álbuns
Calango e Samba Poconé, ambos do Skank. Trazendo faixas autorais e regravações de outros
artistas, Televisão De Cachorro é um dos mais coesos trabalhos da banda
mineira. Para a gravação do álbum, o Pato Fu fugiu do processo tradicional de gravar
as bases instrumentais e a posterior colocação dos vocais. Ao invés disso, a
cada base musical gravada de uma determinada faixa, eram colocados os vocais.
Pato Fu em 1998: John Ulhoa, Fernanda Takai, Ricardo Koctus, e Xande Tamietti. |
Televisão de Cachorro abre com “A Necrofilia da Arte”, uma
reinterpretação de “Alfômega”, uma antiga música de Gilberto Gil. A releitura
foi feita nos anos 1980 pela Sexo Explícito, banda da qual John Ulhoa fazia
parte juntamente com Rubinho Troll, o responsável pela reinterpretação e
alteração da letra da música de Gil. Em 1998, o Pato Fu a regravou e pediu
autorização para lançamento a Gilberto Gil, que liberou a leitura nonsense. O Pato Fu fez uma pequena
alteração ao incluir na letra o nome de Kurt Cobain entre os astros mortos
presentes na letra da música.
As faixas seguintes são “Antes Que Seja Tarde”(uma das
primeiras faixas de trabalho do álbum), “Nunca Diga”(cover da banda gaúcha
Graforreia Xilarmônica) e “Eu Sei”, uma versão pop do sucesso da Legião Urbana.
A banda sempre relutou em gravar alguma coisa da Legião, mas esta foi uma forma
de agradecimento a Renato Russo (1960-1996) que foi uma espécie de “garoto-propaganda”
do Pato Fu, que em várias oportunidades apareceu vestindo uma camisa com o nome
da banda ou falando dela nas suas entrevistas. “Licitação” é um recado direto
aos políticos e às suas obras inacabadas e verbas embolsadas por eles. Em
“Vivo No Morro”, o Pato Fu mistura rock com jazz das antigas big bands, seguida da boa “Um Dia, Um
Ladrão”.
Renato Russo: "garoto-propaganda" do Pato fu |
“Canção Pra Você Viver Mais” é dedicada ao pai de Fernanda
Takai que havia falecido antes da gravação do álbum. Ela havia tentado compor
uma música em homenagem ao seu pai, mas as emoções da perda travaram a artista.
Seu marido e membro da banda, John Ulhoa, tomou a iniciativa e compôs a canção.
Com uma grande sensibilidade, John conseguiu traduzir o sentimento de Fernanda
Takai em relação ao seu falecido pai.
“Tempestade” é mais um cover presente no álbum, desta vez do
Maskavo Roots, e traz o riff de “Inbetween Days”, do The Cure. O rock “O Mundo
Não Mudou” remete aos bons tempos da new wave dos anos 1980. “Televisão De Cachorro”, faixa
que dá nome ao álbum, é um folk que descreve de maneira lúdica o poder
hipnótico da televisão. Única faixa em inglês no álbum, “Spaceballs”, The
Ballad” é um cover da banda mineira Yellowfante, e poderia muito bem encerrar
o álbum, se não fosse a chatinha e dispensável “Boa Noite” que fecha Televisão
De Cachorro.
“Canção Pra Você Viver Mais”, “Eu Sei”, “Antes Que Seja
Tarde” e “Nunca Diga” se tornaram os grandes hits de Televisão De Cachorro,
álbum
que se tornou um sucesso de público e crítica, conquistando disco de
ouro ao atingir a marca das 100 mil cópias vendidas. A popularidade da banda
mineira cresceu e a expectativa para um próximo álbum tão bom ou melhor do que Televisão
De Cachorro, também. O Pato Fu não decepcionou, veio com ótimo Isopor,
em 1999, que alcançou um êxito comercial ainda maior.
Faixas:
- "A Necrofilia da Arte" (Rubinho Troll - Gilberto Gil)
- "Antes que Seja Tarde" (Tarcisio Moura - John Ulhoa - Fernanda Takai)
- "Nunca Diga" (Frank Jorge)
- "Eu Sei" (Renato Russo)
- "Licitação" (John Ulhoa)
- "Vivo num Morro" (John Ulhoa)
- "Um Dia, Um Ladrão" (John Ulhoa)
- "Canção pra Você Viver Mais" (John Ulhoa)
- "Tempestade" (M. Vouraski – Marrara - Carlos Pinduca – Prata - Joana Lewis - Txotxa)
- "O Mundo Não Mudou" (John Ulhoa)
- "Televisão de Cachorro" (John Ulhoa)
- "Spaceballs, The Ballad" (Bob Faria – Bert - Zuim)
- "Boa Noite" (Ricardo Koctus)
Pato Fu:
Fernanda Takai (vocais, guitarra e violão), John Ulhoa (vocais, guitarra,
violão e programações eletrônicas), Ricardo Koctus (vocal e baixo) e Xande
Tamietti (bateria e percussões).
"Antes que Seja Tarde"
"Eu Sei"
"Canção pra Você Viver Mais"
"Spaceballs, The Ballad"
"Nunca Diga"
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