Diamond Life (Epic, 1984), Sade


Na primeira metade dos anos 1980, em paralelo ao pós-punk que dominava o cenário pop britânico, a Inglaterra via surgir uma geração de cantores e bandas que desenvolvia um tipo de música que se caracterizava pela sofisticação e pelo bom gosto melódico, sob influência do jazz, soul music, bossa-nova e até música latina, tudo envolvido numa bela e agradável embalagem pop.  Em pouco tempo, esses artistas despontaram e ganharam o mundo, dentre eles o Style Council, Everything But The Girl, Joe Jackson, Swing Out Sister, Level 42, Simply Red, Lisa Stansfield entre outros. Mas sem sombra de dúvidas, Sade foi um dos mais notáveis destaques dessa geração de artistas ingleses que conquistaram os ouvidos de uma parcela mais exigente do público consumidor de música pop.

Filha de mãe inglesa e de pai nigeriano, Sade Adu nasceu na Nigéria, em 1962, mas foi criada na Inglaterra. Estudou moda, chegando a atuar como estilista, mas acabou descobrindo a música ao ser vocalista de uma banda de R&B, Pride, em 1981. Por volta de 1983, Sade Adu forma com três remanescentes da Pride, o baixista Paul Spencer Denman, o saxofonista e guitarrista Stuart Matthewman e o tecladista Andrew Hale, uma nova banda e que é batizada com o nome da cantora: Sade. Eles assinam com a Epic Records, que já estava de olho em Sade Adu desde a época da Pride.

band3
 Stuart Matthewman, Sade Adu,  Andrew Hale e Paul Spencer Denman.
O primeiro single da banda, “Your Love Is King”, sai no começo de 1984, e agrada: chega ao 6º lugar da parada britânica de singles. Em maio do mesmo ano, sai o segundo single, "When Am I Going To Make A Living". Em julho de 1984, finalmente o álbum de estreia de Sade, Diamond Life, chega às lojas.

A elegância, a beleza mestiça e a voz de Sade Adu, chama a atenção do grande público e acaba se tornando a imagem da banda. Musicalmente, a banda reproduz em Diamond Life, o som pop refinado que já fazia nos tempos quando se chamava Pride e tocava nas casas noturnas de Londres. O amor e os relacionamentos proporcionados por ele são os temas centrais do álbum.

Sade Adu: sinônimo de charme e elegância
A primeira faixa de Diamond Life, "Smooth Operator", é da época do Pride, e foi o primeiro grande hit internacional de Sade. O saxofone elegante de Stuart Matthewman é quem abre a balada suave "Your Love Is King", que fora lançada como single antes do álbum sair. "Hang On To Your Love" é a faixa mais charmosa do álbum, dotada de uma linha de baixo marcante executada por Paul Denman. Esse mesmo baixo marcante está presente em "When Am I Going To Make A Living" (onde a percussão também se destaca) e no funk suave e sedutor “Cherry Pie”. "Why Can't We Live Together", uma regravação de um sucesso de Timmy Thomas, de 1972, ganha com Sade uma versão mais sensual e envolvente que a original.

O romantismo na dose certa e o refinamento pop das canções com um “verniz” jazzista, são as duas principais caraterísticas de Diamond Life. A elegância instrumental das faixas se deve não só ao saxofone de Stuart Matthewman e o baixo de Paul Denman, mas também aos músicos adicionais contratados para gravar o álbum, principalmente o baterista Paul Anthony Cook e o percussionista Martin Ditcham.

Diamond Life foi um grande sucesso comercial tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos. O álbum alcançou a marca de 6 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e gerou quatro singles. Embora “Your Love Is King” tenha sido 1º lugar em execução em rádios no Reino Unido, "Smooth Operator" foi quem teve uma projeção mundial maior, chegando ao 5º lugar na Billboard Hot 100, nos Estados Unidos e teve uma ótima execução em outros países, chegando a ser tema de novela da Rede Globo de Televisão aqui no Brasil (A Gata Comeu, 1985). Outra faixa de Diamond Life que virou hit mundial foi “Hang On To Your Love”, também tema de novela da Globo (primeira versão de Ti-ti-ti, 1985). Diamond Life foi contemplado com o prêmio Brit Award como “Melhor Álbum Britânico”, em 1985.

Faixas.

Lado A
  1. "Smooth Operator" (Sade Adu - Ray St. John)
  2. "Your Love Is King" (Adu - Stuart Matthewman)
  3. "Hang On To Your Love" (Adu - Matthewman)
  4. "Frankie's First Affair" (Adu - Matthewman)
  5. "When Am I Going To Make A Living" (Adu - Matthewman) 

Lado B 
  1. "Cherry Pie" (Adu – Matthewman - Andrew Hale - Paul S. Denman)
  2. "Sally" (Adu - Matthewman)
  3. "I Will Be Your Friend" (Adu - Matthewman)
  4. "Why Can't We Live Together" (Timmy Thomas) 


Sade: Sade Adu (vocais), Stuart Matthewman ( saxofone e guitarra), Paul Denman (baixo) e Andrew Hale (teclados). 


"Smooth Operator" 

"Your Love Is King" 

"Hang On To Your Love" 

"Frankie's First Affair" 

"When Am I Going To Make A Living" 

"Cherry Pie" 

"Sally" 

"I Will Be Your Friend"

"Why Can't We Live Together" 



Comentários