10 álbuns essenciais: Disco Music


No princípio, ela era era coisa de gueto, restrita às comunidades gays, negras e latinas dos Estados Unidos. Mas aos poucos, ela foi ganhando força e sendo descoberta por astros da música pop, virou alvo das grandes gravadoras e num piscar de olhos já havia conquistado o mundo. O filme "Os Embalos de Sábado A Noite" ("Saturday Nighy Fever", 1977), deu um grande "empurrão", foi o grande propagador da onda disco em todo o planeta, influenciando desde a moda à indústria fonográfica. É com a disco que se incia o culto ao DJ, é ela o marco zero de tudo que se produziu em termos música para as pistas. 

Aqui. em ordem cronológica,seguem dez de alguns dos mais importantes e influentes álbuns da disco music. Há quem possa discordar de alguns deles, mas não se pode negar a qualidade e a importância de alguns deles para um dos gêneros mais influentes da música pop em todos os tempos.


KC and the Sunshine Band (TK Records, 1975), KC and the Sunshine Band. A KC and the Sunshine Band era uma verdadeira usina de hits, e a "culpa" era da dupla Harry Wayne Casey (vocal) e de Richard Finch (guitarra) responsável por compor boa parte do repertório e dos grandes sucessos da banda que ajudaram a montar em 1973, na Flórida, Estados Unidos. O segundo e homônimo álbum traz três dos grandes hits da banda e que se tornaram clássicos da disco music como "That's The Way (I Like It)",”Get Down Tonight" e "Boogie Shoes".




Disco Inferno (Atlantic Records, 1976), The Trammps. Oriunda da Philadelphia Sound, tendência que revolucionou a black music nos anos 1970 e lançou as bases da disco music, a banda The Trammps tinha como destaque a voz esganiçada do finado Jimmy Ellis - contrastando com a voz de barítono de Robert Upchurch - e o baterista Earl Young, criador do estilo clássico de bateria da disco music ao dar ênfase ao chimbal. Quarto álbum dos Trammps, Disco Inferno é quente do início ao fim. “Body Contact Contract” e “Starvin'” não deixam a pista vazia. Mas é a faixa título a grande pepita do álbum: ganhou projeção mundial e incendiou as discotecas do mundo inteiro após entrar na trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado À Noite, em 1977.


From Here To Eternity (Casablanca Records, 1977), Giorgio Moroder. Quando o músico, arranjador e produtor italiano Giorgio Moroder uniu-se à estrela Donna Summer e produziram o megahit “I Fell Love”, em 1977, ajudaram a criar um seguimento mais eletrônico da disco music. Guitarra, baixo, bateria, metais, órgão, cordas e percussão davam lugar a camadas e mais camadas de sintetizadores. From Here To Eternity é totalmente calcado em sintetizadores, ecos e efeitos vocais robóticos, criando uma disco music futurista. A faixa título foi o grande hit do álbum, enquanto que Moroder se tornaria referência para o synthpop , house music e tudo que se produziria de pop eletrônico posteriormente.


Saturday Night Fever (RSO, 1977), vários. O filme e a trilha sonora de Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado À Noite, Brasil) são um marco da cultura pop. A disco music vinha numa crescente desde 1974, mas foi a partir de 1977, com a estreia de Saturday Night Fever nos cinemas que a onda disco foi disseminada em todo o planeta e tornou-se lucrativa para as gravadoras que apostaram em peso na disco music. Na linha de frente, os Bee Gees com seis faixas dentre as quais, os mega-hits "Stayin' Alive”, "Night Fever" e "You Should Be Dancing". Outras faixas com outros artistas também viraram hits como "If I Can't Have You" (Yvonne Elliman) e o arrasa-quarteirão "Disco Inferno" (The Trammps). Saturday Night Fever vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo e ainda papou 1 Grammy como “Álbum do Ano”. 



C'est Chic (Atlantic Records, 1978), Chic. Refinamento, bom gosto e sofisticação são qualidades que vêm logo à mente quando se fala na banda Chic, um dos maiores ícones da disco music. O som bem arredondado e polido se deve à dupla Nile Rodgers e Bernard Edwards, guitarrista e baixistas respectivamente, compositores e produtores dos álbuns da banda. C’est Chic é pop com “Happy Man”, sofisticado com "Savoir Faire”, romântico com "At Last I Am Free", e claro, disco com "I Want Your Love" e o mega-hit "Le Freak".





Thank God It's Friday (Casablanca Recors, 1978), vários. O sucesso mundial do filme e da trilha sonora de Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado À Noite, no Brasil) em 1977, fez a indústria cinematográfica de Hollywood produzir dezenas de filmes com o tema das discotecas para faturar ainda mais com a onda disco. Dentre os filmes que seguiram o rastro de Saturday Night Fever está o filme Thank God It's Friday (Até Que Enfim É Sexta-Feira, no Brasil), de 1978, estrelado pela “Rainha da Disco Music” Donna Summer. O filme não teve o mesmo sucesso impactante como o de Saturday Night Fever, apesar da boa bilheteria. No entanto, sua trilha sonora, um álbum duplo (mais um terceiro disco, um maxi-single de 12 polegadas de “brinde”), é primorosa e uma garantia de pista cheia com a faixas como “Thank God It's Friday” (Love & Kisses), “After Dark” (Pattie Brooks), “Too Hot Ta Trot”(Commodores) e “Lovin', Livin' And Givin'”(Diana Ross). Donna Summer gravou três músicas exclusivamente para a trilha do filme, "With Your Love", o cover de "Je T'aime... Moi Non Plus" e “Last Dance”. Esta última virou um clássico da disco music e deu ao filme o Oscar e um Globo de Ouro de melhor canção.



Bad Girls (Casablanca Records, 1979), Donna Summer.  Em 1979, a disco music ainda tinha fôlego e Donna Summer era a sua grande “rainha”, vivia o auge da carreira. Contudo, a música pop começava a vivenciar uma nova realidade com a explosão do punk rock e a ascensão da new wave. E Donna Summer não estava a alheia aos ventos da mudança que “ameaçavam” o reinado pop das discotecas. Para tanto, no álbum duplo Bad Girls, Summer diversifica-se musicalmente ao trazer baladas românticas e faixas dançantes, dando ênfase às guitarras e sintetizadores. Flerta com o rock ("Hot Stuff ") e com o pop eletrônico (“Our Love” e “Lucky”), mas reserva espaço para a disco music tradicional ("Journey To The Center Of Your Heart" e "Walk Away"). Bad Girls vendeu mais de 1 milhão de cópias na época de seu lançamento, e foi o último álbum de Summer pela Casablanca Records.


I Am (CBS, 1979), Earth, Wind & Fire. A banda Earth, Wind & Fire se consagrou com o seu som dançante e muito bem produzido, com harmonizações vocais fantásticas e arranjos incríveis, calcado numa mistura de soul, R&B, funk e jazz. No entanto, a banda também fez um passeio pela disco music. A coletânea The Best Of Earth, Wind & Fire, Vol.1 (1978), além de trazer os grandes hits da banda, trouxe três faixas inéditas, uma delas uma disco music, “September”, que virou um grande hit. No multiplatinado álbum, I Am, a Earth, Wind & Fire repetiu a dose e emplacou "Boogie Wonderland" que virou um clássico da disco music. Mas isso não impediu que os funks e R&B’s “azeitados” do álbum como "In The Stone", "Can't Let Go" e "Let Your Feelings Show" incendiassem as pistas das discotecas.



Off The Wall (Epic, 1979) Michael Jackson. Quinto álbum solo de Michael e o primeiro da sua parceria com o produtor Quincy Jones, Off The Wall foi um grande sucesso e garantiu ao “Rei do Pop” a sua tão sonhada liberdade criativa que ele tanto perseguia desde os tempos da Motown. Com mais de 7 milhões de cópias vendidas, Off The Wall rendeu um Grammy a Michael. Recheado de faixas dançantes como o petardo "Don't Stop 'Til You Get Enough", "Rock With You", "Workin' Day And Night", "Off The Wall" e "Get On The Floor, Off The Wall ainda é capaz de incendiar as pistas mesmo passados quase quarenta anos de seu lançamento.




The Glow Of Love (Atlantic Records, 1980), Change. Um desavisado ao ouvir este álbum vai pensar que se trata da banda Chic, mas não é. Nem se quer é americana. Change foi um projeto criado pela dupla de produtores italianos Jacques Fred Petrus e Mauro Malavasi no final dos anos 1970, na Itália. Cercada de músicos contratados, a dupla produziu toda a base instrumental do álbum na Itália, e os vocais foram acrescentados nos Estados Unidos através de cantores norte-americanos como Jocelyn Brown e Luther Vandross, ambos com trabalhos como backing vocals em discos de vários artistas. Vandross se tornaria mais tarde um astro da soul music entre os anos 1980 e 1990. The Glow Of Love surpreendeu assombrosamente a crítica pela alta qualidade e semelhança com o som do Chic. O álbum traz hits como "A Lover's Holiday","The Glow Of Love" e "Searching", e dá até espaço para o eletrodisco em“The End”, que remete a Giorgio Moroder. 

Comentários