“Pet Sounds” (Capitol,1966), The Beach Boys


Com Pet Sounds, os Beach Boys davam adeus à fórmula batida das canções praieiras juvenis, chegavam à vida adulta musical e davam a sua contribuição para elevar o rock ao status de arte. O disco é o resultado da unificação das belas harmonizações vocais que já eram a marca dos Beach Boys com arranjos orquestrais impecáveis, letras mais maduras e inspiradas, e uma produção caprichadíssima.

A ideia para a produção de Pet Sounds veio depois que Brian Wilson, o integrante mais talentoso dos Beach Boys, ouviu Rubber Soul, dos Beatles, no final de 1965 que mostrava os “Fab Four” mais criativos e ousados. Aquilo serviu de estimulo para que Brian fizesse de Pet Sounds algo superior a Rubber Soul.

Se nos Beatles, naquele momento de inovação em cada disco, os membros tinham uma participação coletiva, integrada, nos Beach Boys, a concepção de Pet Sounds foi praticamente solitária. Brian se viu sozinho. Os outros membros pareciam demonstrar não só pouco interesse na proposta do disco como até desdenhavam. Mike Love, outro beach boy, chegou a duvidar que alguém iria querer ouvir “esta porcaria”. A gravadora, a Capitol Records, ficou com um pé atrás com um álbum tão sofisticado, “difícil” e pouco comercial.

Brian Wilson e Mike Love durante as gravações de Pet Sounds.

Sem dar ouvidos à turma do contra, Brian Wilson deu um tempo nos shows, se enfurnou no estúdio, produziu sozinho o disco. Fez os arranjos de boa parte das canções, usou desde instrumentos convencionais como baixo, guitarra, bateria e teclados até coisas poucos comuns como o teremim, sons de bicicleta, de latas, latidos de cachorro e outras esquesitices sonoras. Os outros companheiros de banda só iam para o estúdio gravar e ir embora. Podia se dizer que Pet Sounds era um “disco solo” de Brian Wilson.

O resultado final foi que Pet Sounds superou tudo. O álbum foi bem recebido pelo público e pela crítica. Esta teceu elogios e considerou o maior álbum pop de todos os tempos até então.

Os Beach Boys na sessão de fotos para a capa do disco. Da esquerda para a direita: os irmãos Carl Wilson, Brian Wilson e Dennis Wilson; Mike Love (primo dos irmãos Wilson) 
Al Jardine (amigo dos irmãos Wilson e de Mike).

Pet Sounds estabeleceu uma “rivalidade” entre Brian Wilson e Paul McCartney. O beatle ficou impressionado com a qualidade de Pet Sounds a ponto de considerar o lindo pop barroco "God Only Knows" como a mais bela canção pop de todos os tempos. “Wouldn’t It Be Nice” é outra linda canção do álbum com uma harmonização vocal primorosa.

Três meses depois dos Beach Boys lançarem Pet Sounds, os Beatles lançaram o ousado Revolver, mais inovador que Rubber Soul e que inseriu o quarteto de vez na psicodelia. Enquanto isso, Brian já pensava no álbum seguinte dos Beach Boys, Smile, mais ousado e com uma orientação psicodélica. Buscava superar Pet Sounds a todo custo, e claro, superar os Beatles mais uma vez. Em outubro de 1966, os Beach Boys lançaram o compacto (single) de “Good Vibrations”, que já era fruto do trabalho de Brian Wilson na produção do álbum Smile,  previsto pela gravadora Capitol para ser lançado em meados do ano seguinte. 

Smile, álbum gravado em 1967, mas só
lançado 34 anos depois. 
Porém, em junho de 1967, enquanto Brian se esmerava ao máximo na produção de Smile, os Beatles lançavam o revolucionário  Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band que supera em inovações Revolver, lançado dez meses antes pelo quarteto de Liverpool. O fato desespera Brian Wilson que ainda estava na concepção de Smile, sucessor de Pet Sounds. O processo de produção de Smile desgasta Brian que sofre uma crise nervosa, e o projeto do disco acaba sendo cancelado pela gravadora. Brian havia “perdido” a parada para McCartney. Parte do material gravado para Smile como o compacto “Good Vibrations”, acabou entrando no álbum Smiley, Smile, lançado em setembro de 1967. Smile só seria lançado como deveria em 2011.


O mais irônico dessa história, é que segundo Paul McCartney e o produtor George Martin, Sgt. Peppers... teve como principal inspiração Pet Sounds, um dos mais importantes álbuns da história do rock.

Faixas:

Lado A
  1. "Wouldn´t It Be Nice" (Brian Wilson - Tony Asher - Mike Love)
  2. "You Still Believe In Me"
  3. "That´s Not Me"
  4. "Don´t Talk (Put Your Head On My Shoulder)"
  5. "Let´s Go Away For Awhile"
  6. "Sloop John Be" 
Lado B 
  1. "God Only Knows"
  2. "I Know There´s An Answer" (Brian Wilson - Terry Sachen – Mike Love)
  3. "Here Today"
  4. "I Just Wasn´t Made For These Times"
  5. "Pet Sounds"
  6. "Caroline No"

Todas as faixas foram compostas por Brian Wilson e Tony Asher, exceto  as indicadas.

Confira Pet Sounds na íntegra, incluindo a 
faixa bônus "Hang On To Your Ego", 
que é na verdade uma versão de 
"I Know There´s An Answer", mas
com letra diferente. 



Comentários