“Transpiração Contínua Prolongada” (Virgin, 1997), Charlie Brown Jr.
O skate rock já estava presente no Brasil desde a década de
1980 e encontrou abrigo entre as bandas punks da época como a paulista
Grinders e Lobotomia. Porém, nenhuma delas alcançou um nível de popularidade
tão elevado quanto a Charlie Brown Jr. Através da banda santista, a cultura do
skate rock saiu do underground e ganhou as massas, conquistou uma visibilidade
que nunca havia tido. E isso se deve muito a Chorão (1970-2013), skatista,
vocalista, fundador e criador do conceito do Charlie Brown Jr.
Antes de sonhar em ser um astro do rock, Chorão atuava como
skatista a partir dos 15 anos de idade. Participou de torneios nacionais, mas
nada que pudesse ganhar a vida como skatista. A barra pesou lá pelos 20 anos de
idade quando sua namorada engravidou. Teve que trabalhar duro pra sustentar mulher
e filho. Chegou até a trabalhar como corretor de imóveis, experiência aliás,
desastrosa. Mas a convivência conjugal foi de mal a pior e não durou muito,
logo se separaram.
A entrada de Chorão no mundo da música foi por acaso, aos 21
anos. Num bar, em Santos/SP, onde uma banda de rock se apresentava, o vocalista
precisou ir ao banheiro com urgência, e Chorão, presente no local como cliente,
foi na “cara de pau”, tomou o microfone para cantar com a tal banda. Depois de
algumas músicas berradas, foi convidado por um integrante da banda What’s Up
para ser o vocalista, e sem titubear, topou. Chorão ficou por algum tempo na
What’s Up, mas deixou o grupo para criar a sua própria banda, mais apropriada
ao seu universo, o do skate. Sua principal referência era a Suicidal
Tendencies, uma das mais importantes bandas de skate rock.
Com o baixista Champignon (também egresso da What’s Up), os
guitarristas Marcão e Thiago Castanho, e o baterista Renato Pelado, Chorão
montou o Charlie Brown Jr. em 1992, em Santos. Com exceção de Chorão, nenhum
dos outros membros da banda era skatista. O vocalista teve uma grande
habilidade para expor aos outros membros o conceito que tinha para a banda e
convencê-los a seguir a sua proposta estético-musical. A banda logo frequentou
o circuito alternativo de Santos e de São Paulo, participando de festivais de
rock e de eventos ligados ao skate.
A banda californiana Sucidal Tendencies, uma das princiipais inspirações para Chorão montar o Charlie Brown Jr. |
Por volta de 1996, uma fita demo foi parar nas mãos do
produtor Rick Bonadio, o mesmo que havia produzido o primeiro e único álbum dos
Mamonas Assassinas. Bonadio, então produtor da Virgin Records, logo mandou
contratar o quinteto santista. Lançado em junho de 1997, Transpiração Contínua Prolongada foi
uma estreia em grande estilo do Charlie Brown Jr. Diria mais, uma estreia em
boa dose de estilos. O álbum traz misturas de estilos como ska, rap, funk rock,
reggae e punk rock. Percebe-se uma “atmosfera” Red Hot Chili Peppers no disco,
principalmente nas faixas mais orientadas para uma levada funk.
Transpiração Contínua Prolongada impressiona pela
qualidade dos músicos e pelo som bem “calibrado” que executaram. O baixista
Champignon (1978-2013), então com apenas 19 anos, parecia tocar como um
veterano, enquanto que o baterista Renato Pelado, o mais velho e mais
experiente, dava a segurança na “cozinha” da banda. O fato de Marcão e Thiago
já terem tido experiência com metal e o punk, ajudam a entender o peso e os
riffs certeiros das guitarras no som da banda. Com um time de músicos tão
competentes segurando a reta guarda, Chorão podia brilhar lá na frente e soltar
os seus bichos.
O disco começa com a estranha vinheta “Tributo Ao Frango da Malásia”. Depois o “coro come” com “O Coro Vai Comê”, um ska rock com um baixo
pulsante e guitarras nervosas e distorcidas; foi o primeiro hit do Charlie
Brown Jr. e foi uma espécie de “cartão de visitas” da banda santista mostrando
a que veio. O rock “Tudo Que Ela Gosta de Escutar” seria uma canção
autobiográfica de Chorão, sobre um cara pobre que namora uma garota cheia da
grana, enquanto que em “Sheik”, Chorão canta que está cheio de mulheres, grana
e uma limusine. Entre mais duas vinhetas “Hei! Arreia” e “Molengol’s Groove”,
está “Gimme O Anel” que apesar do cunho machista, foi um dos hits do álbum.
Charlie Brown Jr. com a formação original, da esquerda para a direita: Thiago Castanho, Marcão, Chorão, Renato Pelado e Champignon. |
Amizade e companheirismo são valores destacados em “Aquela Paz”. Na sequência, mais duas faixas que se tornaram hits: o reggae rock “Quinta-Feira” e o ska rock “Proibida Pra Mim (Grazon)”, esta última composta por Chorão em homenagem à sua então namorada Graziela Gonçalves. A música foi regravada por Zeca Baleiro em 2000, só que numa versão mais romântica e calma, e se tornou um dos maiores sucessos da carreira do cantor maranhense. O rap rock “Lombra” é um recado para a molecada que pensa em se dar bem entrando na marginalidade, enquanto que “Corra Vagabundo” é o jogo de gato e rato entre polícia e ladrão.
A atmosfera “redhotchilipepperiana” dá o tom na reta final
do álbum numa ótima sequência de funk rocks. “Falar, Falar” aborda a hipocrisia
e o falso moralismo. “Festa” é uma mistura de funk, rock e rap regada a guitarras
pesadas e cheias de efeitos de pedais wah - wah. Charlie Brown Jr. e a banda
Lagoa 66 se juntam e mandam ver na paulada “Escalas Tropicais”. Guitarras
pesadas e scratchies se dividem em “Charlie Brown Jr. (Deixa Estar Que Eu Sigo
Em Frente)” faixa que fecha o álbum com louvor.
Transpiração Contínua Prolongada foi bem recebido pela crítica.
Rapidamente a banda caiu nas graças do público que foi conquistado pelo som com
linguagem das ruas da banda e pelo carisma do vocalista “casa-grossa” Chorão.
“O Coro Vai Comê”, “Proibida Pra Mim (Grazon)”, “Quinta-Feira” e “Gimme O Anel”
tocaram no rádio e na TV. Charlie Brown Jr. virou figurinha carimbada na
programação da MTV. O álbum chegou à casa de 500 mil cópias vendidas, nada mal
para um álbum de estreia. Com ele, Chorão e sua turma foram contemplados em
1998 com o prêmio VMB da MTV Brasil na categoria “Melhor Clipe de Banda/Artista
Revelação” com o vídeo clipe de “Proibida Pra Mim (Grazon)”.
Faixas:
"Tributo
ao Frango da Malásia” (vinheta introdutória)
"O Coro
Vai Comê!"
"Tudo
que Ela Gosta de Escutar"
"Sheik"
"Hei!
Arreia... (vinheta)"
"Gimme
o anel"
"Molengol´s
Groove” (vinheta)
"Aquela
Paz"
"Quinta-Feira"
"Proibida
pra Mim (Grazon)"
"Lombra"
"Corra
Vagabundo"
"Falar,
falar..."
"Festa"
"Escalas
Tropicais"
"Charlie
Brown Jr. (Deixa Estar Que Eu Sigo Em Frente)"
Participações especiais: Lagoa 66 em "Escalas
Tropicais", P.M.C. em "Lombra" e DJ Deco Murphy com scratches em
"Lombra" e "Charlie Brown Jr."
"Tributo ao Frango da Malásia”
(vinheta introdutória)
"O Coro Vai Comê!"
"Tudo que Ela Gosta de Escutar"
"Sheik"
"Hei! Arreia... (vinheta)"
"Gimme O Anel"
"Molengol´s Groove” (vinheta)
"Aquela Paz"
"Quinta-Feira"
Proibida pra Mim (Grazon)"
(videoclipe original)
"Lombra"
"Corra Vagabundo"
"Falar, Falar..."
"Festa"
"Escalas Tropicais"
"Charlie Brown Jr. (Deixa Estar Que
Eu Sigo Em Frente)"
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