“Rumours”(Warner, 1977), Fleetwood Mac


Até chegar à consagração com o multiplatinado álbum Rumours, o Fleetwood Mac passou por uma verdadeira montanha russa de emoções. Pra começar, no seu início de carreira, o Fleetwood Mac era completamente diferente do que se tornou quando conquistou a fama mundial com Rumours, seja no estilo musical ou na formação do grupo. Surgiu como uma banda de blues em Londres, em 1967, e tinha no guitarrista e vocalista Peter Green a principal figura, além do também guitarrista Jeremy Spencer, do baixista John McVie e do baterista Mick Fleetwood. Apesar de não ter fama e vender poucos discos nos primeiros anos, o Fleetwood Mac era bem quisto no circuito londrino de blues e tinha uma modesta e fiel legião de fãs. Porém, o consumo desenfreado de LSD e os problemas com esquizofrenia fazem Peter Green deixara a banda em 1969. Nessa época, entra a tecladista Christine Perfect que havia se casado com John McVie e passou a se chamar Christine McVie. 

Fleetwood Mac em 1969. De pé, esquerda para direita: John McVie,
Peter Green e Jeremy Spencer. Sentados: Danny Kirman e Mick Fleetwood.
Entre 1971 e 1974, o Fleetwood Mac passa por algumas trocas de guitarristas, começa a se afastar do blues seguindo em direção ao folk e pop rock, lança discos, mas sem grande repercussão. Por outro lado, passou por problemas judiciais com o ex-empresário da banda, Clifford Davis que julgava-se dono da marca Fleetwood Mac. O espertalhão chegou a agenciar shows de uma outra banda usando o nome Fleetwood Mac. Para recuperar o nome, John McVie travou uma batalha judicial com Davis e saiu vitorioso.

Por volta de1975, o então guitarrista do grupo, Bob Welch convence a toda a banda a trocar Londres por Los Angeles numa tentativa de dar uma guinada na carreira. Logo após a mudança, Welch deixa o Fleetwood Mac, e em seu lugar entra o guitarrista norte-americano Lindsay Buckingham, que aceitou o convite sob a condição do grupo aceitar também a entrada de sua namorada, a cantora Stevie Nicks. O casal já tinha um trabalho musical atuando como a dupla Buckingham Nicks. Contando com Nicks, Buckingham, Christine McVie, John McVie e Mick Fleetwood, a banda contava com a formação clássica que a consagraria.

Stevie Nicks e Linsey Buckingham em 1973, quando atuavam como o duo
Buckingham Nicks, dois anos antes de entrarem para o Fleetwood Mac.
A entrada do casal Nicks e Buckingham, refletiu em cheio na sonoridade da banda, que ficou mais “solar”, com uma cara mais californiana, mais “palatável” e melódico, voltado para o folk rock e o pop, consolidando o processo de mudança musical que já havia começado desde a saída de Peter Green. E essa consolidação teve como peça-chave Lindsey Buckingham, que junto com Christine Mcvie, passaram a ser responsável pelos arranjos das canções da banda. E o resultado disso rendeu o primeiro grande fruto, o álbum Fleetwood Mac, lançado em meados de 1975. Foi o primeiro álbum da banda a contar com o casal Nicks-Buckingham e o primeiro álbum de grande sucesso comercial do Fleetwood Mac, trazendo o hit “Rhiannon”, na voz de Stevie Nicks, e batendo a casa dos 5 milhões cópias vendidas e alcançando o 1º lugar nos Estados Unidos. O êxito comercial do álbum acabou servindo de expectativa para o próximo disco.

Mas, se dependesse do clima tenso que havia se instalado dentro da banda, as expectativas para que o próximo álbum fosse um grande sucesso eram mínimas. O Fleetwood Mac havia mergulhado numa turbulência, onde a crise conjugal dos casais da banda ameaçava o futuro da banda. Mick Fleetwood havia recém-descoberto que a sua esposa o traía com um ex-membro do grupo. O casal Christine e John McVie se divorciou após um casamento de pouco mais de sete anos. O namoro entre Lindsey Buckingham e Stevie Nicks sucumbiu em meio a tantas brigas.

Fleetwood Mac(1975): Primeiro álbum do Mac com
Lindsey Buckigham e Stevie Nicks. 

Apesar das turbulências afetivas, os membros da banda deixaram as questões pessoais de lado, e deram prosseguimento à produção do novo álbum que tinha como título provisório Yesterday’s Gone. Mudaram-se temporariamente para Sausalito, na Califórnia, e lá alugaram um estúdio para a produção do novo trabalho, sendo assessorados pelos engenheiros de som Ken Caillat e Richard  Dashut. Lindsey Buckibgham assumiu a direção musical, mas dividiu o processo de criação dos arranjos das músicas com Christine McVie. Para tornar suportável a convivência na banda durante produção do disco, cada casal estabeleceu entre si que só tratariam um ao outro apenas sobre assuntos profissionais. No entanto, as crises conjugais pelas quais passavam os integrantes da banda acabaram refletindo nas letras das canções do novo álbum. Serviram como uma válvula de escape, mas sem descambar para o melodrama ou ao dramalhão. As letras refletiam de fato as tensões conjugais e emocionais dos casais da banda, mas tudo com muita leveza. 

Além de muito trabalho, as sessões de produção do novo álbum foram cercadas também de muita farra. Há quem diga que houve festas regadas a muito álcool e drogas. Enquanto isso, a imprensa tentava matar a saciar a curiosidade dos fãs à espera do novo disco do Fleetwood Mac através de fofocas e notícias falsas como a de que Christine McVie estaria doente ou de um possível retorno da primeira formação da banda. Por causa dessas fofocas, Mick Fleetwood sugeriu que o novo disco fosse batizado de Rumours (“rumores”, em português).

Finalmente, no comecinho de fevereiro de 1977, Rumours, chegava às lojas. O primeiro single do álbum foi o de "Go Your Own Way", lançado um mês antes do álbum. Seguiram-se mais três singles, “Don’t Stop”, “Dreams” e “You Make Loving Fun”. Rapidamente Rumours chegou ao 1º lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido. No final de fevereiro, o Fleetwood Mac começou a turnê promocional de Rumours pelos Estados Unidos durante sete meses, emendando com a turnê europeia.

Fleetwood Mac com a formação consagrada com Rumours. Da esquerda
para a direita: Lindsey Buckingham, Christine McVie,
Mick Fleetwood (atrás), Stevie Nicks e John McVie.
O folk rock galopante “Second Hand News” abre o disco e reflete sobre o fim do relacionamento de Lindsey Buckingham com Stevie Nicks, na voz de Buckigham. Em “Dreams”, o maior hit do álbum, é a vez de Nicks dar o seu ponto de vista sobre o fim do seu relacionamento com Buckingham.  "Never Going Back Again", uma folk music com voz e violão, Buckingham fala em dar a volta por cima.  No rock “Don’t Stop”, Buckigham e Christine McVie dividem os vocais e cantam que o mais importante é olhar para o futuro e esquecer o passado. “Go Your Own Way" é mais uma faixa em que Buckingham canta o fim do seu namoro com com Nicks e brinda o ouvinte com uma camada fantástica de solos de guitarras. A calmaria se estabelece no final do lado A com “Songbird”, à base do piano e voz de Christine, acompanhada pelo violão de Buckingham.

Contra-capa de Rumours
“The Chain” é a faixa que abre o lado B, e a única de autoria de todos os membros da banda.  Christine exala felicidade e satisfação no pop rock “You Make Loving Fun", canção que Christine teria feito para o novo namorado após divorciar-se de John McVie.  Na alegre "I Don't Want To Know", Nicks e Buckingham cantam juntos, é uma música antiga composta por Nicks na época em que os dois atuavam como uma dupla antes de entrarem no Fleetwood Mac.  "Oh Daddy" é uma canção que Christine fez em homenagem a Mick Fleetwood. Encerrando Rumours, "Gold Dust Woman" é uma balada folk que teria sido composta por Nicks quando estava viciada em cocaína.
Todo o clima de tensão que envolveu o processo de gravação parece que acabou gerando um trabalho campeão em vendas de discos, um sucesso de público e crítica. Poucos meses depois de lançado, Rumours havia alcançou à marca de 1 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos e 300 mil no Reino Unido. Em um ano, o álbum chegou a 10 milhões de cópias vendidas. As vendas foram alavancadas graças aos hits “Don’t Stop”, “Go Your Own Way", “You Make Loving Fun" e “Dreams”. Nos Estados Unidos, “Dreams” foi single nº 1 e 24º lugar no Reino Unido. Rumours foi contemplado com um prêmio Grammy de “Álbum do Ano”. Ao longo de 40 anos, Rumours figura na lista dos 10 álbuns mais vendidos da história da indústria fonográfica mundial. Estima-se que já tenha chegado em quatro décadas à marca de 28 milhões cópias vendidas.

A proeza de Rumours não está apenas nas vendas, mas também no fato frequentar as listas de melhores álbuns de todos tempos, nas enquetes feitas pela crítica musical internacional. Na lista dos “500 Maiores Álbuns de Todos Os Tempos” da revista “Rolling Stone”, Rumours foi classificado em 25º lugar. E pensar que o disco foi gerado em pleno clima de tensão movido a brigas de casais e adultério.

Faixas

Lado A
  1. "Second Hand News" (Lindsey Buckingham)
  2. "Dreams"  (Stevie Nicks)
  3. "Never Going Back Again" (Lindsey Buckingham)
  4. "Don't Stop"  (Christine McVie)
  5. "Go Your Own Way"  (Lindsey Buckingham)
  6. "Songbird" (Christine McVie)

Lado B                 
  1. "The Chain"  (Buckingham - Mick Fleetwood - C. McVie - John McVie - S. Nicks)
  2. "You Make Loving Fun" (Christine McVie)
  3. "I Don't Want to Know" (Stevie Nicks)
  4. "Oh Daddy" (Christine McVie)
  5. "Gold Dust Woman" (Stevie Nicks)

Fleetwood Mac: Lindsey Buckingham (vocais, guitarra, banjo, dobro), Stevie Nicks ( vocais), Christine McVie ( vocais, sintetizador, piano, órgão, clavinete), John McVie (baixo) e Mick Fleetwood (bateria, percussão e cravo).



"Second Hand News" 


"Dreams"


"Never Going Back Again"


"Don't Stop" 


"Go Your Own Way" 


"Songbird" 


"The Chain"  


"You Make Loving Fun" 


"I Don't Want to Know" 


"Oh Daddy" 


"Gold Dust Woman" 

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