"Help!"(Parlophone,1965),The Beatles


Em 6 de agosto de 1965, Help!, o quinto álbum de carreira dos Beatles, chegava às lojas. O disco trazia no seu lado A, sete canções que fizeram parte da trilha sonora do filme homônimo, rodado no começo de 1965 com cenas filmadas nas Bahamas e nos Alpes suíços. Help, o filme, era o segundo dos “fab four” (o primeiro foi A Hard Day’s Night, de 1964) dirigido por Richard Lester (diretor do primeiro) e foi muito inspirado nos filmes de 007. O filme Help serviria de inspiração para o nosso Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1967), filme dirigido por Roberto Farias e estrelado por Roberto Carlos.

Considero Help! um álbum de transição dos Beatles. Ele encerra a fase “iê-iê-iê” dos Beatles e dá início ao processo de transformação criativa deles. As faixas “Help!” e "You've Got to Hide Your Love Away" compostas por John Lennon, mostram já os primeiros sinais de maturidade nas letras dos Beatles e se nota forte influência de Bob Dylan, buscando um enfoque mais existencialista. Acredito que elas foram o resultado do encontro dos Beatles e de Bob Dylan num bate-papo e troca de ideias que iriam mudar os rumos do rock.

Paul, George e Ringo numa das cenas do filme "Help!"
O disco ainda traz outros hits como "Ticket to Ride", "The Night Before" e a linda "I Need You"(de George Harrison). Mas o grande sucesso do álbum foi mesmo “Yesterday”, composta por Paul McCartney, faixa do lado B e que estava fora da trilha sonora do filme. É a canção mais executada e regravada de todos os tempos. “Yesterday” é uma obra-prima e nela, os Beatles ousam ao gravar com violão e um quarteto de cordas, algo completamente fora dos padrões de um banda de rock da época. Ela é tão identificada com a voz de Paul que é quase que como um trabalho solo. Paul se superaria ao compor e cantar outra joia, “Eleanor Rigby”, uma espécie de “irmã” de “Yesterday”, só que com um arranjo de cordas e produção mais complexos. “Eleanor Rigby” entrou no álbum Revolver (1966).

Uma semana depois do lançamento de Help!, os Beatles iniciavam uma nova turnê pelos Estados Unidos, começando por Nova York, onde tocaram na inauguração do estádio de beisebol, o Shea Stadium, que estava lotado e ensurdecedor. Pra variar, os Beatles provocariam mais uma inovação na história da música popular: eram os primeiros artistas da música a tocar num estádio. Iniciavam ali, o começo dos grandes concertos de música pop para megaplateias.

Todas as músicas foram compostas por Lennon - McCartney, exceto as indicadas.

Faixas:

Lado A
  1. "Help!"               
  2. "The Night Before" 
  3. "You've Got to Hide Your Love Away" 
  4. "I Need You" (George Harrison)
  5. "Another Girl" 
  6. "You're Going To Lose That Girl" 
  7. "Ticket To Ride"          

  
Lado B               
  1. "Act Naturally" (Johnny Russell - Voni Morrison)             
  2. "It's Only Love"               
  3. "You Like Me Too Much" (George Harrison)
  4. "Tell Me What You See"             
  5. "I've Just Seen A Face"                
  6. "Yesterday"      
  7. "Dizzy Miss Lizzy"  


"Help"


"Yesterday"


"Ticket To Ride" (ao vivo, no Shea Stadium, 
setembro de 1965) 



Comentários