"Highway 61 Revisited" (1965), Bob Dylan

Lançado em agosto de 1965, Highway 61 Revisited  é talvez o mais marcante álbum da carreira de Bob Dylan. Marcante não só para a carreira de Dylan, mas também para a folk music e para o rock. Nesse disco, Dylan dava continuidade ao processo de eletrificação da sua música que ele começara com o também marcante álbum Bringing It All Back Home, lançado cinco meses antes no mesmo ano de 1965 e que já havia chocado os mais conservadores amantes da folk music por causa da presença da guitarra elétrica. Era só o começo da revolução e do confronto.

Bob Dylan
Se em Bringing It All Back Home, apenas o lado A era elétrico, em Highway 61 Revisited  tudo é elétrico, cheio de guitarras e órgão elétrico (pilotado pelo tecladista Al Cooper), excetuando a última faixa do lado B, "Desolation Row", que com seus pouco mais de onze minutos, é a única faixa acústica do disco. E por causa disso, o álbum é um divisor de águas na carreira de Dylan, e marca definitivamente a sua aproximação com o rock e com um público mais amplo que podia apreciar o seu texto forte e contestador. Sacramenta o seu rompimento com os puristas do folk que o tinham como o grande porta-voz. Dylan pouco se importava, estava disposto a pagar um preço por isso para ver o seu trabalho ganhar voos mais altos.

Highway 61 Revisited  passeia pelo folk rock, rock e pelo blues. Tem obras primas como "Like A Rolling Stone", uma das mais importantes canções da música popular do século XX, que pela primeira vez quebra o tabu ao figurar no TOP 10 do hit parade sendo um canção com mais de 6 minutos, quando o habitual eram canções curtas de no máximo 3 minutos. Destaque para "Tombstone Blues", "It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry", a faixa-título do disco, a bela "Just Like Tom Thumb's Blues" e "Desolation Row", a única acústica do álbum. 

Esse processo de aproximação de Dylan com o rock se consolida de vez com o álbum duplo Blonde On Blonde (1966), lançado após Highway 61 Revisited. Ou seja, porrada nos folkistas "xiitas" em dose dupla. Mas isso, é uma outra história.

Todas as canções foram escritas e compostas por Bob Dylan.

Faixas:
1."Like A Rolling Stone"
2."Tombstone Blues"
3."It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry"
4."From A Buick 6"
5."Ballad Of A Thin Man"
6."Queen Jane Approximately"
7."Highway 61 Revisited"
8."Just Like Tom Thumb's Blues"
9."Desolation Row"



"Like A Rolling Stone" (ao vivo)



"Just Like Tom Thumb's Blues"



"It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry"



Comentários