"Reggatta de Blanc" (A&M,1979), The Police

Por Sidney Falcão

 

Em 1978, o The Police estourou no cenário musical britânico com seu álbum de estreia, Outlandos d'Amour, impulsionado pelo sucesso do single "Roxanne" tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. Esta faixa, com sua mistura distinta de energia punk e influências de reggae, marcou a chegada de uma banda que estava preparada para redefinir o cenário musical. O som fresco e a energia bruta do álbum capturaram a atenção do público e da crítica, garantindo ao The Police um lugar no crescente movimento pós-punk e estabelecendo grandes expectativas para seu sucessor. 

O trio britânico, formado por Sting (vocais e baixo), Andy Summers (guitarra) e Stewart Copeland (bateria), adentrou o ano de 1979 impulsionado pelo sucesso de "Roxanne" nas paradas britânicas. O panorama musical britânico naquele ano mostrava-se vibrante e eclético, com a ferocidade inicial do punk dando lugar a atos mais experimentais e de mistura de gêneros do pós-punk. Assim como o The Police, bandas como The Clash e The Jam também faziam seus experimentos ao fundir punk e reggae, flertando com a new wave, tendência que emergia como uma força indomável. 

A expectativa pelo segundo álbum do The Police era palpável. Fãs e críticos se perguntavam se a banda poderia replicar o sucesso de Outlandos d'Amour e expandir seu som inovador. O trio enfrentou o desafio de não apenas atender, mas superar as expectativas estabelecidas em sua estreia. 

Sting, Summers e Copeland começaram a gravar material para o segundo álbum em fevereiro de 1979, no Surrey Sound, em Leatherhead, uma pequena cidade a 27 km de Londres. O álbum foi gravado em quatro semanas, espaçadas entre fevereiro e agosto de 1979, tendo na produção Nigel Gray (1947-2016), proprietário do Surrey Sound e que trabalhou na engenharia de som do primeiro álbum do Police.

The Police em 1979, da esquerda para a direita: Andy Summers,
Sting e Stewart Copeland.


Diferente da gravação de Outlandos d'Amour, onde havia um farto material, a quantidade de canções compostas para o segundo álbum era limitada. Para suprir essa escassez, o trio teve que resgatar canções antigas ou esquecidas, algumas delas da época em que Sting integrava a Last Exit, banda anterior ao The Police. 

Reggatta de Blanc, o tão esperado segundo álbum, foi lançado em 5 de outubro de 1979. O título, uma mistura divertida de francês e inglês, se traduz como "reggae de branco", refletindo a fusão inovadora de elementos de rock e reggae da banda. Composto por 11 faixas, o álbum mostra ao longo de cerca de 41 minutos uma mistura mais aprimorada de rock e reggae, incorporando também elementos de punk e new wave. 

Comparado a Outlandos d'Amour, Reggatta de Blanc apresenta um som mais refinado e maduro. Enquanto o álbum de estreia foi cru e energético, o segundo álbum beneficia de uma melhor qualidade de produção e de uma visão musical mais coesa. O crescimento da banda como músicos e compositores fica evidente ao longo do álbum. 

As letras de Reggatta de Blanc abordam temas que vão desde solidão e amor até reflexões existenciais. "Message In A Bottle" trata do isolamento e do desejo de conexão, enquanto "Bring On The Night" reflete sobre o medo da mortalidade e do desconhecido. O conteúdo lírico, muitas vezes introspectivo e pessoal, é complementado pelos arranjos musicais dinâmicos da banda, valorizando ainda mais o conteúdo das letras. 

Cena do videoclipe de "Message in the Bottle".

O álbum abre com a já citada "Message In A Bottle", faixa que rapidamente se tornou um marco no repertório do The Police. É uma introdução perfeita ao álbum, mostrando o talento da banda em misturar melodias cativantes com temas líricos profundos. A letra fala de um náufrago em uma ilha que envia uma mensagem numa garrafa pedindo ajuda. Um ano depois, ele descobre numa praia milhões de garrafas com pedidos de ajuda trazidas pela maré. O náufrago se dá conta de que, assim como ele, há muitos outros náufragos pelos mares. Seria a letra uma metáfora sobre a solidão nos grandes centros urbanos? 

A faixa seguinte, "Reggatta de Blanc", que dá nome ao álbum, é uma faixa instrumental hipnótica que ressalta as influências do reggae da banda. Esta música surgiu de improvisações ao vivo enquanto tocavam "Can't Stand Losing You", um dos grandes sucessos do primeiro álbum. "Reggatta de Blanc" destaca a capacidade dos membros do The Police em criar músicas atraentes sem depender de letras. 

"It's Alright for You" mostra o The Police de volta às suas raízes punks, porém com mais polimento pop. O reggae-rock "Bring on the Night" foi reciclado de uma antiga canção de Sting, "Carrie Prince (O Ye of Little Hope)", da época em que o vocalista integrava a Last Exit. A música mergulha em sentimentos de incerteza e na busca por significado. 

O lado 1 do álbum termina com "Deathwish". A música traz um tema sombrio em seus versos, abordando o comportamento imprudente do eu lírico em dirigir perigosamente durante uma viagem à noite, como se quisesse desafiar a morte. 

Detalhe da contracapa do álbum Regatta de Blanc.

O lado 2 do álbum começa com o reggae "Walking on the Moon", um dos maiores sucessos da carreira do The Police, com uma linha de baixo fenomenal. A letra retrata de maneira metafórica a sensação de leveza e euforia do eu lírico quando está ao lado da pessoa que ama, como se estivesse "andando na Lua". 

"On Any Other Day" mostra o lado new wave do The Police, cuja letra trata de maneira bem-humorada um dia desastroso de um indivíduo, marcado por uma série de infortúnios. "The Bed's Too Big Without You" é outra faixa presente no álbum e criada por Sting na época do Last Exit. A música é um reggae sobre solidão e fim de relacionamento, baseada num incidente com a primeira namorada de Sting, que, após o término, não conseguiu superar a dor e, num ato desesperado, pôs fim à própria vida. 

"Contact", um pop rock com "vernizes" new wave, traz uma sonoridade grave e tensa criada por sintetizador e trata dos contratempos e dificuldades do eu lírico em estabelecer contato. Em "Does Everyone Stare", o The Police faz uma incursão sutil na ópera e no jazz, com Andy Summers mostrando sua habilidade no piano e Stewart Copeland fazendo a segunda voz. 

O álbum termina com o ritmo frenético e nervoso de "No Time This Time", onde Sting canta de forma estridente sobre a falta de tempo e a pressa constante da vida moderna: "Não há tempo para as complexidades da conversa / Não há tempo para sorrir, não há tempo para conhecer / Não há tempo para as complexidades da explicação / Não há tempo para dividir, muito menos para mostrar / Se eu pudesse / Eu desaceleraria o mundo todo". 

Após seu lançamento, Reggatta de Blanc recebeu críticas positivas da imprensa musical. Os críticos elogiaram o álbum por seu som inovador e pela capacidade da banda de misturar diferentes gêneros de forma eficaz, e apontaram as faixas de destaque e notaram a consistência e coerência do álbum. Reggatta de Blanc foi visto como um avanço significativo para o The Police, mostrando seu crescimento e maturidade como artistas. 

Gravada pelo The Police para o álbum Reggatta de Blanc,
 "The Bed's Too Big Without You" foi composta por Sting quando
integrava a banda Last Exit ( ele é o primeiro à esquerda foto).

Reggatta de Blanc foi um sucesso comercial, alcançando os primeiros lugares das paradas de álbuns de vários países. O sucesso dos singles "Message In A Bottle" e "Walking On The Moon" ajudou a impulsionar as vendas do álbum, que acabou se tornando multi-platina. 

O segundo álbum do The Police chegou ao 1° lugar na parada de álbuns do Reino Unido, da Austrália e da Holanda. No Canadá, Reggatta de Blanc alcançou o 2° lugar na parada de álbuns, enquanto que na Nova Zelândia ficou em 3°. Na parada da Billboard 200, nos Estados Unidos, o álbum ficou em 25°. 

As vendas de Reggatta de Blanc foram excelentes. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, o álbum alcançou a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Na França foram 400 mil cópias vendidas e na então Alemanha Ocidental 250 mil cópias. 

Os singles de Reggatta de Blanc também tiveram um ótimo desempenho. No Reino Unido, o single "Message In A Bottle" alcançou o 1° lugar, foi 2° na parada de singles do Canadá e 5° na da Austrália. O single "Walking On The Moon" chegou ao topo das paradas de singles do Reino Unido e da Irlanda, enquanto que na França e na Austrália ficou em 9° lugar. 

The Police ao vivo no Danforth Music Hall, em Toronto, Canadá, em
novembro de 1979. A apresentação fez parte da turnê
do álbum Reggatta de Blanc.

Entre agosto de 1979 e abril de 1980, o The Police realizou uma longa turnê internacional para promover Reggatta de Blanc. A turnê passou pelos Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Reino Unido, Alemanha Ocidental, Holanda, França, Grécia, Itália, Espanha, Japão, Nova Zelândia, Austrália e até países que então raramente faziam parte da rota dos grandes astros da música internacional, como Egito, Índia e China. Isso comprova o imenso alcance de popularidade que Reggatta de Blanc proporcionou ao The Police. 

O legado de Reggatta de Blanc transcende seu sucesso inicial, marcando profundamente o desenvolvimento dos gêneros new wave e pós-punk. A fusão inovadora de rock e reggae estabelecida neste disco não só abriu novos caminhos para outros artistas, como também se destaca como um dos pontos altos na discografia do The Police. 

A mistura ousada de estilos presente no álbum influenciou uma geração de músicos e ajudou a moldar os movimentos musicais do início dos anos 1980. Canções icônicas como "Message In A Bottle" e "Walking On The Moon" não apenas se tornaram clássicos atemporais, mas também continuam a ser amplamente reproduzidas e reinterpretadas por novos artistas. 

Reggatta de Blanc é uma demonstração clara da capacidade do The Police de inovar e evoluir, solidificando seu status como uma das bandas mais importantes e influentes de sua era. Este álbum permanece um testemunho da visão criativa e da habilidade musical da banda britânica, capturando um momento de ascensão em sua carreira e continuando a ressoar profundamente entre os ouvintes ao longo do tempo.

 

Faixas

Lado 1

  1. “Message In A Bottle” (Sting)
  2. “Reggatta De Blanc” (Stewart Copeland / Sting / Andy Summers)
  3. “It's Alright For You” (Stewart Copeland / Sting)
  4. “Bring On The Night” (Sting)
  5. “Deathwish” (Stewart Copeland / Sting / Andy Summers)

 

Lado 2

  1. “Walking On The Moon” (Sting)
  2. “On Any Other Day” (Stewart Copeland)
  3. “The Bed's Too Big Without You” (Sting)
  4. “Contact” (Stewart Copeland)
  5. “Does Everyone Stare?” (Stewart Copeland)
  6. “No Time This Time” (Sting)

 

The Police Sting (baixo, vocal, vocal de apoio, baixo duplo e sintetizadores), Andy Summers: guitarra, piano e sintetizadores) e Stewart Copeland (bateria, vocal de apoio, guitarra e vocal principal em "On Any Other Day" e "Does Everyone Stare")


Ouça na íntegra o álbum Reggatta de Blanc


"Message In The A Bottle"
(videoclipe oficial)


"Walking On The Moon" 
(videoclipe oficial)




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