“Na Pressão” (RCA/BMG, 1999), Lenine



Por Sidney Falcão

Quando despontou nas rádios de todo o Brasil com a música “Hoje Eu Quero Sair Só”, em 1997, Lenine já tinha 18 anos carreira e três álbuns de estúdio no currículo. Os dois primeiros, Baque Solto (1983) e Olho de Peixe (1993), Lenine gravou em parceria, sendo o primeiro com Lula Queiroga, e o segundo com o percussionista Marcos Suzano.

Mas o terceiro álbum, O Dia em Que Faremos Contato (1997), o mesmo que contém o sucesso “Hoje Eu Quero Sair Só”, é apenas de Lenine. O álbum apresenta uma sonoridade híbrida e que se tornaria uma marca registrada do som de Lenine, calcada na combinação do som acústico do violão do cantor com as programações eletrônicas.

A experiência sonora de O Dia em Que Faremos Contato Lenine levou para o seu quarto álbum de estúdio, Na Pressão. Lançado em 1999, Na Pressão se caracteriza não apenas a prosseguir com a proposta sonora do disco anterior, como a fusão da tradição da música nordestina com a contemporaneidade da música pop. Na Pressão traz referências de coco, funk, maracatu, embolada, rock, rap, repente e baião.

O álbum começa com Lenine prestando um tributo ao inesquecível Jackson do Pandeiro (1917-1982) com a música “Jack Soul Brasileiro”. Embora composta por Lenine, “Jack Soul Brasileiro” havia sido gravada antes por Fernanda Abreu, em 1997. A versão de Lenine faz uma fusão muito interessante de MPB, funk, hip-hop e embolada.

A faixa-título aparenta trazer nos seus versos uma metáfora sobre a violência social que estaria para estouras no país: “Chacina no centro-oeste / E guerrilha na fronteira / Emboscada na avenida / Tiro e queda na ladeira / Mas feitiço é bumerangue / Perseguindo a feiticeira”. “Paciência” é de longe a música mais famosa do álbum. A canção faz uma reflexão à vida tão apressada e urgente do ser humano contemporâneo. Em “Meu Amanhã (Intuindo o Til)”, Lenine dedica seus versos a uma musa inspiradora: “Minha meta, minha metade / Minha seta, minha saudade / Minha diva, meu divã / Minha manha, meu amanhã”.

Foi através do seu quarto álbum de estúdio, Na Pressão, que Lenine
alcançou a consagração artística como cantor e compositor. 

Na sequência, vem a faixa “A Rede”, uma canção onde Lenine faz uma conexão curiosa entre a rede de dormir (tão comum no norte e nordeste do Brasil) e a rede de pescar, com a rede cibernética da internet, que na época, “engatinhava” no Brasil naquele final dos anos 1990. “Tubi Tupy” ressalta a ancestralidade indígena na formação do povo brasileiro, e traz nos seus versos sutis referências à literatura brasileira, e enquanto que “A Medida da Paixão” trata de um amor que acabou. “Alzira e a Torre”é sobre a vida pobre e miserável de uma mulher do Recife, a cidade natal de Lenine.

Parceria de Lenine e Arnaldo Antunes, “Rua da Passagem (Trânsito)” é uma das faixas mais interessante do álbum. As colagens sonoras com ruídos de carros, caminhões e de buzinas, ressaltam o valor da letra que trata sobre os cuidados que o motorista no trânsito. “Relampiano” traça o retrato triste da infância pobre no Brasil, onde a criança muito cedo, aprende que o mundo é um lugar hostil: “Tá relampiano / Cadê neném? / Tá vendendo drops /No sinal pra alguém”.

O álbum encerra com “Eu Sou O Meu Guia”, uma canção recheada de batidas eletrônicas que contrastam com a sonoridade acústica e tranquila do violão de Lenine. Dotada de forte carga poética, tão comum nas canções de Lenine, “Eu Sou O Meu Guia” parece trazer um pouco da própria história do cantor pernambucano, que abandonou o curso de Engenharia Química na Universidade Federal de Pernambuco, faltando um ano para se formar, e partiu para o Rio de Janeiro em busca do sonho de ser artista. Lenine foi seu próprio “guia”, e após muita “pressão” e “paciência”, ele conseguiu o seu objetivo.

Faixas

  1. "Jack Soul Brasileiro" (Lenine)
  2. "Na Pressão" ( Lenine - Bráulio Tavares - Sérgio Natureza)
  3. "Paciência" (Lenine - Dudu Falcão)
  4. "Meu Amanhã (Intuindo o Til)" (Lenine)
  5. "A Rede" (Lenine)
  6. "Tubi Tupy" (Lenine - Carlos Rennó)
  7. "A Medida da Paixão" (Lenine - Dudu Falcão)
  8. "Alzira e a Torre" (Lenine - Lula Queiroga)
  9. "Rua da Passagem (Trânsito)" (Lenine - Arnaldo Antunes)
  10. "Relampiano" (Lenine - Paulinho Moska)
  11. "Eu Sou Meu Guia" (Lenine - Bráulio Tavares)

 

Referências:

Revista Bizz – novembro/1997 – Edição 148, Editora Azul, São Paulo, Brasil.

Revista Bizz – outubro/1999 – Edição 171, Editora Abril, São Paulo, Brasil.

Folha de S.Paulo, quarta-feira, 13 de Outubro de 1999, São Paulo, Brasil.

Folha de S.Paulo, sábado, 18 de novembro de 2000, São Paulo, Brasil.

www.lenine.com.br

 

Ouça na íntegra o álbum Na Pressão 


"Na Pressão" (videoclipe oficial)


"Paciência" (videoclipe oficial)


Comentários