“Transformer” (RCA, 1972), Lou Reed
Por Sidney Falcão
Lou Reed (1942-2013) se mostrava um tanto quanto desiludido
com a música, quando deixou a banda Velvet Underground, em 1970. Ele saiu do Velvet
Underground num momento em que a banda finalizava as gravações do álbum Loaded,
que seria lançado naquele ano. Os discos do Velvet Underground podiam ser muito
bem avaliados pela crítica e podiam ser bons de conceito, porém não vendiam
absolutamente nada, eram um fracasso em vendas. De tão desiludido, Reed chegou a
voltar a morar na casa dos seus pais, e foi trabalhar no escritório de
contabilidade do seu pai.
Após dois anos afastado da carreira artística, Reed retornou
em abril de 1972 com o lançamento do seu primeiro e autointitulado álbum solo.
Infelizmente, o disco foi um tremendo fiasco. Fã do Velvet Underground, David Bowie
(1946-2017), astro do rock inglês que estava em plena ascensão, decidiu ajudar
Reed produzindo o segundo álbum do cantor americano. E para essa empreitada,
Bowie recrutou o guitarrista da sua banda, Mick Ronson (1946-1993). Naquele ano
de 1972, Bowie e Ronson pareciam ser “anjos da guarda” de astros do rock em
dificuldade. A dupla havia ajudado o Mott The Hoople na produção do álbum All
The Young Dudes, que reabilitou a carreira da banda inglesa. Bowie
ainda ajudou, desta vez sozinho, os Stooges, produzindo o terceiro álbum da
banda, Raw Power, que foi lançado no começo de 1973. Lou Reed era
o próximo a ser resgatado do limbo por Bowie e seu fiel escudeiro guitarrista,
Mick Ronson.
Intitulado Transformer, o segundo álbum solo
de Reed foi gravado em Londres, no estúdio Trident, durante o mês de agosto de
1972. Bowie ficou na condição de produtor, enquanto que Mick Ronson, foi o
co-produtor e responsável pelos arranjos das canções e ter tocado em alguns
instrumentos e feito vocais de apoio em algumas faixas.
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Apoio de fã famoso: Lou Reed contou a ajuda de David Bowie na produção de Transformer. Bowie era um fã declarado do Velvet Underground, banda de rock da qaul Reed fez parte. |
O álbum foi lançado em 8 de novembro de 1972, trazendo onze
canções, todas elas compostas por Lou Reed. Quatro dessas canções foram
compostas por Reed quando ainda era integrante do Velvet Underground: “Andy’s
Chest”, Satellite Of Love”, “New York Telephone Conversation” e “Goodnight
Ladies”. Embora produzido por Bowie, que também era um artista, Transformer
possui o perfil de Lou Reed. Os temas abordados no disco giram em torno de
sexo, prostituição, drogas, e traz personagens que povoam o submundo da Nova
York do começo dos anos 1970.
“Vicious” é a canção que abre o disco, e conta a história de
um homem que quer distância de uma mulher que ele julga ser cruel. David Bowie
participa desta canção fazendo os vocais de apoio, enquanto que Mick Ronson faz
os solos de guitarra.
“Andy’s Chest” foi composta em 1969 por Reed, quando este era
membro do Velvet Underground. Foi inspirada num atentado sofrido pelo artista
plástico Andy Warhol (1928-1987), em junho de 1968, quando a ativista feminista
radical, Valerie Solanas (1936-1988), disparou três tiros de revólver contra o
artista, porém acertando apenas um. Warhol foi baleado no peito, e foi levado
ao hospital em estado grave. Apesar do estado grave, felizmente Warhol
conseguiu se recuperar, mas ficou com alguns traumas psicológicos. Solanas foi
presa, julgada e condenada a três anos de prisão. Ela foi diagnosticada com
esquizofrenia.
A próxima faixa, é uma joia preciosa presente no álbum, a
balada “Perfect Day”. Os versos são simples, até mesmo um tanto quanto banais,
mas dotados de romantismo que é realçado pelos arranjos que primorosos. Mas há
quem afirme que a letra da canção seria uma metáfora para o vício de Lou Reed
em heroína, o que foi rechaçado pelo cantor numa entrevista em 2000, onde ele
disse que a letra da canção retrata literalmente o que é dito nos versos. Após
o romantismo de “Perfect Day”, a o ritmo animado de “Hangin Round”, um boogie
rock que envolve três personagens presentes na letra da música.
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"Andy's Chest" foi inspirada no atentado sofrido pelo artista plástico Andy Wharol, que em 1969, foi alvo de três tiros disparados pela ativista feminista Valerie Solanas. |
“Walk On The Wild Side” é a canção mais conhecido disco e também o maior sucesso da carreira solo de Lou Reed. E é ela quem fecha o lado 1 do álbum. A letra descreve o lado mais “barra pesada” da Nova York do começo dos anos 1970, povoado por travestis, usuários e traficantes de drogas, prostitutas e outros tipos humanos perambulam pelo lado menos glamoroso daquela cidade. Lou Reed é acompanhado por um trio vocal feminino sensacional, as Thunderthighs, que chegou a lançar alguns discos próprios durante a sua breve carreira. Outro destaque na canção são os solos de saxofone de Ronnie Ross (1933-1991). Devido ao conteúdo dos seus versos, “Walk On The Wild Side” chegou a ser editada em alguns países, mas em outros foi completamente banida.
O lado 2 de Transformer começa com “Make Up”, uma canção em
que o eu lírico admira alguém, possivelmente um travesti, se arrumando para
sair à noite. “Satellite Of Love” é outra canção famosa da carreira de Reed, e
que está presente no disco. Conta com David Bowie nos vocais de apoio. É uma
linda balada sobre um homem que assiste ao lançamento de satélite pela TV.
Contudo, tudo isso seria apenas uma alegoria; a canção trataria de maneira
muito sutil sobre o ciúme de um homem pela ex-namorada, que a segue e presencia
o relacionamento com outros amantes, que seriam Harry, Mark e John, citados na
letra. Seria o eu lírico o satélite que gira em torno da garota?
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O lado mais "barra pesada" e menos glamoroso de Nova York é o tema de "Walk On The Wild Side". |
“Wagon Wheel” tem ritmo animado e vocais de apoio
sensacionais, enquanto que a bem humorada “New York Telephone Conversation”,
trata sobre aqueles telefonemas chatos e indesejáveis. Em “I’m So Free”, Lou
Reed canta sobre a liberdade em versos repetitivos. A sonolenta e arrastada “Goodnight
Ladies” encerra o álbum, uma canção com clima de cabaré em ritmo lento, onde o
eu lírico se despede das garotas da casa noturna após uma noite de muita farra.
Transformer alcançou o tão esperado sucesso
comercial e deu visibilidade à carreira de Lou Reed. O álbum alcançou o posto
de 29° lugar na parada da Billboard Top LPs e Fitas, nos Estados Unidos.
Enquanto isso, o single de “Walk On The Wild Side”, o primeiro do álbum Transformer,
chegou ao 10° lugar da parada de singles do Reino Unido e 16° lugar na parada
da Billboard Hot 100, dos Estados Unidos. O álbum não apenas deu
visibilidade a Lou Reed como figurou-se entre álbuns mais importantes do glam
rock.
Além de “Walk On The Wild Side”, outras três canções o álbum
se tornaram grandes sucessos na carreira de Reed, “Perfect Day”, “Satellite Of
Love”, “Vicious” e “Hangin’ ‘Round”.
No ano seguinte, Lou Reed lançou o terceiro álbum solo,
Berlin, um trabalho que embora elogiado pela crítica, não conseguiu
repetir o êxito de Transformer. Aliás, nenhum outro álbum
seguinte do artista.
Faixas
Todas as faixas escritas por Lou Redd.
Lado A
1."Vicious"
2."Andy's Chest"
3."Perfect Day"
4."Hangin' 'Round"
5."Walk On The Wild Side"
Lado B
6."Make Up"
7."Satellite of Love"
8."Wagon Wheel"
9."New York Telephone Conversation"
10."I'm So Free"
11."Goodnight Ladies"
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