“Imagine” (Apple Records, 1971), John Lennon



Por Sidney Falcão

Embora elogiado pela crítica, John Lennon / Plastic Ono Band (1970), primeiro álbum solo de John Lennon (1940-1980), teve um desempenho comercial modesto. Para o seu segundo disco solo, Lennon pensou em algo um pouco mais comercial, mais “palatável” para o público, e nesse aspecto, Imagine cumpriu muito bem essa função. Enquanto musicalmente John Lennon / Plastic Ono Band é marcado por uma sonoridade simples e crua, resumido em três músicos no acompanhamento, o baixista Klaus Voorman, o baterista Ringo Starr e o tecladista Billy Preston (1946-2006), Imagine é um álbum musicalmente mais rico e mais elaborado. Phil Spector (1939-2021) foi o produtor dos dois discos, mas em Imagine, ele fez uso dos naipes de cordas, tão presentes na sua famosa "wall of sound", técnica de gravação musical que o consagrou nos anos 1960. John Lennon e Yoko Ono trabalharam na produção de Imagine juntamente com Spector.

Parte das gravações de Imagine ocorreu no Ascot Sound, estúdio que Lennon montou em Tittenhurst Park, uma casa de campo que o cantor possuía em Ascot, um pequena cidade ao sul da Inglaterra. Uma outra parte das gravações de Imagine aconteceu em Record Plant Studios, em Nova York, nos Estados Unidos, onde foram acrescentados mais instrumentos como saxofone e naipe de cordas.

As gravações contaram com participações especiais como a do velho amigo e baixista Klaus Voorman, de George Harrison (1943-2001) na guitarra, do consagrado saxofonista King Curtis (1934-1971), do tecladista Nicky Hopkins (1944-1994), do baterista Alan White (integrante da Plastic Ono Band e futuro baterista do Yes) e dos membros da banda Badfinger.

O produtor Phil Spector e John Lennon durante as sessões
de gravação do álbum Imagine, maio de 1971.

O álbum começa com a faixa-título, aquela que se tornaria a canção mais famosa da carreira artística John Lennon. “Imagine”, a canção, se tornou um hino pacifista, uma canção que traz uma mensagem de esperança por um mundo ideal. A canção foi inspirada no poema “Cloud Piece”, do livro Grapefruit, de Yoko Ono, que traz um verso que diz: “Imagine as nuvens gotejando, dê um espaço em seu jardim para as gotas entrarem.” A outra inspiração foi um livro de preces cristãs que Lennon e Yoko ganharam do ator, humorista e ativista pelos direitos humanos David Gregory (1932-2017). As mensagens cristãs mais o poema “Cloud Piece” ajudaram Lennon a construir a letra de “Imagine”, que acima de tudo, prega a paz e a fraternidade entre os seres humanos. Lennon chegou a dizer que “Imagine” era uma “Working Class Hero’ com açúcar”.

A faixa seguinte, a animada “Crippled Inside”, é um country rock que traz Nicky Hopkins ao piano bem ao estilo daqueles de saloon do velho oeste americano, e George Harrison tocando guitarra ressonadora. Na letra, John Lennon canta versos que falam daquele tipo de gente que atrás de uma imagem supostamente perfeita e austera, esconde na verdade uma personalidade cheia de falhas e erros como qualquer ser humano.

“Jalous Guy” foi escrita por John Lennon em 1968, quando integrava os Beatles e durante o retiro espiritual do grupo inglês na Índia. A canção tinha uma outra letra e um outro título, “Child Of Nature”, e faria parte do repertório “álbum branco”. Porém a canção foi descartada e acabou engavetada. Três anos depois, Lennon refez a letra e renomeou-a para “Jealous Guy”, na qual o cantor revela as suas inseguranças e fragilidades na vida conjugal.

As duas últimas faixas do lado A do álbum são o blues rock “It’s So Hard”, que faz referência à rotina da vida cotidiana, e “I Don’t Wanna Be A Soldier Mama” que tem uma base instrumental sensacional, com destaque para o piano bluesy de Nicky Hopkins, os solos de slide guitar de George Harrison e os solos de saxofone de King Curtis.

Yoko Ono e John Lennon em cena do vídeoclipe de "Imagine."

O lado b do álbum Imagine abre com “Gimme Some Truth” que traz o vocal raivoso de John Lennon cantando as suas desilusões com a classe política, em versos duros e diretos: “I've had enough of reading things / By neurotic, psychotic, pig-headed politicians / All I want is the truth now / Just gimme some truth now”. (“Estou farto de ler coisas vindas / De políticos burros, neuróticos e psicóticos / Tudo que quero é a verdade / Me dê só um pouco da verdade”.)

Única música do disco que Lennon compôs em parceria com Yoko Ono, “Oh My Love” fala de um homem que se vê renovado graças ao amor que sente por uma mulher.

“How Do You Sleep?” é uma resposta de John Lennon à canção “Too Many People”, de Paul McCartney, presente no disco Ram, lançado em maio de 1971. Em “Too Many People”, McCartney provoca sutilmente Lennon e Yoko Ono. Lennon por sua vez reage com “How Do You Sleep?” sem a menor sutileza. Ainda que não cite o nome de seu ex-parceiro, Lennon deixou nos versos de teor agressivo, pistas evidentes de que a resposta era para Paul McCartney: “You live with straights who tell you you was king / Jump when your mamma tell you anything / The only thing you done was Yesterday / And since you've gone it's just another day”. (“Você vive com héteros que dizem que você é o rei / Salte quando sua mãe lhe disser alguma coisa / A única coisa que você fez foi Yesterday / E desde que você se foi, é apenas Another Day”.). George Harrison faz participação nesta música tocando slide guitar.

Após a agressividade de “How Do You Sleep?” o clima fica mais ameno e leve com “How?” uma linda balada em que apresenta os dilemas de Lennon a respeito do mundo. O álbum chega ao fim com “Oh Yoko!”, um misto de folk rock e country em que através de versos ingênuos e singelos, Lennon expressa o seu amor por Yoko Ono.

Imagine foi lançado em 9 de setembro de 1971, e as primeiras edições do álbum traziam como brinde um cartão postal com a foto de John Lennon rindo e segurando um imenso porco. A imagem era uma paródia bem debochada à capa do álbum Ram, de Paul McCartney, em que o ex-parceiro de Lennon aparece segurando um carneiro pelos chifres.

Provocação: à esquerda, a capa do álbum Ram, de Paul McCartney,
e à direita, um cartão postal mostrando John Lennon segurando
um porco pelas orelhas, parodiando o seu ex-companheiro dos Beatles.
O postal vinha como brinde nas primeiras edições de Imagine.

Comercialmente, Imagine teve um bom desempenho comercial. Alcançou o 1º lugar na parada de álbuns da Billboard nos Estados Unidos, onde vendeu mais de 2 milhões de cópias. O álbum alcançou o primeiro posto também no Reino Unido, Canadá, Noruega, Holanda, Alemanha Ocidental e Austrália. O single de “Imagine” foi 3º lugar na parada de singles nos Estados Unidos.

Se John Lennon / Plastic Ono Band representou o fim de uma fase na vida do ex-beatle, um trabalho em que o cantor fez um balanço do seu passado, da infância à fase em que se tornou um astro do rock quando foi membro dos Beatles, o álbum Imagine não apenas representou a consagração cantor solo como também o início de um nova fase na sua carreira artística.

Pouco depois do lançamento do álbum Imagine, John Lennon e Yoko Ono se mudaram para os Estados Unidos, fixando residência em Nova York. Essa nova morada iria aproximar o casal de lideranças ativistas que se opunham às políticas belicistas do governo dos Estados Unidos, sobretudo, contra participação daquele país na Guerra do Vietnã. O ativismo de Lennon foi levado às últimas consequências no seu álbum seguinte, o álbum duplo Some Time in New York City, de 1972, um trabalho que foi um grande fracasso comercial.

O envolvimento do ex-beatle nas manifestações antiguerra o tornaram alvo do governo de Richard Nixon, então presidente dos Estados Unidos, que fez todos os esforços para expulsá-lo do país. As justificativas para sua expulsão eram as mais diversas, desde o seu consumo de drogas até acusação de financiar organizações antiguerra. Lennon travaria uma longa batalha contra autoridades americanas para assegurar a sua permanência nos Estados Unidos. Com a queda de Nixon por causa do escândalo do Watergate, em 1976, John Lennon conseguiu o “green card”, que lhe assegurou o direito de morar e trabalhar nos Estados Unidos, e a liberdade de ir e voltar àquele país, pondo fim às perseguições que sofria.

Faixas

Todas as canções foram compostas por John Lennon, exceto "Oh My Love", composta por Lennon em parceria com Yoko Ono.

Lado A

  1. "Imagine"
  2. "Crippled Inside"
  3. "Jealous Guy"
  4. "It's So Hard"
  5. "Don't Wanna Be A Soldier Mama I Don't Wanna Die" 

Lado B

  1. "Gimme Some Truth"
  2. "Oh My Love"
  3. "How Do You Sleep?"
  4. "How?"
  5. "Oh Yoko!"

 

Referências:

John Lennon – a vida Philip Norman, 2009, Editora Companhia das Letras

www.johnlennon.com


 

"Imagine" (videoclipe original)

"Crippled Inside"

"Jealous Guy" (videoclipe original)

"It's So Hard"

"I Don't Wanna Be A Soldier Mama"

"Gimme Some Truth" (videoclipe original)

"Oh My Love"

"How Do You Sleep?"

"How?"

"Oh Yoko!"

Comentários

  1. Eu só conheci a música ''Imagine'' quando ele morreu,na minha santa ignorância eu achava que fosse lançamento daquele ano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário