“Jorge Ben” (Philips, 1969), Jorge Ben



Por Sidney Falcão

Após o estrondoso sucesso do seu primeiro álbum, Samba Esquema Novo, em 1963, Jorge Ben (hoje Jorge Ben Jor) sofreu uma pressão da gravadora Philips para que o cantor repetisse a mesma “fórmula” do seu trabalho de estreia nos álbuns posteriores. A pressão acabou criando uma tensão entre o cantor e a gravadora, até que após o lançamento do álbum Big Ben, em, 1965, a situação ficou insustentável, e Jorge deixou a companhia naquele ano. Sem gravadora, Jorge passou por um período como “artista independente”.

No ano seguinte, em 1966, a convite do Ministério das Relações Exteriores do governo do Brasil, Jorge Ben fez algumas apresentações nos Estados Unidos ao lado de Sérgio Mendes e o seu conjunto Brasil 66. Aliás, Sérgio Mendes e o Brasil 66 gravaram “Mas Que Nada”, de Jorge Ben, e a música fez um sucesso fenomenal nos Estados Unidos, onde a música alcançou o 4° lugar na parada da Billboard Adult Contemporany, um feito raríssimo na música brasileiro.

Em 1965, Jorge Ben deixou para trás a ensolarada e inspiradora terra natal Rio de Janeiro, e mudou-se para São Paulo. Naquela cidade, chegou a morar por um tempo com Erasmo Carlos num mesmo imóvel. O cantor chegou a lançar três singles que não tiveram pouca repercussão.

Numa tentativa de manter o seu nome em evidência, Jorge Ben participa de programas de TV como o Jovem Guarda, comandado pelos antigos amigos de adolescência, Roberto Carlos e Erasmo Carlos (mais a cantora Wanderléa) e de O Fino da Bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. No entanto, a participação de Jorge no Jovem Guarda gerou um atrito entre o cantor com a direção do programa O Fino da Bossa. Embora fossem programas da mesma emissora, a TV Record, de São Paulo, havia uma rivalidade entre a turma do Jovem Guarda, mais voltado para o rock, e a produção de O Fino da Bossa, mais nacionalista e voltado para a música brasileira. Os convites para Jorge Ben se apresentar no O Fino da Bossa foram vetados a partir de então.

Jorge Ben e seu companheiro: o violão.

Após dois anos sem lançar um novo álbum, Jorge lança em 1967 O Bidú - Silêncio No Brooklin. O álbum foi gravado tendo The Fevers como banda de apoio. O grupo era uma das mais frequentes atrações do programa Jovem Guarda. Talvez procurando ter um pouco mais de liberdade, Jorge optou lançar o álbum por uma gravadora de menor porte, a pernambucana Rosenblit. Apesar de não ter sido um sucesso comercial, O Bidú - Silêncio No Brooklin apresenta sinais de que o som de Jorge Ben estava tomando um novo direcionamento. O álbum surpreende por trazer Jorge Ben e seu violão acompanhados por uma banda de rock, que juntos, gravam um disco que engloba samba, rock e referências de música nordestina como o baião.   

O Bidú - Silêncio No Brooklin aproxima Jorge Ben e o nascente movimento tropicalista, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil. A mistura musical inovadora do álbum chamou a atenção de Caetano que vê naquilo um caminho para o desenvolvimento da música tropicalista. Em outubro de 1968, Jorge se apresenta na estreia do programa tropicalista Divino Maravilhoso, na TV Tupi, apresentado por Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros artistas tropicalistas.

Se o ano de 1968 representou a aproximação de Jorge Ben dos tropicalistas, representou também o começo da virada na carreira do cantor carioca. Naquele ano, Wilson Simonal, uma das grandes estrelas da música brasileira daquele momento, gravou de Jorge Ben a música “Zazueira”, presente no álbum Alegria, Alegria Vol. 2 (1968). Grava também outras duas músicas de Jorge, “Sílvia Lenheira”, para o álbum Alegria, Alegria Vol. 3, e “País Tropical”, presente no álbum Alegria, Alegria, Vol. 4, ambos álbuns de 1969. “País Tropical” se torna um sucesso fenomenal na voz de Simonal.

"País Tropical" fez sucesso na voz de Wilson Simonal (foto),
antes mesmo do seu autor, Jorge Ben, gravá-la. 

Ao gravar Jorge, Simonal ajudou a dar uma nova impulsionada na carreira do cantor carioca. E não só isso, Simonal motivou bandas e cantores a saírem em busca de canções de Jorge Ben para gravar, de preferência canções inéditas.

Jorge por sua vez, estava num momento profícuo, estava compondo muito e com qualidade. E num espaço de um ano, várias canções de Jorge invadiram as paradas de sucesso na voz de outros artistas. Em 1968, os Mutantes estouraram com “A Minha Menina”. Mas em 1969, houve uma explosão de artistas gravando canções de Jorge Ben e que se tornaram grandes sucessos radiofônicos: “Que Pena” com Gal Costa em dueto com Caetano Veloso; “Cadê Tereza” com Os Originais do Samba; “O Vendedor de Bananas” com Os Incríveis. Isso sem falar daquelas músicas que foram gravadas, mas não tiveram grande repercussão como “Tuareg”, gravada por Gal Costa, e “Se Papai Gira” e “Vou Me Pirulitar”, as duas últimas gravadas pelos Originais do Samba, e todas as músicas três citadas lançadas em 1969.

Porém, foi um encontro de artistas numa casa noturna em São Paulo, chamada Jogral, que daria um novo rumo à carreira artística de Jorge Ben. Já com morada fixa em São Paulo, o cantor carioca conheceu na boate Jogral o conjunto musical Trio Mocotó, que era atração fixa e servia de banda de apoio para artistas que iam se apresentar naquela casa noturna. O trio foi formado em 1968, com Fritz Escovão (cuíca), Nereu Gargalo (pandeiro) e João Parahyba (timba, instrumento que é um misto de percussão e bateria). Artistas como Clementina de Jesus, Paulo Vanzolini e Cartola, e até mesmo astros internacionais como Dizzy Gillespie e Duke Ellington, tiveram o Trio Mocotó como banda de apoio quando se apresentaram na boate Jogral. O nome do trio veio de uma gíria: na época, “mocotó” era o nome dado aos joelhos das mulheres que usavam minissaia.

Jorge Ben ao violão, acompanhado do Trio Mocotó: João Parahyba (nos bongôs),
Nereu Gargalo (pandeiro), e Fritz Escovão (cuíca).

Numa das idas à boate Jogral, Jorge deu algumas canjas com o Trio Mocotó, apresentações improvisadas, sem nada programado. O que era improviso, acabou virando uma grande parceria. O Trio Mocotó teve que desenvolver uma linha rítmica para se encaixar com o estilo único e diferente de tocar violão de Jorge Ben. Nascia ali o que viria ser conhecido como samba-rock.

As apresentações de Jorge Ben e o Trio Mocotó acabaram atraindo um grande público, e chamou a atenção de ninguém menos que a gravadora Philips, a antiga gravadora de Jorge. Partiu de André Midani a iniciativa de trazer de volta Jorge Ben para a Philips, que fez o convite ao cantor. Em 1968, Midani havia assumido a presidência da gravadora Philips que passava por um processo de reestruturação para se tornar mais eficiente e lucrativa. A assinatura do contrato ocorreu nas dependências da boate Jogral, que marcou retorno de Jorge à Philips, com o Trio Mocotó como banda de acompanhamento nas gravações.

Para as gravações do novo álbum, além de contar com o Trio Mocotó como seu conjunto de apoio, Jorge Ben teve como produtor Manoel Barenbein, que havia produzido vários discos tropicalistas, dentre eles Tropicália ou Panis et Circensis (1968), Os Mutantes (1968), Gal Costa (1969) e Caetano Veloso (o álbum branco, 1969). As gravações do álbum ocorreram nos estúdios Scatena (São Paulo) e C.B.D. (Rio de Janeiro).

Embora Jorge Ben fosse um tanto quanto avesso a integrar grupos e movimentos, ele se sentiu acolhido no movimento tropicalista, capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil. Jorge Ben e os tropicalistas tinham algo em comum: a mistura de referências musicais tradicionais brasileiras com as da música internacional contemporânea.

Jorge Ben e integrantes do movimento tropicalista, em 1968:
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Os Mutantes.

Intitulado apenas como Jorge Ben, o álbum foi lançado em novembro de 1969. É sem sombra de dúvidas o álbum mais tropicalista de Jorge. Os arranjos de cordas criados pelos maestros José Briamonte e Rogério Duprat, criam uma colcha sonora psicodélica que casa muito bem com o ritmo dançante e animado do Trio Mocotó e a batida inconfundível do violão de Jorge Ben. Os temas das canções giram em torno da vida cotidiana nas favelas, a afirmação da identidade racial e cultual dos negros, o ufanismo, o amor de Jorge Ben pelo ser feminino, e claro, o futebol.

Uma atração à parte no álbum Jorge Ben é a arte da capa, de autoria do artista plástico Albery Seixas, fortemente influenciada pelo tropicalismo e pela pop art.  A arte colorida é cheia de elementos figurativos que fazem referência ao Brasil tropical como o tucano, a bananeira e o cajueiro, e a algumas canções do álbum como uma heroína futurista (“Barbarella”) e um par de asas (“Descobri Que Eu Sou Um Anjo”). Ao centro da capa, está o desenho de Jorge Ben, com os braços desacorrentados, como se tivesse acabado de ser libertado. Ele segura o seu violão com o escudo do Flamengo, o time do qual Jorge é um torcedor fanático.

O álbum começa com um fraseado de violão que se tornou a marca registrada de Jorge Ben e que dá início a “Criola”. A música ressalta a beleza, o encanto e a ancestralidade de uma mulher negra que embora pobre, é descendente de nobres africanos. Essa criola é uma mulher comum, do povo, mas que durante o carnaval, vive o sonho da realeza ao desfilar como rainha do samba.

“Domingas” é uma declaração de amor em forma de canção que Jorge Ben fez à sua esposa, Domingas Terezinha Inaimo Menezes, sua musa inspiradora de várias canções que compôs. Nesta canção, Jorge escancara todo o seu amor, todo o seu sentimento por Domingas.

“Cadê Tereza” foi composta por Jorge Ben, mas foi gravada um pouco antes pelo grupo Originais do Samba. A música é um samba moderno que trata sobre Tereza, uma mulher que foi ao samba na favela e não voltou, para desespero do seu namorado, um malandro que receia ter sido abandonado pela sua amada. Temendo perde-la, ele promete se regenerar, deixar a vadiagem e arranjar um emprego.

A faixa seguinte, “Barbarella”, foi inspirada na heroína do filme homônimo de ficção-científica estrelado pela atriz americana Jane Fonda, em 1968, e dirigido pelo cineasta francês Roger Vandim. Na letra, Jorge se passa por um homem que sonhou que pilotava a sua espaçonave para se encontrar com Barbarella, por quem é apaixonado. E para chegar até ela, passa por situações surreais até ser atingido por um asteroide que o impede de ver a sua amada espacial. O grande destaque desta música é o arranjo orquestral criado por Rogério Duprat, que cria todo um clima sonoro futurista que o tema da música exige, levando o ouvinte a ter a impressão que está numa aventura espacial de um filme de ficção-científica. 

Inspiração cinematográfica; Jane Fonda, no papel de Barbarella, que inspirou Jorge Ben
a compor uma música dedicada à heroína de ficção científica.

O lado 1 da versão LP do álbum termina com “País Tropical”, música que não só é a mais famosa do álbum como é um dos maiores sucessos de toda a carreira de Jorge Ben. Embora Jorge seja o autor da música, o primeiro a gravá-la foi o cantor Wilson Simonal em 1969, meses antes de Jorge Ben. Através de Simonal, a música foi um grande sucesso no rádio e na TV. Os versos ressaltam o orgulho de ser brasileiro, de morar num “país tropical abençoado por Deus, e bonito por natureza”, como diz os primeiros versos. Outros versos da canção também se tornaram antológicos como “Eu tenho um fusca e um violão / Sou Flamengo e tenho uma nêga chamada Tereza”. A Tereza aqui é a mesma da canção “Cadê Tereza”. No trecho final da música, as palavras são cantadas pela metade. Ainda que alguns biógrafos de Wilson Simonal afirmem que a ideia tenha partido dele, Jorge Ben disse em entrevistas da época que a ideia era sua.

Na época em que “País Tropical” foi lançada, os militantes de esquerda criticaram Jorge Ben acreditando que o tom ufanista dos versos da canção seriam uma espécie de apoio ao regime ditatorial militar que estava no comando do Brasil, o que é um raciocínio completamente equivocado da militância. Juca Chaves, que naquela época morava em Paris, na França, chegou a lançar uma paródia, “Paris Tropical”, satirizando a canção de Jorge e usando versos preconceituosos: “Tereza é minha empregadinha e eu sou seu patrão / vendi meu Fusca e o meu violão”. Jorge Ben contra-ataca com “Cosa Nostra”, gravada por ele acompanhado do Trio Mocotó, e que foi usada depois por Silvio Santos como tema de seu programa de calouros. Juca encerra o embate com “Take Me Back To Piauí”.

Uma das paixões de Jorge Ben: o Flamengo.

O lado 2 do álbum abre com “Take It Easy My Brother Charles”, música que celebra a condição de ser negro, a autoafirmação. Celebra o direito do negro à liberdade e à dignidade num país de passado escravagista e socialmente desigual, como fica evidente nesses versos: “Depois que o primeiro homem / Maravilhosamente pisou na lua / Eu me senti com direitos, com princípios / E dignidade / De me libertar”. Talvez esses versos expliquem a imagem de Jorge Ben desacorrentado na capa do álbum.

“Descobri Que Eu Sou Um Anjo” traz Jorge Ben num canto quase falado, quase que um “proto rap”. A letra é sobre um homem que descobre que é um anjo, um ser celestial, e que por isso, tem que manter-se distante da mulher que ama. Nesta canção, Rogério Duprat faz mais uma vez participação na criação dos arranjos de cordas que dão nesta faixa, todo um clima de tensão sonoro. A música teve uma continuação com “Porque É Proibido Pisar Na Grama”, que está no álbum Negro É Lindo, de 1971.

“Bebete Vãobora” é um samba rock alegre, animado, cuja letra é sobre um malandro que tenta convencer a sua namorada a parar de sambar numa festa e ir para casa com ele. Mas os apelos do malandro são inúteis.

A faixa seguinte tem um título curioso: “Quem Foi Que Roubou A Sopeira De Porcelana Chinesa Que A Vovó Ganhou da Baronesa?”. Os versos da música tratam sobre o sumiço misterioso da sopeira da idosa, um objeto de grande valor sentimental. O neto promete à sua avó sair pelo mundo e encontrar a tal peça.

“Que Pena” fez muito sucesso antes com Gal Costa e Caetano Veloso, embora tenha sido composta por Jorge Ben. A versão do autor possui um ritmo mais rápido que a dos baianos, mais dançante. Os versos tratam sobre um rapaz que sofre ao ser abandonado pela garota que ama. Mas ao final da canção, ele decide não mais chorar por ela e seguir em frente: “Mas eu não vou chorar / Eu vou é cantar / Pois a vida continua / Pois a vida continua / E eu não ficar sozinho / No meio da rua, no meio da rua”.

"Que Pena" foi outra canção do álbum que fez sucesso antes do próprio
autor. Ela foi gravada num dueto entre Caetano Veloso e Gal Costa (foto), 
em 1969, meses antes de Jorge Ben.

O álbum termina com outra grande canção da carreira de Jorge Ben, “Charles Anjo 45”. A letra versa sobre Charles, descrito como um herói, um “Robin Hood da favela”, que protege os moradores, mas que é preso e vai parar na penitenciária. Após a sua prisão, a favela é dominada por outros malandros que aterrorizam o lugar. Os moradores por sua vez, sonham com o dia em que Charles será libertado e a paz será reintegrada na comunidade. “Charles Anjo 45” é uma canção em que Jorge Ben já discutia com décadas de antecedência, a violência imposta por marginais nas comunidades pobres do Rio de Janeiro, bem como das grandes metrópoles brasileiras.

A canção foi inspirada em Charles Antônio Sodré, um amigo de infância de Jorge Ben que depois de adulto, virou dono de banca de jogo de bicho e de boca de fumo, e andava com um pistola Colt 45, daí o seu apelido Charles Anjo 45. O personagem seria o mesmo da canção “Take It Easy My Brother Charles”.

Naquele ano de 1969, antes do lançamento do álbum, acompanhado do Trio Mocotó, Jorge Ben participou do Festival Internacional da Canção (FIC), defendendo a canção “Charles Anjo 45”. A versão que aparece no álbum, foi gravada ao vivo no festival.

Jorge Ben, o álbum, foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, e foi responsável por trazer de volta o cantor carioca para as paradas de sucesso. Faixas como “País Tropical”, “Cadê Tereza”, “Bebete Vãobora”, “Take it Easy my Brother Charles”, e “Que Pena”, se tornaram clássicos da carreira de Jorge Ben.

A parceria Jorge Ben e Trio Mocotó rendeu mais dois discos, Força Bruta (1970) e Negro É Lindo (1971). O álbum Jorge Ben abriu uma sequência espetacular de grandes álbuns na carreira de Jorge Ben, atingindo o ápice com o aclamadíssimo África Brasil (1976). A grande contribuição musical do álbum Jorge Ben foi ter disseminado o samba rock, influenciando gerações de artistas, desde a Banda Black Rio a Seu Jorge. 

Faixas

Todas as canções escritas e compostas por Jorge Ben.

Lado 1

  1. "Crioula"            
  2. "Domingas"      
  3. "Cadê Teresa" 
  4. "Barbarella"      
  5. "País Tropical" 

Lado 2

  1. "Take it Easy my Brother Charles"          
  2. "Descobri que Eu Sou um Anjo"              
  3. "Bebete Vãobora"         
  4. "Quem Foi que Roubou a Sopeira de Porcelana Chinesa que a Vovó Ganhou da Baronesa?"                
  5. "Que Pena (Ela Já Não Gosta Mais de Mim)"      
  6. “Charles Anjo 45" 

 

Jorge Ben (violão e voz)

Trio Mocotó: Fritz "Escovão" (cuíca e vocais de apoio), João "Parahyba" (percussão, bateria e vocais de apoio) e Nereu Gargalo (pandeiro e vocais de apoio)

José Briamonte - arranjos (lado um: faixas 1, 2, 3, 5; lado dois: faixas 1, 3, 4, 5, 6)

Rogério Duprat - arranjos (lado um: faixa 4; lado dois: faixa 2)

 

Referências:

África Brasil: um dia Jorge voou para toda a gente ver – Kamille Viola, 2020, Edições Sesc

Wikipedia 

"Crioula"

"Domingas"

"Cadê Teresa"

"Barbarella"

"País Tropical"

"Take it Easy my Brother Charles"

"Descobri que Eu Sou um Anjo"

"Bebete Vãobora"

"Quem Foi que Roubou a Sopeira de Porcelana Chinesa 

que a Vovó Ganhou da Baronesa?"

"Que Pena (Ela Já Não Gosta Mais de Mim)"

“Charles Anjo 45"


Comentários

Postar um comentário