“Uprising” (Tuff Gong/Island Records, 1980), Bob Marley & The Wailers


Mal encerraram em janeiro de 1980 a turnê de Survival (álbum lançado em outubro de 1979), Bob Marley & The Wailers entraram em estúdio naquele mesmo início de ano para as gravações do novo álbum, Uprising. A aparente urgência de Bob Marley iria fazer sentido meses mais tarde para o grande público: o ídolo maior do reggae tinha pouco tempo de vida.

Uprising faz parte de uma trilogia iniciada com o Survival, e que se finalizou com o álbum póstumo, Confrontation (1983). A ideia da trilogia surgiu depois das críticas que o álbum Kaya (1978) sofreu por parte da imprensa que acusou Marley e os Wailers de terem sido menos militantes com a causa negra e menos politizados como se mostravam nos discos anteriores. O discurso teria se “amansado”. A trilogia idealizada por Marley teria como foco central a África, a “terra-mãe”, para onde todos os negros deveriam retornar, serem livres e senhores dos seus próprios destinos. Era uma espécie de “convocação”.

Survival foi o primeiro álbum da série, um disco politizado, cuja capa mostra bandeiras de todos os países do continente africano. Um disco que prega a unificação dos povos africanos contra a repressão política e o apartheid. O álbum foi aclamado pela crítica e pelo público, e Marley elevado a porta-voz dos povos africanos. E não só dos africanos: por tabela, Marley se transforma no porta-voz também dos povos oprimidos de todo o mundo, independente da cultura, da raça e da religiosidade. Uprising prossegue com a trilogia iniciada com Survivor.

As gravações de Uprising ocorreram entre janeiro e abril de 1980. Contudo, Bob Marley & The Wailers fizeram dois intervalos nas gravações do novo álbum para fazerem duas viagens especiais. Em março, Bob Marley e sua comitiva visitaram o Rio de Janeiro, aqui no Brasil, a convite da gravadora alemã Ariola, que estava se instalando no país. Marley e os Wailers foram muito bem recebidos no Brasil, jogaram uma partida de futebol com artistas brasileiros como Chico Buarque, Toquinho, Alceu Valença e funcionários da Ariola. À noite, Marley e os Wailers foram os convidados especiais da festa promovida pela Ariola, no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. Vários nomes consagrados da música brasileira estiveram presentes como Moraes Moreira, Marina Lima, Simone, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), Luiz Melodia entre outros.


Bob Marley, Moraes Moreira e Marina Lima na festa da gravadora Ariola,
no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, em março de 1980.

No mês seguinte, em abril, Bob Marley & The Wailers fizeram um show antológico no Zimbábue (antiga Rodésia) em comemoração da independência recém conquistada por aquele país, após viver sob o domínio do Reino Unido. Todas as despesas foram pagas pelo próprio Bob Marley. Sua apresentação era como um presente para aquele povo. O show aconteceu para um público que lotou o Rufaro Stadium, na cidade de Salisbury, que atualmente se chama Harare, capital do país. O convite para Marley se apresentar lá se deveu por causa da canção “Zimbabwe”, do álbum Survival, que o astro do reggae compôs e gravou com os Wailers em 1979, em apoio à guerrilha, que desde 1964, estava em conflito contra o governo ditatorial, racista e segregacionista da Rodésia. A canção tornou-se um hino de liberdade daquele povo do Zimbábue.

As finalizações do álbum Uprising aconteceram naquele mesmo mês de abril. Em maio, um mês antes do lançamento de Uprising, Bob Marley & The Wailers partiram para turnê promocional do novo álbum, que começou com um show no Hallenstadion, e Zurique, na Suíça, que deu início à etapa europeia da turnê. Em seguida, começou a etapa norte-americana.


Bob Marley & The Wailers no show de festa da independência do Zimbábue,
no Rufaro Stadium, em Salisbury (atual Harare). 


Lançado em 10 de junho de 1980, Uprising prossegue com o conceito de Survival que iniciou a trilogia idealizada por Bob Marley. Algumas canções se mostram autobiográficas, outras trazem citações e paráfrases bíblicas. Temas como amor, pecado, união e cooperação, são abordados nas letras das canções que compõem o álbum. Musicalmente, Uprising apresenta Bob Marley & The Wailers flertando com outros estilos que vão além do reggae como afrobeat, estilo que ganhou projeção internacional através do nigeriano Fela Kuti (1938-1997).

A capa do álbum mostra uma ilustração com um homem negro com dreadlocks longos, de braços estendidos em forma de “V”. Ao fundo, se vê montanhas que seriam uma referência aos Montes Azuis, uma cadeia de montanhas localizada na Jamaica.  Atrás das montanhas, um sol a raiar, como se representasse o raiar de um novo momento que está por vir, e que desperta o homem de dreadlocks para rebelar-se contra o “sistema babilônico” tão atacado por Bob Marley em suas canções como “Babylon System”, faixa do álbum Survival.

Uprising começa com “Coming In The Cold”, canção cuja letra Marley sugere que o sistema divide o povo para mantê-lo cativo. O sistema seria para Marley, o poder do opressor que dominava boa parte dos países africanos, que nos anos 1970, alguns deles ainda eram colônias de países europeus.

“Real Situation” trata sobre o conflito entre nações. A letra, um tanto quanto pessimista, contrasta com o ritmo descontraído executado pela banda. Misto de reggae e ska, com uma sonoridade que remete ao início da carreira de Marley, “Bad Card” seria uma espécie de mensagem velada do “Rei do Reggae” contra o seu ex-empresário, Don Taylor, acusado por Marley de ter roubado seu dinheiro. O destaque em “Bad Card” fica para as I-Threes, trio vocal formado por Rita Marley, Marcia Griffiths e Judy Mowatt, que fazia os vocais de apoio de Bob Marley nos discos e shows.

Fechando o lado A da versão LP de Uprising, “We And Dem”, faixa onde Bob Marley afirma que alguém tem que pagar pelo sangue derramado dos inocentes.  

I-Threes, da esquerda para a direita: Judy Mowatt, Rita Marley e Marcia Griffits.

“Zion Train”, faixa que abre o lado B da versão LP do álbum, faz referência bíblica ao Monte Sião, que para os rastafáris, seria a “terra prometida”. Ao mesmo tempo, “Zion Train” parece ser uma “canção de despedida”, um presságio de Bob Marley à sua própria vida: “I gotta catch this train / Cause thee is no other station / Then you going in the same direction” (“Tenho de pegar este trem / Porque não há nenhuma estação / Então você vai na mesma direção”).

“Pimper’s Paradise” conta a história de uma prostituta deslumbrada pelo mundo do prazer, das festas, do dinheiro, das drogas e do glamour. Os versos do refrão possuem um tom triste e melancólico.

A faixa seguinte, “Could You Be Loved”, é um dos maiores sucessos de Uprising e da carreira de Bob Marley. Foi o primeiro single do álbum. “Could You Be Loved” possui um ritmo dançante irresistível, em que Bob Marley & The Wailers funde reggae ao funk e à disco music. O verso “So while you point your fingers someone else is judging you” (“Então enquanto você aponta seu dedo, outro alguém está julgando você”), é uma clara alusão a uma passagem da Bíblia, em Mateus 7:1, que diz “Não julgueis para que não sejais julgado”. Uma curiosidade em “Could You Be Loved” é o uso da cuíca, instrumento comum no samba, e que nesta música, aparece já na introdução, e é tocado por toda a sua extensão.

Em “Forever Loving Jah”, Bob Marley expressa sua profunda devoção a Jah. A letra possui uma grande carga de otimismo e esperança. As I-Threes fazem uma bela participação no apoio vocal nesta faixa.  

Uprising termina com “Redemption Song”, uma música que destoa de todo o resto do álbum por fugir completamente das referências do reggae. A canção é uma folk music que remete a Bob Dylan, e nela Marley, canta apenas acompanhado do seu violão. Como grande recado, Marley afirma nesta canção que a nossa liberdade mental só depende de nós mesmos.

A etapa europeia de Uprising, iniciada em maio de 1980 na Suíça, passou por Alemanha, França, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos, Itália, Espanha, Irlanda, Escócia e País de Gales. O show no estádio San Siro, em Milão, na Itália, em 27 de junho de 1980, atraiu um público extraordinário, estimado em 120 mil pessoas. Em 16 de setembro, começou a etapa norte-americana da turnê com um show no JB Hynes Auditorium, em Boston.


Público aguardando Bob Marley & The Wailers no histórico concerto no estádio San Siro,
em Milão, na Itália, em junho de 1980. 

Desde o começo da turnê de Uprising, a saúde de Bob Marley se mostrava cada vez mais frágil. Contundo, a situação se tornou preocupante em 21 de setembro, quando Marley desmaiou quando corria no Central Park, em Nova York, um dia após apresentar-se com os Wailers naquela cidade no Madison Square Garden, abrindo o show dos Commodors. Marley foi levado ao Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Manhattan, onde após uma bateria de exames, foi detectado que um câncer havia se alastrado pelo fígado, pulmões e cérebro.

A origem desse câncer vem de 1977, quando Marley descobriu um ferimento no dedão do pé, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. O ferimento não cicatrizava, a unha do dedão chegou a cair. Marley procurou uma ajuda médica, e depois de exames, foi diagnosticado um melanoma maligno no dedão. Os médicos aconselharam a amputação do dedão, mas Bob Marley rejeitou o procedimento por causa dos princípios da sua religião rastafári que não permite cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo. Além disso, ele acreditava que isso atrapalharia a sua dança no palco. A alternativa foi tratar a doença por meio de uma cirurgia para remover as células cancerígenas. Contudo, o tratamento revelou-se um fracasso. Durante aqueles anos até o incidente em Nova York, a doença de Marley foi mantida em sigilo. Os médicos do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center deram ao astro do reggae alguns meses de vida. A turnê norte-americana teve que ser cancelada. O último show da turnê e também da vida de Bob Marley, foi em 23 de setembro de 1980, em Pittsburgh, no Stanley Theatre.  


Bob Marley num show em Pittsburg, nos Estados Unidos, em setembro de 1980,
o último da vida do astro do reggae. 


Para tentar reverter a situação, a última tentativa de Bob Marley foi submeter-se ao tratamento do Dr. Josef Issels (1907-1998), em Munique, na Alemanha, conhecido por seu tratamento de câncer considerado ineficaz. O tratamento durou meses, e ao invés de melhorar, a doença só se agravou. Em maio de 1981, a família de Marley foi informada que nada mais poderia ser feito pelo cantor. Durante a viagem de retorno para a Jamaica, o estado de saúde de Bob Marley piorou. Em desembarque em Miami, na Flórida, nos Estados Unidos, Marley foi internado às pressas no hospital Cedars Of Lebanon, onde faleceu no dia 11 de maio, aos 36 anos de idade. 

Bob Marley foi sepultado em 21 de maio, Nine Mile, a aldeia onde ele nasceu, na Jamaica. O sepultamento de Marley teve honras de chefe de Estado, e contou com a presença de milhares de fãs. A cerimônia do sepultamento combinou ritual do rastafarianismo com o da Igreja Ortodoxa Etíope, esta última, uma religião à qual Marley havia se convertido seis meses antes de morrer. Bob Marley teria sido enterrado com alguns objetos pessoais, dentre eles uma guitarra Gibson Les Paul, embora há quem afirme que foi uma Fender Stratocaster.

Em 1983, foi lançado o álbum póstumo Confrontation, composto por material inédito até então e de singles gravados por Bob Marley & The Wailers entre 1977 e 1980.  Confrontation fecha a trilogia idealizada por Marley em 1979 com o álbum Survival.

Faixas

Todas as faixas são escritas por Bob Marley.

Lado 1

  1. "Coming In From The Cold"
  2. "Real Situation"          
  3. "Bad Card"      
  4. "We And Dem"            
  5. "Work"             
Lado 2

  1. "Zion Train"
  2. "Pimper's Paradise"   
  3. "Could You Be Loved"
  4. "Forever Loving Jah" 
  5. "Redemption Song"

Referências:
Revista Bizz – Edição 52 - novembro/1989, Editora Azul
Bob Marley - A Biography - David V. Moskowitz, 2007, Greenwood Press


"Coming In From The Cold"


"Real Situation"


"Bad Card"


"We And Dem"


"Work"


"Zion Train"


"Pimper's Paradise"


"Could You Be Loved"


"Forever Loving Jah"


"Redemption Song"
(videoclipe original)


"Could You Be Loved"
(ao vivo, Turnê Uprising, 1980)

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