“Uprising” (Tuff Gong/Island Records, 1980), Bob Marley & The Wailers
Mal
encerraram em janeiro de 1980 a turnê de Survival (álbum lançado em outubro
de 1979), Bob Marley & The Wailers entraram em estúdio naquele mesmo início
de ano para as gravações do novo álbum, Uprising. A aparente urgência de Bob
Marley iria fazer sentido meses mais tarde para o grande público: o ídolo maior
do reggae tinha pouco tempo de vida.
Uprising faz parte de uma trilogia iniciada
com o Survival, e que se finalizou com o álbum póstumo, Confrontation
(1983). A ideia da trilogia surgiu depois das críticas que o álbum Kaya
(1978) sofreu por parte da imprensa que acusou Marley e os Wailers de terem
sido menos militantes com a causa negra e menos politizados como se mostravam
nos discos anteriores. O discurso teria se “amansado”. A trilogia idealizada
por Marley teria como foco central a África, a “terra-mãe”, para onde todos os
negros deveriam retornar, serem livres e senhores dos seus próprios destinos. Era
uma espécie de “convocação”.
Survival foi o primeiro álbum da série, um
disco politizado, cuja capa mostra bandeiras de todos os países do continente
africano. Um disco que prega a unificação dos povos africanos contra a
repressão política e o apartheid. O álbum foi aclamado pela crítica e pelo
público, e Marley elevado a porta-voz dos povos africanos. E não só dos
africanos: por tabela, Marley se transforma no porta-voz também dos povos
oprimidos de todo o mundo, independente da cultura, da raça e da religiosidade.
Uprising
prossegue com a trilogia iniciada com Survivor.
As gravações
de Uprising
ocorreram entre janeiro e abril de 1980. Contudo, Bob Marley & The Wailers fizeram
dois intervalos nas gravações do novo álbum para fazerem duas viagens
especiais. Em março, Bob Marley e sua comitiva visitaram o Rio de Janeiro, aqui
no Brasil, a convite da gravadora alemã Ariola, que estava se instalando no
país. Marley e os Wailers foram muito bem recebidos no Brasil, jogaram uma
partida de futebol com artistas brasileiros como Chico Buarque, Toquinho, Alceu
Valença e funcionários da Ariola. À noite, Marley e os Wailers foram os
convidados especiais da festa promovida pela Ariola, no Morro da Urca, no Rio
de Janeiro. Vários nomes consagrados da música brasileira estiveram presentes
como Moraes Moreira, Marina Lima, Simone, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil),
Luiz Melodia entre outros.
Bob Marley, Moraes Moreira e Marina Lima na festa da gravadora Ariola, no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, em março de 1980. |
No mês
seguinte, em abril, Bob Marley & The Wailers fizeram um show antológico no
Zimbábue (antiga Rodésia) em comemoração da independência recém conquistada por
aquele país, após viver sob o domínio do Reino Unido. Todas as despesas foram
pagas pelo próprio Bob Marley. Sua apresentação era como um presente para
aquele povo. O show aconteceu para um público que lotou o Rufaro Stadium, na
cidade de Salisbury, que atualmente se chama Harare, capital do país. O convite
para Marley se apresentar lá se deveu por causa da canção “Zimbabwe”, do álbum Survival,
que o astro do reggae compôs e gravou com os Wailers em 1979, em apoio à
guerrilha, que desde 1964, estava em conflito contra o governo ditatorial,
racista e segregacionista da Rodésia. A canção tornou-se um hino de liberdade
daquele povo do Zimbábue.
As
finalizações do álbum Uprising aconteceram naquele mesmo
mês de abril. Em maio, um mês antes do lançamento de Uprising, Bob Marley
& The Wailers partiram para turnê promocional do novo álbum, que começou
com um show no Hallenstadion, e Zurique, na Suíça, que deu início à etapa
europeia da turnê. Em seguida, começou a etapa norte-americana.
Bob Marley & The Wailers no show de festa da independência do Zimbábue, no Rufaro Stadium, em Salisbury (atual Harare). |
Lançado em
10 de junho de 1980, Uprising prossegue com o conceito de
Survival
que iniciou a trilogia idealizada por Bob Marley. Algumas canções se mostram
autobiográficas, outras trazem citações e paráfrases bíblicas. Temas como amor,
pecado, união e cooperação, são abordados nas letras das canções que compõem o
álbum. Musicalmente, Uprising apresenta Bob Marley &
The Wailers flertando com outros estilos que vão além do reggae como afrobeat,
estilo que ganhou projeção internacional através do nigeriano Fela Kuti
(1938-1997).
A capa do
álbum mostra uma ilustração com um homem negro com dreadlocks longos, de braços
estendidos em forma de “V”. Ao fundo, se vê montanhas que seriam uma referência
aos Montes Azuis, uma cadeia de montanhas localizada na Jamaica. Atrás das montanhas, um sol a raiar, como se
representasse o raiar de um novo momento que está por vir, e que desperta o
homem de dreadlocks para rebelar-se contra o “sistema babilônico” tão atacado
por Bob Marley em suas canções como “Babylon System”, faixa do álbum Survival.
Uprising começa com “Coming In The Cold”,
canção cuja letra Marley sugere que o sistema divide o povo para mantê-lo
cativo. O sistema seria para Marley, o poder do opressor que dominava boa parte
dos países africanos, que nos anos 1970, alguns deles ainda eram colônias de
países europeus.
“Real
Situation” trata sobre o conflito entre nações. A letra, um tanto quanto
pessimista, contrasta com o ritmo descontraído executado pela banda. Misto de
reggae e ska, com uma sonoridade que remete ao início da carreira de Marley,
“Bad Card” seria uma espécie de mensagem velada do “Rei do Reggae” contra o seu
ex-empresário, Don Taylor, acusado por Marley de ter roubado seu dinheiro. O
destaque em “Bad Card” fica para as I-Threes, trio vocal formado por Rita
Marley, Marcia Griffiths e Judy Mowatt, que fazia os vocais de apoio de Bob
Marley nos discos e shows.
Fechando o
lado A da versão LP de Uprising, “We And Dem”, faixa onde Bob
Marley afirma que alguém tem que pagar pelo sangue derramado dos inocentes.
I-Threes, da esquerda para a direita: Judy Mowatt, Rita Marley e Marcia Griffits. |
“Zion Train”, faixa que abre o lado B da versão LP do álbum, faz referência bíblica ao Monte Sião, que para os rastafáris, seria a “terra prometida”. Ao mesmo tempo, “Zion Train” parece ser uma “canção de despedida”, um presságio de Bob Marley à sua própria vida: “I gotta catch this train / Cause thee is no other station / Then you going in the same direction” (“Tenho de pegar este trem / Porque não há nenhuma estação / Então você vai na mesma direção”).
“Pimper’s
Paradise” conta a história de uma prostituta deslumbrada pelo mundo do prazer,
das festas, do dinheiro, das drogas e do glamour. Os versos do refrão possuem um
tom triste e melancólico.
A faixa
seguinte, “Could You Be Loved”, é um dos maiores sucessos de Uprising
e da carreira de Bob Marley. Foi o primeiro single do álbum. “Could You Be
Loved” possui um ritmo dançante irresistível, em que Bob Marley & The
Wailers funde reggae ao funk e à disco music. O verso “So while you point your fingers someone else is judging you” (“Então enquanto você aponta seu dedo, outro
alguém está julgando você”), é uma clara alusão a uma passagem da Bíblia,
em Mateus 7:1, que diz “Não julgueis para
que não sejais julgado”. Uma curiosidade em “Could You Be Loved” é o uso da
cuíca, instrumento comum no samba, e que nesta música, aparece já na
introdução, e é tocado por toda a sua extensão.
Em “Forever
Loving Jah”, Bob Marley expressa sua profunda devoção a Jah. A letra possui uma
grande carga de otimismo e esperança. As I-Threes fazem uma bela participação no
apoio vocal nesta faixa.
Uprising termina com “Redemption Song”, uma
música que destoa de todo o resto do álbum por fugir completamente das
referências do reggae. A canção é uma folk music que remete a Bob Dylan, e nela
Marley, canta apenas acompanhado do seu violão. Como grande recado, Marley
afirma nesta canção que a nossa liberdade mental só depende de nós mesmos.
A etapa
europeia de Uprising, iniciada em maio de 1980 na Suíça, passou por
Alemanha, França, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos, Itália, Espanha, Irlanda,
Escócia e País de Gales. O show no estádio San Siro, em Milão, na Itália, em 27
de junho de 1980, atraiu um público extraordinário, estimado em 120 mil
pessoas. Em 16 de setembro, começou a etapa norte-americana da turnê com um
show no JB Hynes Auditorium, em Boston.
Público aguardando Bob Marley & The Wailers no histórico concerto no estádio San Siro, em Milão, na Itália, em junho de 1980. |
Desde o
começo da turnê de Uprising, a saúde de Bob Marley se mostrava cada vez mais
frágil. Contundo, a situação se tornou preocupante em 21 de setembro, quando
Marley desmaiou quando corria no Central Park, em Nova York, um dia após
apresentar-se com os Wailers naquela cidade no Madison Square Garden, abrindo o
show dos Commodors. Marley foi levado ao Memorial Sloan-Kettering Cancer Center,
em Manhattan, onde após uma bateria de exames, foi detectado que um câncer
havia se alastrado pelo fígado, pulmões e cérebro.
A origem desse
câncer vem de 1977, quando Marley descobriu um ferimento no dedão do pé, que
ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. O ferimento não
cicatrizava, a unha do dedão chegou a cair. Marley procurou uma ajuda médica, e
depois de exames, foi diagnosticado um melanoma maligno no dedão. Os médicos
aconselharam a amputação do dedão, mas Bob Marley rejeitou o procedimento por
causa dos princípios da sua religião rastafári que não permite cortar, aparar
ou amputar qualquer parte do corpo. Além disso, ele acreditava que isso
atrapalharia a sua dança no palco. A alternativa foi tratar a doença por meio
de uma cirurgia para remover as células cancerígenas. Contudo, o tratamento
revelou-se um fracasso. Durante aqueles anos até o incidente em Nova York, a
doença de Marley foi mantida em sigilo. Os médicos do Memorial Sloan-Kettering
Cancer Center deram ao astro do reggae alguns meses de vida. A turnê
norte-americana teve que ser cancelada. O último show da turnê e também da vida
de Bob Marley, foi em 23 de setembro de 1980, em Pittsburgh, no Stanley Theatre.
Bob Marley num show em Pittsburg, nos Estados Unidos, em setembro de 1980, o último da vida do astro do reggae. |
Para tentar
reverter a situação, a última tentativa de Bob Marley foi submeter-se ao
tratamento do Dr. Josef Issels (1907-1998), em Munique, na Alemanha, conhecido
por seu tratamento de câncer considerado ineficaz. O tratamento durou meses, e
ao invés de melhorar, a doença só se agravou. Em maio de 1981, a família de
Marley foi informada que nada mais poderia ser feito pelo cantor. Durante a
viagem de retorno para a Jamaica, o estado de saúde de Bob Marley piorou. Em
desembarque em Miami, na Flórida, nos Estados Unidos, Marley foi internado às
pressas no hospital Cedars Of Lebanon, onde faleceu no dia 11 de maio, aos 36
anos de idade.
Bob Marley foi
sepultado em 21 de maio, Nine Mile, a aldeia onde ele nasceu, na Jamaica. O
sepultamento de Marley teve honras de chefe de Estado, e contou com a presença
de milhares de fãs. A cerimônia do sepultamento combinou ritual do
rastafarianismo com o da Igreja Ortodoxa Etíope, esta última, uma religião à
qual Marley havia se convertido seis meses antes de morrer. Bob Marley teria
sido enterrado com alguns objetos pessoais, dentre eles uma guitarra Gibson Les
Paul, embora há quem afirme que foi uma Fender Stratocaster.
Em 1983, foi
lançado o álbum póstumo Confrontation, composto por material
inédito até então e de singles gravados por Bob Marley & The Wailers entre
1977 e 1980. Confrontation fecha a
trilogia idealizada por Marley em 1979 com o álbum Survival.
Faixas
Todas as
faixas são escritas por Bob Marley.
Lado 1
- "Coming In From The Cold"
- "Real Situation"
- "Bad Card"
- "We And Dem"
- "Work"
Lado 2
- "Zion Train"
- "Pimper's Paradise"
- "Could You Be Loved"
- "Forever Loving Jah"
- "Redemption Song"
Referências:
Revista Bizz –
Edição 52 - novembro/1989, Editora Azul
Bob Marley - A Biography - David V. Moskowitz, 2007, Greenwood Press
(videoclipe original)
(ao vivo, Turnê Uprising, 1980)
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