“The Game” (1980, EMI), Queen



Por Sidney Falcão

Com o álbum Jazz, de 1978, o Queen dava adeus à sua sonoridade glamurosa e grandiloquente dos anos 1970, e abria os braços para a nova década que estava chegando através do som mais acessível, “enxuto” e direto do álbum The Game, de 1980. The Game mostra um Queen renovado musicalmente e visualmente, conectado com as transformações pelas quais o rock e a música pop passavam na virada dos anos 1970 para os anos 1980. Em The Game, o Queen se mostra mais radiofônico, mais pop, flertando com a disco music e a new wave. A grande novidade mesmo foi o fato do Queen usar pela primeira vez um sintetizador, instrumento que a banda se orgulhava em informar nos créditos de seus discos anteriores que não utilizava. Se a inclinação do Queen para uma sonoridade mais pop, desagradou os antigos fãs, por outro lado, acabou atraindo uma nova geração de fãs.

Para escapar dos altos tributos do Reino Unido, a banda decide se mudar para Munique, na então Alemanha Ocidental, emendar gravação de disco com turnê, e só retornar para terra natal para apresentações ou breves visitas. O esquema acabou afetando positivamente nas finanças do quarteto inglês. The Game começou a ser concebido em junho de 1979, quando a banda lançou o seu primeiro álbum gravado ao vido, Live Killers, álbum duplo que registra a turnê do álbum Jazz.

A partir de meados de 1979, o Queen entrou num ritmo inacreditável e intenso de trabalho que se estenderia num espaço de dois anos. O quarteto se desdobrou em gravação de disco, gravação de uma trilha sonora para um film e turnês, uma delas bastante extensa, incluindo a América do Sul, lugar que a banda inglesa ainda não havia se apresentado.

No final de 1979, o Queen comprou o Mountain Studios, em Montreaux, na Suíça. Contudo, a banda só passaria a gravar os seus discos naqueles estúdios só a partir do álbum Hot Space, em 1982. The Game foi gravado no Musicland Studios, em Munique, na Alemanha, em duas etapas: a primeira etapa, entre junho e julho de 1979, e a segunda entre fevereiro e maio de 1980.

Paralelo às gravações de The Game, o Queen gravava no mesmo período a trilha sonora para o filme Flash Gordon, do diretor Mike Hodges, que estreou nos cinemas em dezembro de 1980. Apesar da trilha sonora do Queen, o filme é de uma cafonice terrível.

Em outubro de 1979, foi lançado o single de “Crazy Little Thing Called Love”, primeiro fruto da primeira etapa de gravações de The Game. Inspirada no rockabilly dos anos 1950, a música ganhou um videoclipe em que os membros do Queen aparecem vestido de jaqueta de couro e cabelos curtos, um visual que espantou os fãs acostumados com a estética glam rock que a banda tinha. O single fez um enorme sucesso, que diga-se de passagem, a banda nem esperava. Alcançou o 2º lugar no Reino Unido, e o 1º lugar na Billboard 200, nos Estados Unidos, no começo de 1980.


Freddie Mercury, Brian May e Roger Taylor em cena do
videoclipe de "Crazy Little Thing Called Love".

Por causa do sucesso do single, o Queen teve uma ideia um tanto quanto inusitada para o status que a banda havia chegado àquela altura da carreira: fazer shows em pequenos espaços. Entre os meses de novembro e dezembro de 1979, o Queen fez a Crazy Tour, uma turnê que percorreu o Reino Unido fazendo 18 apresentações em pequenos espaços, com capacidade para pouco mais de 1.500 pessoas. Acostumada a tocar em grandes estádios e arenas lotadas após conquistar a fama, a banda tinha como objetivo nessa turnê se aproximar mais do seu público. Como a ideia parecia uma loucura para uma banda como o Queen, a turnê foi batizada de “Crazy” (louco). Mas ao mesmo tempo, fazia alusão a “Crazy Little Thing Called Love”, cujo single, só nos Estados Unidos, havia vendido pouco mais de 1 milhão de cópias.

Em janeiro de 1980, foi lançado o single de “Save Me”, 11º lugar na parada de singles no Reino Unido. A segunda etapa de gravação de The Game prossegue entre fevereiro e maio de 1980. O Queen lança em maio o single de “Play The Game”, o terceiro single antecede o lançamento de The Game, que alcança o 14º lugar no Reino Unido e 42º lugar na para da Billboard, nos Estados Unidos.

Finalmente, em 30 de junho de 1980, The Game foi lançado. Oitavo álbum de estúdio do Queen, The Game foi melhor recebido pela imprensa musical do que Jazz, que teve opiniões bastante divididas.

Um som de jato supersônico ou de alguma espécie de nave espacial, simulado por sintetizador (um Oberheim OB-X), anuncia início de “Play The Game”, faixa que abre o álbum The Game. É a confirmação da adesão do Queen ao instrumento eletrônico que por anos rejeitara. O som espacial logo dá lugar à voz de Freddie Mercury ao piano, seguido por baixo, guitarra e bateria. No meio da canção, o sintetizador retorna fazendo mais efeitos sonoros. Composta por Freddie Mercury, “Play The Game” é uma canção que fala sobre o jogo do amor, de se manter aberto a uma paixão e de não ter medo de se entregar a ela. O videoclipe de “Play The Game” mostra pela primeira vez Freddie Mercury usando de bigode, imagem que a partir de então se tornaria uma marca registrada do vocalista do Queen.


Queen em estúdio na gravação do videoclipe de "Play The Game".

“Dragon Attack” é a faixa do álbum que mais lembra o Queen do passado. A diversidade rítmica da música impressiona o ouvinte, e permite que cada membro da banda mostre as suas habilidades nos seus respectivos instrumentos. John Deacon faz uma linha de baixo que revela a influência da música negra americana na sua formação musical. Roger Taylor faz solos pesados e incríveis na sua bateria. Brian May criou camadas sobrepostas de guitarras que dão ao ouvinte a impressão de que o Queen ter dois guitarristas.

A faixa seguinte, “Another One Bites The Dust”, é um dos maiores sucessos da carreira do Queen. Composta por John Deacon, a música possui uma linha de baixo completamente inspirada na de “Good Times”, megahit do Chic. “Another One Bites The Dust” gerou uma grande tensão entre Deacon e o baterista Roger Taylor, que discordava da presença de uma canção disco music num álbum de rock. Deacon, um admirador confesso de soul music e R&B, venceu o duelo e a música acabou entrando no álbum. Quem primeiro percebeu o potencial de “Another One Bites The Dust” foi ninguém menos que Michael Jackson, que ao visitar o camarim do Queen num show da banda em Los Angeles, elogiou a música e sugeriu que fosse lançado um single para ela. Para desespero de Taylor, “Another One Bites The Dust” fez um enorme sucesso em escala mundial, não só em execuções em rádio como nas pistas das discotecas. “Another One Bites The Dust” chegou a figurar entre as músicas mais tocadas nas paradas de música negra nos Estados Unidos. O single de “Another One Bites The Dust” foi lançado e confirmou o faro de sucesso de Michael Jackson: o single alcançou o 1º lugar nos Estados Unidos, onde vendeu 3 milhões de cópias, e foi 7º lugar no Reino Unido.


A linha de baixo de "Good Times", sucesso da band Chic (foto), serviu de
referência para "Another One Bites The Dust".

Uma curiosidade que pouca gente sabe sobre “Another One Bites The Dust”, é que um ator pediu ao Queen a permissão para usar a música como tema de uma sequência de um filme que ele estava escrevendo o roteiro e iria estrelar. No entanto, o Queen negou o pedido. O tal ator recorreu a uma banda até então pouco conhecida para compor a música tema para o filme. O ator era Sylvester Stallone, o filme em questão era Rocky 3, que estreou nos cinemas em 1982, e a música composta para o filme foi "Eye Of The Tiger", que elevou a banda Survivor do semianonimato para a fama internacional.

“Need Your Loving Tonight”, outra composição de John Deacon presente no álbum, é um típico pop rock feito na medida certa para tocar no rádio. A letra refere-se a um rapaz que foi abandonado pela garota que ama, mas que não consegue esquecê-la e sonha um dia reconquistá-la.

Lançada em formato single oito meses antes do álbum, “Crazy Little Thing Called Love” é um rockabilly com um espírito bem anos 1950, em que o Queen presta uma homenagem a Elvis Presley. Freddie Mercury canta completamente inspirado no “Rei do Rock”. “Crazy Little Thing Called Love” foi a primeira música do Queen atingir o 1º lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, no final de 1979, quando havia sido recém lançada em single. Os versos da música fazem referência a um jovem garotão que deseja viver a vida sem rumo, livre, pilotando a sua moto, sem se prender ao amor. Na versão LP de The Game, “Crazy Little Thing Called Love” é a faixa que encerra o lado A.


Dica de "rei" para "rainha": foi Michael Jackson quem sugeriu ao Queen que
lançasse um single de "Another One Bites The Dust".

O lado B da versão LP de The Game começa com “Rock It (Prime Jive)”, de autoria do baterista Roger Taylor. A música começa como uma balada cantada por Freddie Mercury declarando o seu amor ao rock’n’roll: “When I hear that rock and roll / It gets down to my soul / When it's real rock and roll” (“Quando ouço esse rock and roll / Ele fica na minha alma / Quando é verdadeiro rock and roll”). Após os três primeiros versos, a música ganha ritmo através de um rock básico e veloz, com clara influência da new wave. Dessa parte em diante, quem canta é Roger Taylor. Há a presença do sintetizador, que é tocado pelo produtor Reinhold Mack.

“Don’t Try Suicide”, de Freddie Mercury, possui um riff de guitarra na introdução que curiosamente lembra muito o riff de “Walking On The Moon”, do The Police. Ao mesmo tempo, a linha de baixo remete ao jazz. Embora seja uma música com um ritmo descontraído, a letra aborda um tema muito delicado que é o suicídio. A canção trata sobre alguém que tenta convencer uma garota a desistir do suicídio. O tema tão delicado, contrasta com o ritmo descontraído da canção, o que levou o Queen a ser criticado na época por acreditarem que a banda estaria debochando de um assunto tão sério.

A próxima faixa, a bela balada “Sail Away Sweet Sister (To The Sister I Never Had)”, de Brian May, que também canta a canção. No entanto, Freddie Mercury canta em um trecho da música, pouco depois da pausa instrumental: “Hot child, don't you know, you're Young / You've got your whole life ahead of you / You can throw it away too soon / Way too soon” (“Ardente criança, você não sabe, você é jovem / Você tem a vida toda à sua frente / Você pode jogá-la fora muito cedo / Cedo demais”). O conteúdo da letra um é tanto dúbio: parece se referir a uma irmã do guitarrista, mas pode também se referir a alguma mulher por quem ele foi apaixonado.


Brian May no Mountain Studios: voz principal em "Sail Away Sweet Sister".

Composta por Roger Taylor, “Coming Soon” é um pop rock radiofônico, bem ao estilo da banda Electric Light Orchestra, que por coincidência ou não, já havia trabalhado com Reinhold Mack, produtor de The Game. Para alguns críticos musicais, é a faixa mais fraca do álbum. Roger Taylor queria que a música fosse lançada como single, mas os outros membros do Queen vetaram.

Fechando o álbum com chave de ouro, “Save Me”, canção que mostra que Brian May além de um guitarrista talentosíssimo, tem uma grande capacidade em compor belas baladas. “Save Me” teria sido composta por May depois que soube que um amigo seu havia passado por um final de casamento difícil. A letra descreve a dor profunda de um homem amargurado pelo final da vida conjugal com a mulher que tanto amava, mas que apesar do amor que ainda sente por ela, procura se livrar desse sentimento e dar um novo rumo à sua vida.

No mesmo dia de lançamento de The Game, o Queen deu início a uma longa turnê mundial do álbum de quase um ano e meio, que além da América do Norte, Europa e Ásia, incluiu no seu roteiro uma novidade: a América do Sul. Pela primeira vez o Queen passaria pela América do Sul, numa época em que pouquíssimas grandes estrelas da música internacional costumavam excursionar por esse continente. Na etapa sul-americana da turnê, o Queen tocou no Brasil, Argentina e Venezuela.

Quando passou a turnê passou pelo Brasil, a banda fez duas apresentações, 20 e 21 de março de 1981, no Estádio do Morumbi. Haviam mais três shows da turnê agendados para o Brasil, mas que foram cancelados: Porto Alegre, no Estádio Olímpico, dia 13 de março, e Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã, 27 de março. Este último foi cancelado e remarcado para 3 de outubro, no Maracanã, mas foi novamente cancelado.


Queen posando na arquibancada do estádio do Morumbi,
em São Paulo, em  março de 1981.


Foi a partir da turnê de The Game que Freddie Mercury se apresentou pela primeira vez shows com o seu espesso bigode. Inicialmente, a reação do público não foi das mais amistosas. Em alguns shows, os fãs chegaram a atirar ao palco aparelhos descartáveis de barbear. Os escritórios do Queen passaram a receber vários pacotes de lâminas de barbear enviados pelos fãs. Mas com passar do tempo, o público se acostumou com o bigode de Freddie.

Comercialmente, The Game teve um bom desempenho. O álbum chegou ao 1º lugar nas paradas de álbuns dos Estados Unidos, onde vendeu 4 milhões de cópias. Na Alemanha e Noruega, ficou em 2º lugar. Porém, na terral natal do Queen, o Reino Unido, The Game ficou em 11º lugar na parada de álbuns.

O sucesso de “Another One Bites The Dust”, motivou o Queen a direcionar a sua linha musical para o pop, funk, disco music e R&B, bem como uma exploração ainda maior do sintetizador. Essa nova orientação se refletiu no álbum seguinte, Hot Space, de 1982. Porém, a inclinação da banda para o dance-pop gerou críticas muito duras tanto por parte do público quanto da imprensa musical. Provavelmente, o Queen talvez tivesse exagerado na dose do emprego dos sintetizadores em detrimento da guitarra elétrica, o que só foi corrigido no álbum The Works, de 1984, quando a banda conseguiu estabelecer o equilíbrio entre a sonoridade eletrônica dos sintetizadores e o peso do hard rock da guitarra, baixo e bateria.

Faixas

Lado A

  1. "Play The Game" (Freddie Mercury) 
  2. "Dragon Attack" (Brian May)
  3. "Another One Bites The Dust" (John Deacon)           
  4. "Need Your Loving Tonight" (John Deacon) 
  5. "Crazy Little Thing Called Love" (Freddie Mercury) 
Lado B

  1. "Rock It (Prime Jive)" (Roger Taylor)
  2. "Don't Try Suicide" (Freddie Mercury)
  3. "Sail Away Sweet Sister" (Brian May)
  4. "Coming Soon" (Roger Taylor)           
  5. "Save Me" (Brian May)

Queen: Freddie Mercury (vocais, piano, violão e sintetizador), Brian May vocais, guitarra, violão, piano e sintetizador), John Deacon (baixo, guitarra, piano, violão e percussão) e Roger Taylor (vocais, bateria, percussão, guitarra e sintetizador).

Referências:
A verdadeira história do Queen : os bastidores de uma das maiores bandas de todos os tempos - Mark Blake, 2015, Editora Seoman
Queen - Classic Rock Speciale, nº 11 - novembro-dezembro/2018, Sprea Editori, Italia
Wikipedia


Ouça o álbum The Game na íntegra
(incluindo as faixas bônus "Human Body", 
"It's A Beautiful Day" e "Sandbox")


"Play The Game" (videoclipe oficial_


"Another One Bites The Dust"
(videoclipe oficial)



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