“Hunting High And Low” (Warner, 1985), A-ha
Quem poderia
imaginar que um dos maiores fenômenos da música pop dos anos 1980 viria da fria
Noruega? É bem verdade que não era uma novidade um artista da oriundo da região
da Escandinávia se tornar uma estrala da música pop mundial. Na década de 1970,
o quarteto sueco Abba estourou no mundo interior, emplacou dezenas de hits,
vendeu milhões discos e provou que era possível ser astro da música pop
internacional sem necessariamente ser britânico ou norte-americano. Contudo,
embora sueco, o Abba só conseguiu conquistar o mundo cantando em inglês. Ao
focar na carreira internacional, o quarteto optou em lançar seus álbuns em
inglês e não em sueco. Os álbuns no idioma sueco ficaram restritos à terra
natal do quarteto. Para quem almeja disputar o competitivo mercado da música
pop internacional, o inglês ainda é idioma indispensável.
O A-ha
parece ter aprendido a receita com o Abba. Desde que Morten Harket (vocal), Paul
Waaktaar (guitarra e vocais de apoio) e Magne Furuholmen (teclado e vocais de
apoio) formaram o A-ha, em 1982, em Oslo, na Noruega, os três direcionaram a
carreira da banda para o mercado pop internacional da música. Abriram mão de
gravar suas canções na língua de sua terra natal, o norueguês, e só compunham
em inglês. Obstinados, ainda em 1982, sem nem mesmo ter feito um show se quer,
partiram para Londres em busca de gravadoras. Nada conseguiram e retornam para
a Noruega.
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A-ha no início da carreira. |
Numa nova
tentativa em Londres, conseguem um contrato com a Warner. Por volta de maio de
1984, entraram nos estúdios Eel Pie para gravar boa parte do material para o
primeiro álbum. No final de 1984, sob produção de Tony Mansfield, o A-ha lançou
o seu primeiro single, “Take On Me”, uma canção que na verdade nasceu de uma
outra, “The Juicy Fruit Song”, composta na época em que Paul e Magne tinham uma
outra banda antes do A-ha, a Bridges. Depois que o A-ha foi montado, a canção
foi rebatizada para “Lesson One” e que após algumas mudanças na letra e nos
arranjos, foi rebatizada para “Take On Me”.
O single
teve um bom desempenho na Noruega, alcançando o 3º lugar, mas pífio no Reino
Unido, onde ficou 137º lugar na parada de singles. Acreditando no potencial da
banda e da canção, a matriz da Warner, nos Estados Unidos, decidiu intervir:
investiu tempo e dinheiro para que a banda regravasse “Take On Me”, agora com a
produção de Alan Tarney que deu a aparência que nós conhecemos. Mesmo com uma
nova produção, “Take On Me” fracassou novamente no Reino Unido, e a culpa teria
sido da filial britânica da Warner que pouco teria se empenhado em promover o
single.
Apesar do
novo fracasso comercial do single, a gravadora acreditava no potencial da banda
e da canção, e decidiu fazer um investimento mais agressivo. Além de fazer com
que a banda regravasse “Take On Me”, foi produzido um novo videoclipe, agora
com uma linguagem mais inovadora, em que unia animação e pessoas reais. O
objetivo era não só a conquista do mercado britânico, mas também algo mais
ambicioso, o mercado norte-americano. A direção do videoclipe foi de Steve
Barron, diretor que já havia dirigido videoclipes de grandes sucessos da música
pop como “Don't You Want Me” (The Human League), “Hold Me” (Fleetwood Mac),
“Africa” (Toto), “Baby Jane” (Rod Stewart), “Billie Jean” (Michael Jackson)
entre outros. Barron se consagraria depois no cinema, dirigindo filmes como os da
franquia Tartarugas Ninjas.
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Morten Harket, o produtor Tony Mansfield, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar, em 1984, durante as gravações do álbum Hunting High And Low.. |
Batizado de Hunting High And Low, o álbum de
estreia do A-ha foi lançado em 1º de junho de 1985. Musicalmente, Hunting
High And Low é um álbum de synthpop que reflete a sua época. Embora
possa soar datado, o álbum é recheado de canções de apelo comercial capazes de
encantar gerações que vieram posteriormente ao seu lançamento. As baladas
românticas e as canções dançantes embaladas pelos sintetizadores de Magne
Furuholmen, e o canto cheio de falsetes de Morten Harket se tornaram elementos
que marcariam o som do A-ha. Esse padrão que marcaria a música do trio norueguês
foi estabelecido já neste seu primeiro álbum, e que se repetiria nos álbuns
posteriores.
No mês seguinte ao lançamento do álbum de estreia, foi
lançado nos Estados Unidos o single de “Take On Me”, a versão produzida por
Alan Tarney e que se tornaria a mais famosa. Ao mesmo tempo, o novo e inovador
videoclipe de “Take On Me” estreava na MTV norte-americana causando um impacto
instantâneo nos espectadores. Em pouco tempo, o videoclipe já figurava entre os
mais exibidos naquela emissora, o que contribuiu não só para alavancar as
vendas do single como também do álbum e a tornar o trio norueguês mais
conhecido. Nos Estados Unidos, o single de “Take On Me” alcançou o 1º lugar na Billboard 200, em outro de 1985. No
Reino Unido, o single chegou ao 2º lugar, e na Noruega, a pátria do A-ha,
alcançou o 1º lugar.
E é “Take On Me” quem abre o álbum Hunting High And Low. A
primeira versão produzida de “Take On Me” por Tony Mansfield, tinha semelhanças
com a versão produzida por Alan Tarney. Só que a versão produzida por Mansfield era mais
“raquítica”. A versão produzida por Tarney e que se consagrou mundialmente, tem
uma produção mais robusta, mais “turbinada”, melhor acabada. “Take On Me” é um
synthpop dançante e com uma letra romântica sobre um jovem apaixonado por uma
garota e que está de partida. A garota só tem dois dias para se decidir se quer
seguir com ele ou ficar e talvez nunca mais vê-lo. Em “Take On Me”, Morten
Harket faz uso de seu falsete no refrão, atingindo notas altíssimas. O videoclipe
inovador unindo animação e pessoas reais, ajudou a impulsionar as vendas do
single da música que atingiu a marca de 9 milhões de cópias em todo o mundo.
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Morten Harket numa das cenas do videoclipe de "Take On Me". |
Na sequência, outro synthpop dançante, “Train Of Thought”,
cuja letra teria sido inspirada nas obras de Gunvor Hofmo, Knut Hamsun e Fyodor
Dostoevsky, autores existencialistas que Pål Waaktaar costumava ler. “Train Of
Thought” possui um curioso som de flauta pan certamente produzido por
sintetizador. O single de “Train Of Thought” foi terceiro extraído do álbum,
que no Reino Unido chegou ao 3º lugar, e em todo o mundo vendeu cerca de 500
mil cópias. Assim como o videoclipe de “Take On Me”, o de “Train Of Thought”
também combina animação e pessoas reais.
“Hunting High And Low”, faixa que dá nome ao álbum, é uma
linda balada que na sua primeira parte, possui uma discretíssima inclinação
para bossa nova na sua levada rítmica. A canção é sobre um homem que sai em
busca da mulher que ama incessantemente, não importando a distância e nem o
lugar.
Com uma batida percussiva eletrônica persiste por toda a
faixa, “The Blue Sky” possui um refrão “grudento” e bem repetitivo. Fechando o
lado A do álbum em sua versão LP, “Living A Boy’s Adventure Tale”, cuja base
instrumental é “forrada” por uma sonoridade fria dos sintetizadores de Magne
Furuholmen, e que ainda traz um falsete fantástico de Morten no final da faixa.
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Gunvor Hofmo, Knut Hamsun e Fyodor Dostoevsky: inspirações para a canção "Train Of Thought". |
O lado B começa com “The Sun Always Shines On TV”, um dos
melhores momentos do álbum. A música começa suavemente, com Morten cantando os
primeiros versos. Mais adiante, a música ganha um ritmo pop rock acelerado em
que guitarras, sintetizadores e bateria criam uma parede sonora bastante coesa.
O videoclipe de “The Sun Always Shines On TV” começa com um trecho do
videoclipe de “Take On Me”, o primeiro single do álbum, e foi filmado numa
antiga igreja gótica no subúrbio de Londres, em que a banda aparece em meio a
dezenas de manequins. “The Sun Always Shines On TV” foi o segundo single do
álbum. Chegou ao 1º lugar no Reino Unido em janeiro de 1986, e vendeu em todo o
mundo mais de 5 milhões de cópias. Segue depois a delicada “And You Tell Me”,
uma balada curta de quase dois minutos.
O ritmo volta a ficar empolgante com “Love Is Reason”, outra
faixa do álbum que fez grande sucesso, embora não tenha ganhado um videoclipe. “Love
Is Reason” é um synthpop dançante, radiofônico, e é claro, romântico: Morten
canta que morrerá só de pensar que poderá perder o coração de sua amada. Na
faixa seguinte, “I Dream Myself Alive” o ritmo alegre da música contrasta com
os versos desesperados. A angustiante “Here I Stand And Face The Rain” encerra
o álbum.
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A-ha em 1985, ano de lançamento do álbum Hunting High And Low. |
Hunting High And Low foi um dos mais bem-sucedidos álbuns de
estreia da música pop em todos os tempos. Amparado em canções com forte apelo
comercial, videoclipes muito bem produzidos e evidentemente, em três
integrantes carismáticos, Hunting High And Low alcançou marcas
sensacionais para um álbum de estreia. Na Noruega, não foi surpresa Hunting
High And Low chegar ao 1º lugar da parada de álbuns. No Reino Unido
chegou ao 2º lugar, enquanto que nos Estados Unidos, o álbum chegou apenas ao
15º lugar. O álbum rendeu cinco singles (“Take On Me”, “Love Is Reason”, “The
Sun Always Shine On TV”, “Train Of Thought” e “Hunting High And Low”).
Ao todo, Hunting High And Low vendeu pouco
mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Somente nos Estados Unidos, o
álbum vendeu 1 milhão de cópias, conquistando assim um disco de platina. No
Reino Unido chegou à marca de 900 mil cópias (3 discos de platina), e na
Noruega, pouco mais de 220 mil cópias vendidas.
Além do ótimo desempenho comercial com Hunting High And Low, o
A-ha conquistou prêmios, como os fantásticos oito prêmios MTV Video Music
Awards, em 1986; seis pelo videoclipe de “Take On Me” (“Melhor Artista Revelação”,
“Melhor Vídeo-conceito”, “Melhor Vídeo Experimental”, “Melhor Direção”, “Melhor
Efeitos Especiais” e “Escolha da Audiência”) e dois pelo videoclipe de “The Sun
Always Shine On TV” (“Melhor Edição” e “Melhor Cinematografia”).
Em junho de 1986, um ano após o lançamento de Hunting
High And Low, o A-há iniciou a sua primeira turnê mundial. E não só
isso, por incrível que pareça, apesar de quatro anos de carreira, o A-ha iria
se apresentar ao vivo pela primeira vez, e logo numa turnê internacional. A
turnê passou pela Austrália, Japão, Canadá, Estados Unidos, Áustria, Suíça,
França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Noruega. Durante
a turnê, o trio norueguês lançou o seu segundo álbum de estúdio, Scoundrel
Days, em outubro de 1986. Depois de 171 shows e 113 cidades, a turnê se
encerrou em fevereiro de 1987.
Faixas
Todas as faixas são escritas por Pål Waaktaar , exceto onde
indicado.
Lado 1
- "Take On Me" (Waaktaar/Furuholmen/Harket)
- "Train Of Thought"
- "Hunting High and Low"
- "The Blue Sky"
- "Living A Boy's Adventure Tale" (Waaktaar/Harket)
Lado 2
- "The Sun Always Shines on T.V."
- "And You Tell Me"
- "Love Is Reason" (Waaktaar/Furuholmen)
- "I Dream Myself Alive" (Waaktaar/Furuholmen)
- "Here I Stand And Face The Rain"
A-ha: Morten
Harket (vocal), Magne Furuholmen (sintetizadores e vocais de apoio) Paul Waaktaar (guitarra, vocais de apoio e programações de bateria)
"Take On Me"
(videoclipe oficial)
"Train Of Thought"
(videoclipe oficial)
"Hunting High and Low"
(videoclipe oficial)
"The Blue Sky"
"Living A Boy's Adventure Tale"
"The Sun Always Shines On T.V."
(videoclipe oficial)
"And You Tell Me"
"Love Is Reason"
"I Dream Myself Alive"
"Here I Stand And Face The Rain”
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