“Like A Prayer” (Sire, 1989), Madonna




Por Sidney Falcão

Em 1987, Madonna chegava aos 29 anos de idade como uma jovem estrela de primeira grandeza da música pop, com milhões de fãs em todo o planeta, milhões de discos vendidos e milionária. Além da música, Madonna começava a trilhar o caminho da carreira cinematográfica ao estrelar o filme Who’s That Girl (Quem É Essa Garota, no Brasil), de 1987, cuja trilha sonora ganhou uma turnê mundial, a Who’s That Girl World Tour.

Se na vida profissional, Madonna ida muito bem, o mesmo não podia se dizer da sua vida particular. O seu casamento com o ator Sean Penn naufragava no mar do ciúme doentio e violento do seu então marido. As brigas eram sucessivas, a tal ponto da estrela da música pop sofrer agressões físicas de Penn, tornando a convivência insuportável e perigosa. No final de 1987, o casal iniciou o inevitável processo de divórcio.

Com o processo de divórcio iniciado, um novo ano chegava, o de 1988, que marca os 30 anos de Madonna. A nova idade e as experiências pelas quais ela passou, pareciam ter despertado na estrela, a necessidade de repensar a sua carreira como cantora. Madonna vinha numa sucessão de álbuns que foram grandes sucessos comerciais, e poderia muito bem continuar na “fórmula” musical que vinha dando certo. Só que Madonna queria ir muito além, já era uma mulher, e queria amadurecer o seu discurso, não ser vinculada apenas ao público feminino adolescente que ainda tinha no seu imaginário a Madonna dos tempos de “Like A Virgin”.

A mudança em busca de um trabalho mais maduro acontece no seu próximo álbum, Like A Prayer, de 1989, o quarto da carreira de Madonna. Nele, Madonna abre os arquivos do seu passado familiar através das canções, falando de sua mãe, da relação difícil com o seu pai, da sua educação religiosa castradora, dentre outros assuntos caros para ela. Like A Prayer é sem dúvidas um álbum confessional.

O ano de 1989 começa com Madonna livre de Sean Penn: seu divórcio finalmente foi concluído em janeiro daquele ano. No mesmo mês, Madonna assina um contrato milionário com a Pepsi, no qual estão previstos comerciais da empresa na TV com a participação da cantora, e um patrocínio para a próxima turnê mundial da estrela pop.

Sean Penn e Madonna quando eram casados.


Madonna aparece nos comerciais da Pepsi ao som de “Like A Prayer”, música do novo álbum que a cantora estava em processo de finalização. Nem se quer havia saído um single da música naquele momento. Porém, a estreia do videoclipe de “Like A Prayer” na MTV norte-americana, choca os católicos dos Estados Unidos. Numa das cenas, Madonna - com os cabelos e olhos escuros como uma latina - aparece beijando um santo negro num altar, e esse santo parece ser uma versão negra de Jesus Cristo. Religiosos norte-americanos iniciaram uma campanha pregando o boicote aos produtos da Pepsi, da qual Madonna era garota-propaganda. Pressionada, a Pepsi retira o comercial com Madonna e o patrocínio à turnê da estrela. Contudo, o dinheiro pago pela Pepsi a Madonna pelo patrocínio, cerca de 5 milhões de dólares, não foi necessário devolver. Provavelmente, a empresa teria rompido alguma cláusula do contrato ao retirar o comercial e o patrocínio por causa da situação inusitada, o que teria garantido a não devolução do valor do patrocínio já pago.

No Brasil, a CNBB também fez campanha pela proibição do videoclipe. A TV Globo vetou a veiculação do videoclipe na sua programação. A TV Manchete chegou a exibir o videoclipe, mas depois que cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro da época, Dom Eugênio Sales, apelou ao Ministério da Justiça e ao proprietário da empresa, Adolpho Bloch, o canal deixou de veicular o videoclipe.

Em 21 de março de 1989, o álbum Like A Prayer chegou às lojas em meio a tanta polêmica. A polêmica que a princípio poderia atrapalhar o desempenho comercial do álbum, acabou causando um efeito contrário. Só o single da música “Like A Prayer”, cujo videoclipe foi o estopim de todo o escândalo, foi 1º lugar da Billboard Hot 100. O álbum, que leva o mesmo nome da música, estreou em 13º lugar, mas três semanas já havia chegado ao 1º lugar. Isso mostra que o videoclipe não chocou tanta gente como se imaginava.

Além de trazer os velhos parceiros de Madonna como Patrick Leonard e Stephen Bray na produção de mais um álbum, a grande novidade que Like A Prayer trouxe foi a participação mais do que especial de Prince na faixa “Love Song”, onde além de fazer dueto com Madonna, o astro foi coprodutor da música.

Quem abre o álbum é a faixa-título, cujo videoclipe que causou a revolta de religiosos e da Igreja Católica. “Like A Prayer”, a canção, conta com a participação de um coral gospel, que dá um toque litúrgico e imponente à música.

Madonna em cena do videoclipe de"Like A Prayer".


“Express Yourself” é uma faixa pop dançante sobre autoestima feminina, como fica evidente numa das estrofes: “You deserve the best in life / So if the time isn't right then move on / Second best is never enough / You'll do much better baby on your own”. (“Você merece o melhor na vida / Então se não está na hora certa, siga em frente / Ficar em segundo plano nunca é o bastante / Você fará melhor por conta própria”). A música incentiva as mulheres a não aceitarem menos que um amor verdadeiro, e que elas devem dizer o que querem e como querem num relacionamento afetivo. “Express Yourself” acabou virando hino do empoderamento feminino na época.

“Love Song” traz o encontro de dois gigantes da música pop, Madonna e Prince. A canção é uma balada romântica que trata de desilusão amorosa. Composta por Madonna e Prince, a canção foi co-produzida pelo próprio Prince, o que fez “Love Song” soar como uma típica balada ao estilo Prince.

A faixa seguinte tem um título baseado na célebre frase matrimonial: “Até que a morte nos separe”. Apesar de parecer um pop rock alegre, “Till Death Do Us Part” toca na ferida aberta do casamento conturbado e do divórcio de Madonna com o ator Sean Penn. Destaca o comportamento possessivo e agressivo de Penn.

“Promise To Try” é uma bela e melancólica canção em que Madonna toca num assunto caro para ela, a morte de sua mãe, vítima de câncer de mama quando a cantora tinha apenas cinco anos de idade. Pela primeira vez, a estrela pop aborda o assunto através de uma canção sobre uma pessoa que foi bastante importante na sua vida. A letra destaca as palavras de incentivo que a mãe de Madonna dava à cantora quando ela era criança, incentivando-a a seguir em frente sem olhar para trás. A julgar pela carreira bem-sucedida que construiu, Madonna parece que seguiu à risca os ensinamentos da mãe.

Madonna Fortin Ciccone, mãe de Madonna.


Em “Cherish”, Madonna revive o pop ingênuo e alegre dos girl groups dos anos 1960 produzidos por selos como Stax e Motown. Pop simples e radiofônico, “Cherish” refere-se sobre a busca de um novo amor, o que não deixa de ser um reflexo do momento de renovação, de reconstrução da vida de Madonna após sair de um casamento tão tortuoso.

“Dear Jessie” é uma canção infantil composta por Madonna, dedicada à filha do produtor Patrick Leonard. A canção revela o lado maternal da “Rainha do Pop”, possui uma letra lúdica e cheia de fantasia que incentiva a garotinha a dar liberdade à sua imaginação. O videoclipe de “Dear Jessie” é um lindo desenho animado com bichinhos, anões, soldadinhos de chumbo, sereia e até Madonna desenhada como uma fada.

Após a morte da mãe, Madonna viu o seu pai se casar com a governanta. Se a relação de Madonna com o pai já não era fácil, tornou-se mais difícil após o segundo casamento dele. Os conflitos e o comportamento autoritário do pai são abordados em na dramática “Oh Father”. Assim como a canção, o videoclipe de “Oh Father” é bonito e sensível, e revela muito do relacionamento de Madonna com o pai, e o do sentimento que ela tinha pela mãe após sua morte.

Na funk pop “Keep It Together”, Madonna trata do valor que devemos dar à família e do quanto devemos mantê-la unida. Para ela, família vale ouro. Esse valor destacado por Madonna na letra da canção, ela pôs em prática anos mais tarde, depois que teve a primeira filha, ao adotar crianças de várias nacionalidades. O balanço contagiante de “Keep It Together” é garantido pela percussão envolvente do percussionista brasileiro Paulinho da Costa, e pela guitarra funky de Prince, que apesar de ter tocado nessa faixa, seu nome não aparece nos créditos.

“Spanish Eyes” é uma balada romântica com forte influência espanhola nos arranjos. A canção fala de paixão e da ausência da pessoa amada. “Spanish Eyes” fez mais sucesso na Espanha e América Latina do que nos Estados Unidos. Curiosamente, o single da canção saiu apenas no Brasil.

Fechando o álbum, “Act Of Contriction”, certamente a faixa mais experimental de Like A Prayer, e que assim como “Love Song”, foi produzida por Prince. A faixa traz uma mistura de colagens sonoras como o coral gospel de “Like A Prayer” numa rotação ao contrário, solos de guitarra tocados por Prince, ruídos e efeitos distorcidos. Em meio a um som caótico, a voz de Madonna surge como se estivesse fazendo uma oração, na qual confessa os seus pecados e admite mudar sua vida.

Prince, participação especial no álbum Like A Prayer em duas faixas.


Like A Prayer foi mais um grande sucesso comercial na carreira de Madonna, mas não só isso. Foi um divisor de águas na carreira da grande estrela da música pop, ao mostrar para o mundo uma Madonna mais sensível e madura. A estrela sexy de ares adolescente ficou definitivamente no passado. Nascia uma nova estrela, mais sexy é verdade e fatal, é verdade, porém mais questionadora, mais instigante.

O álbum recebeu os mais diversos elogios da crítica especializada. Jornalistas do meio musical foram unânimes em afirmar que Like A Prayer era o trabalho mais maduro, confessional e introspectivo de Madonna até aquele momento.

Comercialmente, Like A Prayer foi brilhante. Nos Estados Unidos o álbum vendeu mais de 4 milhões de cópias, enquanto que mundialmente atingiu a marcada de 15 milhões de cópias vendidas. O álbum gerou seis singles: além do já citado single de “Like A Prayer” anteriormente, seguiram-se os singles de “Express Yourself” (2º lugar na Billboard Hot 100), “Cherish” (2º lugar na Billboard Hot 100), “Oh Father”, “Dear Jessie” e “Keep It Together”.

Madonna mal colhia os louros do sucesso de Like A Prayer, e já engatava mais um trabalho no cinema, desta vez estrelando o filme Dick Tracy como a personagem Breathless Mahoney, ao lado do astro Warren Beatty no papel principal. O filme estreou em 1990, e em abril daquele ano, Madonna iniciava a Blond Ambition Tour (aquela mesma turnê que seria patrocinada pela Pepsi) para promover a trilha sonora do filme gravada por ela, o disco I’m Breathlees. A turnê durou quatro meses, e apesar de sofrer críticas de grupos religiosos, fez um enorme sucesso de público e foi aclamado pela imprensa.

Faixas

Todas as faixas foram compostas e produzidas por Madonna e Patrick Leonard

Lado A
  1. “Like A Prayer”
  2. "Express Yourself” (composta e produzida por Madonna e Stephen Bray)           
  3. “Love Song” (composta e produzida por Madonna e Prince)         
  4. “Till Death Do Us Part”          
  5. “Promise to Try”

Lado B  
  1. “Cherish”
  2. “Dear Jessie”
  3. “Oh Father”
  4. “Keep It Together” (composta e produzida por Madonna e Stephen Bray) 
  5. “Spanish Eyes”
  6. “Act Of Contrition”

"Like A Prayer" (videoclipe original)




"Express Yourself" (videoclipe original)




"Love Song" (participação especial 
de Prince)




"Till Death Do Us Part"



 
"Promise To Try"




"Cherish"  (videoclipe original)




"Dear Jessie" (videoclipe original)




"Of Father" (videoclipe original)




"Keep It Together"




"Spanish Eyes"




"Act Of Contrition"













Comentários