“Led Zeppelin” (Atlantic, 1969), Led Zeppelin


Quando a banda inglesa The Yardbirds chegou ao fim em julho de 1968, o guitarrista Jimmy Page e o baixista Chris Dreja herdaram um problema: cumprir o compromisso de shows na Escandinávia que já estavam agendados antes da banda acabar. Com a saída do vocalista Keith Relf (1943-1976) e do baterista Jim McCarty que acabou pondo fim aos Yardbirds, Page, Dreja e o empresário dos Yardbirds, Peter Grant (1935-1995), partiram em busca de substitutos para honrar os compromissos através de um novo projeto: The New Yardbirds. Page aproveitou a oportunidade e decidiu pôr em prática no novo projeto, o desejo de formar uma banda com uma sonoridade mais pesada, experiência essa que ele já vinha desenvolvendo na reta final da existência dos Yardbirds.

Para novo vocalista, pensaram no cantor Terry Reid, mas como já tinha o compromisso de abrir a turnê dos Rolling Stones e de uma turnê do Cream, Reid indicou um amigo seu, Robert Plant, que na época era vocalista da Band Of Joy, banda que atuava na região próxima à Birmingham, Inglaterra. Plant aceitou e indicou para baterista um amigo seu, John Bonham, que havia tocado na Band Of Joy, mas que naquele momento era baterista da banda do cantor de folk rock Tim Rose.

Ao mesmo tempo em que fechavam contato com um novo vocalista e um novo baterista, Chris Dreja anunciava que estava deixando o novo projeto para abraçar a carreira de fotógrafo. Com essa nova baixa, Page convidou o baixista John Paul Jones, músico que já havia trabalhado com ele em sessões de gravações de discos de outros artistas para ocupar o lugar de Dreja. Incentivado por sua esposa, Jones aceitou o convite de Jimmy Page.

The Yardbirds em sua última formação antes de acabar em 1968, da esquerda para a direita:
Jim McCarty, Chris Dreja, Keith Relf e Jimmy Page.

Em setembro de 1968, os New Yardbirds partiram para a turnê na Escandinávia para cumprir a agenda pendente de shows da antiga banda. O nome da banda foi liberado por Chris Dreja (um dos membros fundadores dos Yardbirds) apenas para a turnê na Escandinávia. Após a turnê, teriam de criar um nome novo.

De volta a Londres em meados de setembro, o quarteto entra no Olympic Studios para gravar material para o primeiro álbum. As despesas das gravações foram bancadas por Jimmy Page e Peter Grant que chegaram ao valor de 1.700 libras. Page assumiu a produção e contou com Glyn Johns na engenharia de som. A banda gravou o material antes mesmo de ter assinado contrato com qualquer gravadora. O fato de não ter ainda uma gravadora, Page teve toda a liberdade na produção, sem sofrer qualquer tipo de pressão ou interferência de executivos de gravadora. Page usou sua experiência de ter trabalhado em estúdio para produzir o álbum da maneira como imaginava. Todo o processo de gravação durou 36 horas, em duas semanas no estúdio.

No início de outubro, o quarteto estreou ao vivo na terra natal com uma turnê, mas ainda como The New Yardbirds, enquanto o processo de gravação estava sendo finalizado.

O novo nome da banda só veio no fim de outubro, quando Jimmy Page lembrou de um encontro com o guitarrista e ex-integrante dos Yardbirds, Jeff Beck, e os membros do The Who, o baixista John Entwistle e o baterista Keith Moon. A conversa girou em torno da possibilidade de formarem um supergrupo. Sobre a ideia, Moon respondeu: “Provavelmente vai decolar como um ‘balão de chumbo”. Entwistle completou: “...como um zeppelin de chumbo” (“lead zeppelin”). A expressão usada pelos membros do Who tinha uma carga de ironia e ceticismo, provavelmente acreditavam que a ideia não daria certo. No entanto, Page gostou do nome, e por mais absurda que fosse, a combinação parecia perfeita e tinha tudo a ver com a musicalidade da nova banda que conseguia soar pesada e leve, agressiva e delicada. Foi retirado de “lead” a letra “a” para a palavra não ser lida como “lid”, e a banda acabou sendo batizada como “Led Zeppelin”.

Em novembro de 1968, Jimmy Page e Peter Grant voaram para Nova York com as fitas originais do primeiro álbum, e lá assinaram contrato com a gravadora Atlantic Records. Como o material do primeiro álbum já estava todo gravado, isso só facilitou o fechamento do contrato. O Led Zeppelin recebeu um adiantamento de cerca de 200 mil dólares, um valor absurdo para um contrato com uma banda iniciante.

Peter Grant, Jimmy Page e o presidente da Atlentic Records, Ahmet Ertegun, durante assinatura de contrato do
Led Zeppelin com a gravadora, em novembro de 1968.

Um dia após o Natal de 1968, o Led Zeppelin iniciou a sua primeira turnê pela América do Norte, passando pelos Estados Unidos e algumas cidades do Canadá, encerrando a excursão em fevereiro do ano seguinte.

Em 12 de janeiro de 1969, o primeiro e autointitulado álbum do Led Zeppelin chegava às lojas dos Estados Unidos. No Reino Unido, o lançamento ocorreu em 28 de março do mesmo ano. A capa trazia uma ilustração feita pelo designer gráfico britânico Georgie Hardie, a partir de uma fotografia de Sam Shere feita em maio de 1937, registrando um acidente com o dirigível Hindenburg, em Lakehurst, no estado de Nova Jérsey, nos Estados Unidos.

O álbum de estreia do quarteto inglês começa pesado e em grande estilo com “Good Times Bad Times”, um hard rock com Jimmy Page fazendo solos incríveis em sua guitarra e John Bonham quebrando tudo com seu estilo forte e percussivo de tocar bateria.

Na segunda faixa, “Babe I’m Gonna Leave You”, a introdução traz um delicado solo de violão. Durante toda a canção, o ritmo alterna a leveza acústica da folk music com o peso elétrico do hard rock. “Babe I’m Gonna Leave You” é uma canção composta por Anne Bredon no começo dos anos 1960, gravada por Joan Baez em 1963, mas que por anos foi creditada pelo Led Zeppelin como “Trad. Arr. Page”, algo como se a canção fosse de “domínio público” e que Jimmy Page fez um novo arranjo. Nos anos 1980, Brendon conseguiu na Justiça o direito de ter o seu nome creditado, e assim, teve o direito de receber o pagamento dos royalties.

Led Zeppelin em 1968, da esquerda para a direita: John Bonham, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones.

Um solo de guitarra cheio de lamento tocado por Jimmy Page, acompanhado de uma gaita executada por Robert Plant, dão início ao blues “You Shook Me”, do veterano bluesman Willie Dixon (1915-1992). O trecho central da música, traz uma longa pausa instrumental onde cada músico apresenta as suas habilidades nos seus instrumentos: John Paul Jones mostra que não é só um grande baixista, mas que também tem uma profunda intimidade como tecladista ao executar com maestria o órgão Hammond fazendo solos bastante dramáticos; Robert Plant segue fazendo solos de gaita enquanto que Jimmy Page extrai todo o potencial da sua guitarra em solos de tirar o fôlego do ouvinte; John Bonham segura a reta guarda marcando o ritmo com sua bateria trovejante. Plant encerra a faixa cantando de uma maneira como se algo estivesse sendo extraído das suas entranhas.

“Dazed and Confused” é uma música do cantor de Jake Holmes, cantor norte-americano de folk rock, e gravada originalmente por ele em 1967 como uma folk music. Em 1968, essa música passou a fazer parte do repertório dos shows dos Yardbirds, e ganhou desta banda uma versão mais longa e pesada, e nela foi incluída uma pausa instrumental dramática e sombria no trecho central da música. Nessa versão com os Yardbirds, Page já fazia o uso do arco de violino na guitarra. A versão do Led Zeppelin é baseada na dos Yardbirds, porém mais pesada, tensa e agressiva. Durante anos o Led Zeppelin não deu crédito de autoria a Jake Holmes. O compositor moveu uma ação judicial contra Page em 2010 e ganhou. Após um acordo, as novas edições do álbum passaram a trazer no crédito “Jimmy Page, inspirado por Jake Holmes”.

Jimmy Page nos Yardbirds fazendo uso do arco de violino na guitarra, em 1968. Ele usaria
esse mesmo recurso no Led Zeppelin. 

Um belíssimo solo de órgão Hammond executado John Paul Jones na introdução de “Your Times Is Gonna Come”, leva ao ouvinte a pensar por um instante que começará a ouvir uma música sacra barroca. Mas a bateria e o violão folk que seguem depois do órgão, mostram que é mais uma canção do Led Zeppelin. Jimmy Page faz uso de uma steel guitar que dá um toque especial à música. A bateria trovejante de Bonham contrasta com a leveza pop que a faixa possui.

O final de “Your Times Is Gonna Come” é emendado com a faixa instrumental “Black Mountain Side”, uma folk music com forte inclinação para a música indiana graças à tabla executada por Viram Jasani, músico queniano com ascendência indiana.

“Communication Breakdown” é um hard rock pesado e veloz que traz um Robert Plant cantando de maneira desesperada. Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham em seus respectivos instrumentos fazem a camada sonora e urgente da música.

“I Can’t Quit You Baby” é mais um blues do velho Willie Dixon presente no disco. Foi gravado pela primeira vez por Otis Rush, em 1956, que a regravou outras vezes, uma delas, em 1966 para a compilação Chicago / The Blues / Today! Vol.2.  A versão de Rush de 1966 serviu de referência para a regravação feita pelo Led Zeppelin que deu uma orientação mais voltada para o blues rock, acrescido de mais peso sonoro. Em alguns momentos, a guitarra de Jimmy Page parece “dialogar” com os vocais de Robert Plant.

Willie Dixon, mestre do blues que teve duas músicas suas regravada pelo Led Zeppelin :
"You Shook Me" e "I Can't Quit You Baby".


A longa e angustiante “How Many More Time” encerra de maneira brilhante o álbum de estreia do Led Zeppelin. “How Many More Time” teria sido inspirada em “How Many More Years”, de Howlin’ Wolf (1910-1976). A música é dividida em partes diferentes dando a sensação de ser várias músicas em uma, o que mostra a versatilidade musical dos integrantes da banda inglesa. Um dos andamentos é um trecho instrumental com Page desfilando solos de guitarra que juntamente com a bateria de John Bonham, reproduzem claramente uma parte de “Beck’s Bolero”, gravado por Jeff Beck em 1966, inspirado no “Boléro” de Maurice Ravel (1875-1937). Jimmy Page usou um arco de violino na guitarra criando uma sonoridade tensa e caótica. “How Many More Time” termina no mesmo ritmo da primeira parte da música.

O lançamento do álbum foi emendado no mês seguinte com a primeira turnê europeia do quarteto como Led Zeppelin, que incluiu o Reino Unido e a Escandinávia.

A recepção da crítica quanto ao álbum foi um tanto quanto fria. Na época, o jornalista John Mendelsohn, na sua resenha sobre o álbum na revista Rollin Stone, reconheceu o talento de Jimmy Page, mas afirmou que como produtor era muito “limitado”, um “letrista fraco” e “sem imaginação”.

Se a crítica foi fria com Led Zeppelin, o álbum, o público se mostrou bastante receptivo. Led Zeppelin chegou ao 6º lugar da parada do Reino Unido de álbuns, enquanto que nos Estados Unidos, o álbum conquistou o 10º lugar na parada da Billboard. O álbum gerou o single de “Good Times Bad Time” que na parada da Billboard Hot 100, nos Estados Unidos, ficou em 80º lugar.

Entre janeiro e agosto de 1969, o Led Zeppelin emendou quatro turnês, uma europeia e três norte-americanas. Durante esse período, entre os intervalos das turnês, o Led Zeppelin gravou material para o segundo álbum que foi lançado em outubro de 1969.

Faixas

Lado A

1. "Good Times Bad Times" (Jimmy Page - John Bonham - John Paul Jones)
2. "Babe I'm Gonna Leave You" (Anne Bredon - Jimmy Page - Robert Plant)
3. "You Shook Me" (J. B. Lenoir - Willie Dixon)
4. "Dazed and Confused" (Page)

Lado B

5. "Your Time Is Gonna Come" (Page - Jones)
6. "Black Mountain Side" (Page)
7. "Communication Breakdown" (Jimmy Page - John Bonham - John Paul Jones)
8. "I Can't Quit You Baby" (Willie Dixon )
9. "How Many More Times" (Jimmy Page - John Bonham - John Paul Jones)

Led Zeppelin: Robert Plant (voz e gaita), Jimmy Page (violão e guitarra elétrica, produtor, pedal steel e vocais de apoio), John Paul Jones (baixo, teclado, órgão Hammond e vocais) e John Bonham (bateria e percussão).


"Good Times Bad Times"



"Babe I'm Gonna Leave You"



"You Shook Me"



"Dazed and Confused" 



"Your Time Is Gonna Come"



"Black Mountain Side"



"Communication Breakdown" 



"I Can't Quit You Baby"



"How Many More Times" 





Comentários