“Sítio do Picapau Amarelo” – trilha sonora (1977), vários


Em março de 1977, estreava na TV Globo, o Sítio do Picapau Amarelo, seriado baseado na obra do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948).  Não era a primeira vez que o Sítio do Picapau Amarelo saía dos livros e chegava às telas da TV brasileira. Muito antes da TV Globo, a TV Tupi, de São Paulo, havia produzido a primeira versão para televisão do Sítio do Picapau Amarelo, que foi ao ar entre 1952 e 1963. A versão da Globo no entanto, fez um enorme sucesso e foi um grande marco da produção infantil da TV brasileira.

Para ajudar a elaborar a trilha sonora do seriado, a Globo convocou para a empreitada o cantor e compositor Dori Caymmi, filho do também cantor e compositor Dorival Caymmi (1914-2008). Entre compositores e intérpretes presentes da trilha sonora, uma verdadeira seleção estelar da música brasileira que conta com Gilberto Gil, MPB-4, João Bosco, Ivan Lins, Dorival Caymmi, Geraldo Azevedo, Doces Bárbaros, Lucinha Lins, Caetano Veloso, Jards Macalé, Chico Buarque, dentre outros artistas.

Monteiro Lobato, autor do Sítio do Picapau Amarelo

Com letras muito bem construídas e arranjos elaborados, as canções de Sítio do Picapau Amarelo, a trilha sonora, giram em torno do perfil dos personagens do seriado e do folclore brasileiro. Uma audição mais atenta no álbum dá ao ouvinte, mesmo aquele que não alcançou a série na época de sua exibição, um sentimento nostálgico em que as brincadeiras eram mais puras, lúdicas, intuitivas e não dependiam de engenhocas eletrônicas como nos tempos atuais. 

A faixa que abre o disco é “Narizinho”, de Ivan Lins Vítor Martins, na voz delicada e romântica de Lucinha Lins - então esposa de Ivan – e foi inspirada no livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, lançado em 1931, e que foi o ponto de partida para a série de livros do Sítio do Picapau Amarelo. A canção é tema de Narizinho, a garotinha do nariz arrebitado neta de Dona Benta.

Personagem do seriado Sítio do Picapau Amarelo, TV Globo, 1ª temporada, 1977, da esquerda para a direita:
Pedrinho (Júlio César), Narizinho (Rosana Garcia), Emília (Dirce Migliaccio) e Visconde de Sabugosa (André Valli);
atrás Dona Benta (Zilka Salaberry) e Tia Nastácia ( Jacira Sampaio).
O grupo vocal Papo de Anjo empresta voz para a música seguinte, “Ploquet Pluft Nhoque (Jabuticaba)”, canção sobre a jabuticaba, fruto em forma de bolotinhas escuras que Pedrinho e Narizinho adoravam comer subindo da jabuticabeira.

“Peixe” foi um das poucas canções do disco que não foram feitas exclusivamente para a trilha. A canção foi aproveitada do álbum duplo ao vivo dos Doces Bárbaros lançado em 1976. O supergrupo era formado por Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa. A música era tema do Reino das Águas Claras, um reino aquático governado pelo Príncipe Escamado, localizado no fundo de um rio que corta o Sítio do Picapau Amarelo. Composta por Caetano Veloso, a música é interpretada pelo supergrupo do qual fez parte.

“Saci”, como não poderia deixar de ser, era o tema do Saci, moleque travesso que pula no perna só e fuma cachimbo. Apesar das vocalizações do grupo vocal Papo de anjo, “Saci” é uma música instrumental. Os arranjos conseguiram traduzir todo o espírito zombeteiro do Saci. Nos anos 2000, quando a TV Globo fez uma segunda versão do Sítio do Picapau Amarelo, a música ganhou letra de Carlinhos Brown e por ele foi regravada.

Emília, Príncipe Escamado (Cacá Silveira) e Narizinho, em cena no Reino das Águas Claras,
Sítio do Picapau Amarelo, 1ª temporada, TV Globo, 1977..

O samba cantado por João Bosco,“Visconde de Sabugosa”, é o tema do boneco de sabugo de milho de Pedrinho, o Visconde Sabugosa. A música composta João Bosco e Aldir Blanc, mostra um pouco desse “sábio sabugo”, um personagem culto e amante das ciências.

José Luíz dá voz a “Dona Benta”, tema de Dona Benta, a senhora simpática e receptiva proprietária do Sítio do Picapau Amarelo, e avó dos primos Pedrinho e Narizinho. A canção composta por Ivan Lins e Vítor Martins, é calma e acalentadora como colinho de vó. É provavelmente a mais bonita canção do álbum.

A antológica “Sítio do Picapau Amarelo”, tema de abertura do seriado interpretado tão bem por Gilberto Gil, fecha o lado A do disco. A canção foi composta por Gil especialmente para ser o tema do seriado a pedido da TV Globo.

Gilberto Gil, autor e intérprete do tema de abertura do seriado Sítio do Picapau Amerelo.

O lado B começa com “Pedrinho”, canção de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, e foi gravada pelo grupo vocal Aquarius. A canção que é tema de Pedrinho, retrata muito bem o espírito lúdico e aventureiro do neto de Dona Benta: “Ele imaginava / Que era rei, soldado, herói, pirata e domador / Era o que queria ser / Porque era um sonhador”.

Geraldo Azevedo e Carlos Fernando compuseram “Arraial dos Tucanos”, gravada para a trilha sonora por Ronaldo Malta. A música é um baião, e é tema do Arraial dos Tucanos, o povoado que fica próximo ao Sítio do Picapau Amarelo. De maneira sutil, os primeiros versos da música faz alusão discretamente aos conflitos por posse de terra tão comuns no interior do Brasil: “Arraial dos tucanos / Até quando o homem / Que da terra vive / E que da vida arranca / O pão diário”.

Dorival Caymmi, a lenda das canções praieiras , comparece com na trilha sonora com “Tia Nastácia”, canção tema da cozinheira de Dona Benta. Caymmi canta com o seu vozeirão marcante acompanhado do seu violão. A canção remete às nossas antigas pretas velhas que contavam histórias e “causos”para as crianças, numa época de um Brasil ainda pouco tecnológico, sem televisão e internet era coisa de ficção científica, e o rádio era o meio de comunicação mais avançado que existia: “A velha de colo quente /  Que canta quadras e conta histórias para Ninar”.

Tema de Tia Nastácia foi composto e gravado pelo legendário Dorival Caymmi.

“Passaredo”, de Francis Hime e Chico Buarque, aparece na trilha sonora Sítio do Picapau Amarelo sob a performance do grupo vocal MPB-4. Essa canção possui uma temática ecológica ao fazer um alerta sobre o risco que as aves brasileiras corriam com as ações predatórias do homem nas florestas: “Voa bicudo / Voa sanhaço / Vai juriti/ Bico calado / Muito cuidado / Que o homem vem aí”. “Passaredo” já havia sido gravada anteriormente por Chico Buarque em 1976 para o seu álbum Meus Caros Amigos.

Sérgio Ricardo surge na faixa seguinte com “Emília”, tema da boneca de pano falante e espevitada de Narizinho. A canção faz citação ao pó de Pirlimpimpim, que era usado por Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde de Sabugosa para se transportarem para os mais diversos lugares nas aventuras nos livros de Monteiro Lobato. Porém, para a sua versão televisiva, a Globo mudou a concepção do Pirlimpimpim. Temendo que fizessem alusão com algum tipo de droga, a Globo fez uma alteração: ao invés de pó, Pirlimpimpim virou uma palavra mágica, os personagens pronunciavam em voz alta a palavra Pirlimpimpim! e num passe de mágica, eles se transportavam como num passe de mágica. 

Detalhe da contracapa do álbum: arte do ilustrador Rui de Oliveira, diretor de arte da TV Globo nos anos 1970. 

Fechando a trilha sonora Sítio do Picapau Amarelo, “Tio Barnabé”, com Marlui Miranda e Jards Macalé, tema de Tio Barnabé, um preto velho que mora num casebre no meio da mata, conhecedor das coisas e dos mistérios do lugar. A canção possui influências da cultura afro-brasileira, tanto nos arranjos quanto na letra: “Oi, nessa mata tem flores / Os olhos do Saci / Pula com suas dores / Gentis com seus amores / Os cantos da caapora / E os orixás que nos acudam / Que nos valham nessa hora”.

Em 1979, a Som Livre lançou Sítio do Picapau Amarelo – Volume 2, trazendo novas canções, porém mantendo a música-tema do seriado com Gilberto Gil presente no primeiro volume. Após mais de 25 anos focar de catálogo, Sítio do Picapau Amarelo foi lançado em formato CD dentro da coleção Som Livre Masters, em 2006. A coleção reuniu 25 álbuns, entre discos de artistas do cast da Som Livre e trilhas sonoras de novelas e seriados da TV Globo produzidos entre os anos 1970 e 1980 até então inéditos em CD.

Faixas

Lado A
01. “Narizinho” (Ivan Lins – Vitor Martins) – Lucinha Lins
02. “Ploquet Pluft Nhoque” (Jabuticaba) (Dory Caymmi – Paulo César Pinheiro) – Papo de Anjo
03. “Peixe” (Caetano Veloso) – Doces Bárbaros
04 . “Saci” (Guto Graça Mello) – Papo de Anjo
05. “Visconde de Sabugosa” (João Bosco – Aldir Blanc) – João Bosco
06. “Dona Benta” (Ivan Lins – Vitor Martins) – José Luís (Zé Luiz Mazziotti)
07. “Sítio do Picapau Amarelo” (Gilberto Gil) – Gilberto Gil

Lado B
01. “Pedrinho” (Dory Caymmi – Paulo César Pinheiro) – Aquarius
02. “Arraial dos Tucanos” (Geraldo Azevedo – Carlos Fernando) – Ronaldo Malta
03. “Tia Nastácia” (Dorival Caymmi) – Dorival Caymmi
04. “Passaredo” (Francis Hime – Chico Buarque) – MPB 4
05. “Emília” (Sergio Ricardo) – Sérgio Ricardo
06. “Tio Barnabé” (Marlui Miranda – Jards Macalé – Xico Chaves) – Marlui Miranda e Jards Macalé



Ouça na íntegra a trilha sonora de
Sítio do Picapau Amarelo - 1977


Vídeo de abertura da 1º temporada de 
Sítio do Picapau Amarelo, TV Globo, 1977


Vinhetas da 1º temporada de 
Sítio do Picapau Amarelo, TV Globo, 1977






Comentários

  1. Tenho interesse em adquirir o LP do espetaculo Musicas Originais do Reino das Aguas Claras. Vc tem?

    ResponderExcluir
  2. Tenho interesse em adquirir o LP do espetaculo Musicas Originais do Reino das Aguas Claras. Vc tem?

    ResponderExcluir
  3. Tenho interesse em adquirir o LP do espetaculo Musicas Originais do Reino das Aguas Claras. Vc tem?

    ResponderExcluir

Postar um comentário