"14 Bis II" (EMI-Odeon, 1980), 14 Bis
A banda 14
Bis surgiu em 1979, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Flávio Venturini (vocal e
teclados) e Sérgio Magrão (vocais e baixo) haviam deixado a banda O Terço, em
1978. Vermelho (vocais e teclados) e Hely Rodrigues (bateria) vinham do grupo
Bendengó. Cláudio Venturini havia tocado na banda do cantor Lô Borges. Os cinco
se juntaram e decidiram formar uma nova banda, com uma sonoridade calcada em Beatles
(fase final), no rock progressivo de Yes e Pink Floyd, e influência de rock
rural e do movimento Clube da Esquina.
Os
integrantes batizaram a banda de 14 Bis, nome tomado emprestado do famoso avião
do inventor brasileiro Santos Dumont (1873-1932), que em 1906, fez um voo
histórico no campo de Bagatelle, em Paris, onde o aparelho voou sem nenhum
auxílio externo, percorrendo cerca de 60 metros de distância, a uma altura de
dois metros, perante mil espectadores.
O avião 14 bis e o seu criador, Alberto Santos Dumont: inspirações para o nome da banda de rock mineira. |
Ainda em
1979, já integrado à nova banda, Flávio recebeu uma proposta da gravadora
EMI-Odeon para gravar um álbum solo. O vocalista no entanto, convenceu a
gravadora a contratar a banda, que logo entrou em estúdio para gravar o seu
primeiro álbum. Na produção do seu álbum de estreia, a 14 Bis contou com nada
mais, nada menos que Milton Nascimento, que era uma espécie de padrinho da
banda.
Em pouco
tempo, o álbum ficou pronto, e já estava nas lojas. Naquele momento, havia uma
carência de bandas de pop rock no cenário musical brasileiro. A banda 14 Bis e
seu primeiro e homônimo álbum tentava preencher um pouco essa lacuna. O disco
foi uma grata surpresa, ao revelar um som que ao mesmo tempo que herdava a
complexidade do rock progressivo de O Terço, antiga banda de Flávio e Sérgio,
mostrava também uma vocação para canções acessíveis, com forte apelo
radiofônico. As belas harmonizações vocais e o cuidado com os arranjos
instrumentais chamaram a atenção do público e da crítica. Daquele primeiro
álbum, as faixas "Natural", "Perdido em Abbey Road" e
"Canção da América" - esta última regravada um ano depois por Milton
Nascimento - tocaram bastante no rádio.
O bom êxito
do primeiro garantiu ao grupo gravar o segundo álbum, intitulado 14
Bis II, lançado em 1980. A produção artística ficou por conta de Miguel
Plopschi, enquanto que a produção executiva contou com Tavito e Mayrton Bahia.
O maestro e arranjador tropicalista, Rogério Duprat, foi responsável pela
orquestração e regência, posto que ele também exerceu nas gravações do primeiro
álbum do 14 bis.
14-Bis, da esquerda para a direita: Vermelho, Cláudio Venturini (acima), Hely Rodrigues (embaixo), Venturini e Sérgio magrão. |
"Bola
de Meia, Bola de Gude" é a primeira faixa de 14 Bis II, composta por
Milton Nascimento e Fernando Brant, mas que se imortalizou com a banda mineira.
A música carrega uma aura nostálgica e nos alerta que devemos manter viva a
leveza e a pureza da criança que fomos dentro de nós para enfrentarmos o mundo
adulto e hostil. A linda "Caçador de Mim" é de autoria de Sérgio
Magrão e de Luiz Carlos Sá, da dupla Sá & Guarabyra. O maestro Rogério
Duprat fez um belo e primoroso arranjo de cordas para a canção, assim como a
banda fez harmonizações vocais sensacionais. "Caçador de Mim" foi
regravada em 1981 por Milton Nascimento para o seu álbum que leva o nome da
canção.
Com uma
introdução feita por teclados num tom imponente e épico, "Planeta
Sonho" bem que poderia ser a música de abertura do disco. As camadas de
teclados criadas por Flávio Venturini e Vermelho, os dois tecladistas da banda,
dão um clima futurista a esse rock progressivo levando ao ouvinte a ter a
impressão de estar flutuando no espaço sideral.
Em "14
Bis (Instrumental I / Instrumental II)", os membros da banda mostram as
suas habilidades nos seus instrumentos. A faixa é dividida em duas partes,
sendo a primeira parte mais calma, à base de teclados e violões, porém evoluindo
na segunda parte para um ritmo um pouco mais acelerado com a entrada da
bateria, baixo e guitarra. A faixa instrumental encerra com a mesma linha
melódica do início da música.
Área interna da capa dupla de 14-Bis II. |
"Nova
Manhã" é aquele tipo de música de melodia agradável e que ninguém resiste
em cantarolar.
Vale destacar que a banda 14 Bis concorreu com "Nova Manhã" no Festival MPB 80, promovido em 1980 pela
TV Globo. Naquele mesmo ano, a canção foi incluída na trilha sonora da telenovela Plumas e Paetês, da mesma TV Globo.
"Pra te Namorar" é calma e romântica.
"Esquemas de Tantas Ruas" é um rock cheio de solos e riffs de
guitarra produzidas pela guitarra de Cláudio Venturini.
"Carrossel"
remete ao pop barroco das bandas inglesas na segunda metade dos anos 1960. A
introdução traz um som delicado de piano e violões. O trabalho de Rogério
Duprat fazendo os arranjos de orquestração foi mais uma vez impecável neste
álbum. Nessa música, o 14 Bis fez uma das suas melhores harmonizações vocais em
toda a carreira.
"Pedras
Rolantes (Nas Ondas do Rádio)", presta um tributo ao rock'n'roll fazendo
citações aos Rolling Stones e aos Beatles: "Das
pedras rolantes / O banquete dos mendigos / Nos campos de morango / E Lucy no
céu com seus diamantes". Mas curiosamente, faz citações à música
brasileira de maneira sutil: "Asa
branca voando nas ondas do rádio / Fazendo ponteio prás ave-marias", uma clara alusão a "Asa Branca" de Luiz Gonzaga, e a
"Ponteio" de Edu Lobo.
Rolling Stones, Beatles, Luiz Gonzaga (ao centro) e Edu Lobo: citações em "Pedras Rolantes (Nas Ondas do Rádio)". |
14 Bis II não decepcionou quem havia gostado
primeiro álbum da banda. Das suas nove faixa, quatro se tornaram sucesso e
entraram nas paradas radiofônicas do Brasil na época. "Nova Manhã"
entrou para a trilha sonora da telenovela Plumas
& Paetês, da TV Globo, em 1980, e acabou tendo grande execução nas
FM's. "Planeta Sonho", "Bola de Meia, Bola de Gude",
"Caçador de Mim" ganharam as rádios de todo o Brasil, e passaram a
ser músicas obrigatórias nos shows do 14 Bis.
Faixas
- "Bola de Meia, Bola de Gude" (Milton Nascimento - Fernando Brant)
- "Caçador de Mim" (Sergio Magrão - Luiz Carlos Sá)
- "Planeta Sonho" (Flávio Venturini - Vermelho - Márcio Borges)
- "14 Bis" (Instrumental I - Flávio Venturini; Instrumental II - Vermelho - Hely - Sergio Magrão - Cláudio Venturini - Flávio Venturini)
- "Nova Manhã" (Vermelho - Flávio Venturini - Tavinho Moura)
- "Pra te Namorar" (Flávio Venturini - Murilo Antunes)
- "Esquina de Tantas Ruas" (Flávio Venturini - Hely - Cláudio Venturini - Vermelho)
- "Carrossel" (Flávio Venturini - Suzana Nunes - Vermelho)
- "Pedras Rolantes (Nas Ondas do Rádio)" (Vermelho - Suzana Nunes - Flávio Venturini)
14-Bis: Flávio Venturini (vocal e
teclados), Cláudio Venturini (vocais e guitarra), Sérgio Magrão (vocais e
baixo), Vermelho (vocais e teclados) e Hely Rodrigues (bateria).
"Bola de Meia, Bola de Gude"
"Caçador de Mim"
"Planeta Sonho"
"14-Bis (Instrumental I e Instrumental II)"
"Nova Manhã"
"Pra te Namorar"
"Esquinas de Tantas Ruas"
"Carrossel"
"Pedras Rolantes (Nas Ondas do Rádio)"
"Planeta Sonho" (vídeo clipe - Fantástico,
TV Globo, 1980)
TV Globo, 1980)
Ótimo review!
ResponderExcluirMuito obrigado, Rafael. Valeu.
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