"14 Bis II" (EMI-Odeon, 1980), 14 Bis


A banda 14 Bis surgiu em 1979, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Flávio Venturini (vocal e teclados) e Sérgio Magrão (vocais e baixo) haviam deixado a banda O Terço, em 1978. Vermelho (vocais e teclados) e Hely Rodrigues (bateria) vinham do grupo Bendengó. Cláudio Venturini havia tocado na banda do cantor Lô Borges. Os cinco se juntaram e decidiram formar uma nova banda, com uma sonoridade calcada em Beatles (fase final), no rock progressivo de Yes e Pink Floyd, e influência de rock rural e do movimento Clube da Esquina.

Os integrantes batizaram a banda de 14 Bis, nome tomado emprestado do famoso avião do inventor brasileiro Santos Dumont (1873-1932), que em 1906, fez um voo histórico no campo de Bagatelle, em Paris, onde o aparelho voou sem nenhum auxílio externo, percorrendo cerca de 60 metros de distância, a uma altura de dois metros, perante mil espectadores.

O avião 14 bis e o seu criador, Alberto Santos Dumont: inspirações para o nome da banda de rock mineira.


Ainda em 1979, já integrado à nova banda, Flávio recebeu uma proposta da gravadora EMI-Odeon para gravar um álbum solo. O vocalista no entanto, convenceu a gravadora a contratar a banda, que logo entrou em estúdio para gravar o seu primeiro álbum. Na produção do seu álbum de estreia, a 14 Bis contou com nada mais, nada menos que Milton Nascimento, que era uma espécie de padrinho da banda.

Em pouco tempo, o álbum ficou pronto, e já estava nas lojas. Naquele momento, havia uma carência de bandas de pop rock no cenário musical brasileiro. A banda 14 Bis e seu primeiro e homônimo álbum tentava preencher um pouco essa lacuna. O disco foi uma grata surpresa, ao revelar um som que ao mesmo tempo que herdava a complexidade do rock progressivo de O Terço, antiga banda de Flávio e Sérgio, mostrava também uma vocação para canções acessíveis, com forte apelo radiofônico. As belas harmonizações vocais e o cuidado com os arranjos instrumentais chamaram a atenção do público e da crítica. Daquele primeiro álbum, as faixas "Natural", "Perdido em Abbey Road" e "Canção da América" - esta última regravada um ano depois por Milton Nascimento - tocaram bastante no rádio.

O bom êxito do primeiro garantiu ao grupo gravar o segundo álbum, intitulado 14 Bis II, lançado em 1980. A produção artística ficou por conta de Miguel Plopschi, enquanto que a produção executiva contou com Tavito e Mayrton Bahia. O maestro e arranjador tropicalista, Rogério Duprat, foi responsável pela orquestração e regência, posto que ele também exerceu nas gravações do primeiro álbum do 14 bis.

14-Bis, da esquerda para a direita: Vermelho, Cláudio Venturini (acima),
Hely Rodrigues (embaixo), Venturini e Sérgio magrão.

"Bola de Meia, Bola de Gude" é a primeira faixa de 14 Bis II, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, mas que se imortalizou com a banda mineira. A música carrega uma aura nostálgica e nos alerta que devemos manter viva a leveza e a pureza da criança que fomos dentro de nós para enfrentarmos o mundo adulto e hostil. A linda "Caçador de Mim" é de autoria de Sérgio Magrão e de Luiz Carlos Sá, da dupla Sá & Guarabyra. O maestro Rogério Duprat fez um belo e primoroso arranjo de cordas para a canção, assim como a banda fez harmonizações vocais sensacionais. "Caçador de Mim" foi regravada em 1981 por Milton Nascimento para o seu álbum que leva o nome da canção.

Com uma introdução feita por teclados num tom imponente e épico, "Planeta Sonho" bem que poderia ser a música de abertura do disco. As camadas de teclados criadas por Flávio Venturini e Vermelho, os dois tecladistas da banda, dão um clima futurista a esse rock progressivo levando ao ouvinte a ter a impressão de estar flutuando no espaço sideral. 

Em "14 Bis (Instrumental I / Instrumental II)", os membros da banda mostram as suas habilidades nos seus instrumentos. A faixa é dividida em duas partes, sendo a primeira parte mais calma, à base de teclados e violões, porém evoluindo na segunda parte para um ritmo um pouco mais acelerado com a entrada da bateria, baixo e guitarra. A faixa instrumental encerra com a mesma linha melódica do início da música.

Área interna da capa dupla de 14-Bis II.

"Nova Manhã" é aquele tipo de música de melodia agradável e que ninguém resiste em cantarolar. Vale destacar que a banda 14 Bis concorreu com "Nova Manhã" no Festival MPB 80, promovido em 1980 pela TV Globo. Naquele mesmo ano, a canção foi incluída na trilha sonora da telenovela Plumas e Paetês, da mesma TV Globo.

"Pra te Namorar"  é calma e romântica. "Esquemas de Tantas Ruas" é um rock cheio de solos e riffs de guitarra produzidas pela guitarra de Cláudio Venturini.

"Carrossel" remete ao pop barroco das bandas inglesas na segunda metade dos anos 1960. A introdução traz um som delicado de piano e violões. O trabalho de Rogério Duprat fazendo os arranjos de orquestração foi mais uma vez impecável neste álbum. Nessa música, o 14 Bis fez uma das suas melhores harmonizações vocais em toda a carreira.

"Pedras Rolantes (Nas Ondas do Rádio)", presta um tributo ao rock'n'roll fazendo citações aos Rolling Stones e aos Beatles: "Das pedras rolantes / O banquete dos mendigos / Nos campos de morango / E Lucy no céu com seus diamantes". Mas curiosamente, faz citações à música brasileira de maneira sutil: "Asa branca voando nas ondas do rádio / Fazendo ponteio prás ave-marias", uma clara alusão a "Asa Branca" de Luiz Gonzaga, e a "Ponteio" de Edu Lobo.

Rolling Stones, Beatles, Luiz Gonzaga (ao centro) e Edu Lobo: citações em "Pedras Rolantes (Nas Ondas do Rádio)".

14 Bis II não decepcionou quem havia gostado primeiro álbum da banda. Das suas nove faixa, quatro se tornaram sucesso e entraram nas paradas radiofônicas do Brasil na época. "Nova Manhã" entrou para a trilha sonora da telenovela Plumas & Paetês, da TV Globo, em 1980, e acabou tendo grande execução nas FM's. "Planeta Sonho", "Bola de Meia, Bola de Gude", "Caçador de Mim" ganharam as rádios de todo o Brasil, e passaram a ser músicas obrigatórias nos shows do 14 Bis.

Faixas
  1. "Bola de Meia, Bola de Gude" (Milton Nascimento - Fernando Brant)
  2. "Caçador de Mim" (Sergio Magrão - Luiz Carlos Sá)
  3.  "Planeta Sonho" (Flávio Venturini - Vermelho - Márcio Borges)
  4. "14 Bis" (Instrumental I - Flávio Venturini; Instrumental II - Vermelho - Hely - Sergio   Magrão - Cláudio Venturini - Flávio Venturini)
  5. "Nova Manhã" (Vermelho - Flávio Venturini - Tavinho Moura)
  6. "Pra te Namorar" (Flávio Venturini - Murilo Antunes)
  7. "Esquina de Tantas Ruas" (Flávio Venturini - Hely - Cláudio Venturini - Vermelho)
  8. "Carrossel" (Flávio Venturini  - Suzana Nunes - Vermelho)
  9. "Pedras Rolantes (Nas Ondas do Rádio)" (Vermelho - Suzana Nunes - Flávio Venturini)


14-Bis: Flávio Venturini (vocal e teclados), Cláudio Venturini (vocais e guitarra), Sérgio Magrão (vocais e baixo), Vermelho (vocais e teclados) e Hely Rodrigues (bateria).


"Bola de Meia, Bola de Gude"



"Caçador de Mim"



"Planeta Sonho"



"14-Bis (Instrumental I e Instrumental II)"



"Nova Manhã"



"Pra te Namorar"



"Esquinas de Tantas Ruas"



"Carrossel"



"Pedras Rolantes (Nas Ondas do Rádio)"



"Planeta Sonho" (vídeo clipe - Fantástico
TV Globo, 1980)

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