"Some Girls" (Rolling Stones Records, 1978), The Rolling Stones


Naquele começo de 1977, os Rolling Stones, apesar de todo do prestígio que haviam conquistado como uma das bandas icônicas do rock, não viviam uma grande fase artística. Depois do fantástico álbum duplo Exile On Main St., de 1972, a banda engatou uma sequência de três álbuns medianos, Goats Head Soup (1973), It's Only Rock'n'Roll (1974) e Black And Blue (1975). Assim como outras estrelas do rock do porte de Led Zeppelin, Elton John, Pink Floyd, Peter Frampton, Yes ou Paul McCartney, os Rolling Stones se tornaram alvos do desprezo implacável do movimento punk que estava surgindo e pregava uma mudança radical no cenário do rock, algo novo, e via naquelas estrelas figuras decadentes e ultrapassadas.

Como se isso não bastasse, um fato quase pôs fim aos Rolling Stones. No final de fevereiro de 1977, os Stones estavam se instalando temporariamente em Toronto, no Canadá, para gravar dois shows da banda naquela cidade. O material seria usado para complementar Love You Live, álbum duplo gravado ao vivo a ser lançado naquele ano e que registraria a turnê que os Stones estavam fazendo desde meados de 1975, e que já havia passado pelos Estados Unidos e Europa. Logo na chegada à cidade canadense, a mulher do guitarrista Keith Richards, Anitta Pallenberg, foi detida no aeroporto por por porte de haxixe e heroína, mas logo foi liberada após fiança.


Detalhe da capa do álbum duplo Love You Live. 

No entanto, três dias depois, a polícia fez uma batida no quarto de hotel onde o casal estava hospedado, e foram encontradas 5 gramas de cocaína e 22 gramas de heroína. Richards foi preso, acusado de tráfico, o que nas leis canadenses, implicaria em sete anos de prisão ou mesmo em prisão perpétua, mas pagou uma fiança, e respondeu o processo em liberdade. As gravações dos dois shows foram feitas, a banda e sua equipe técnica foram embora, mas devido aos problemas judiciais, Richards e Anitta tiveram que permanecer no Canadá até abril de 1977.

Keith travou uma batalha judicial que se arrastou por pouco mais de um ano que se encerrou outubro de 1978, quando considerado culpado apenas pela posse de heroína, condenado a 1 ano de prisão, porém cumprida em liberdade, tendo que comparecer no tribunal a cada seis meses, bem como fazer um show beneficente para um instituto de cegos no Canadá e prosseguir o tratamento contra o vício em heroína, que na verdade ele já havia iniciado quando fora acusado de posse droga por sugestão dos seus advogados, numa tentativa atenuar qualquer que fosse a decisão do juiz.

Keith Richards saindo do tribunal, em 1977: batalha judicial no Canadá que quase custou o fim dos Rolling Stones.

Quem segurou essa barra pesada dentro dos Stones enquanto Keith e sua mulher estavam enrolados com a Justiça foi Mick Jagger. A banda começou o processo de gravação de Some Girls em outubro de 1977, nos estúdios Pathé Marconi, em Paris,na França. A produçaõ do novo álbum ficou a cargo de Jagger, mas que na ficha técnica do álbum aparece creditado a The Glimmer Twins, que nada mais era do que o pseudônimo que Mick Jagger e Keith Richards chegaram a usar, fosse nas composições canções ou na produção de alguns discos dos Rolling Stones. A liderança de Jagger se fez mais importante do que nunca para manter a banda unida, e o foco na produção do novo álbum mostrou-se necessária para que a união desse certo.

As gravações de Some Girls ocorreram entre outubro e dezembro de 1977, com uma pausa no final de ano, e retomadas em janeiro de 1978 prosseguindo até março, quando os trabalhos foram finalizados. Durante as sessões de gravação, os Stones contaram com a participação de colaboradores especiais como Ian McLagan tecladista, ex-companheiro de Ronnie Wood nos Faces), Sugar Blue (gaita), Mel Collins (saxofone) e Simon Kirke (percussão). Os Stones gravaram cerca de 50 novas músicas, porém apenas dez entrariam no novo álbum. As sobras acabaram sendo aproveitadas mais tarde em álbuns posteriores como Emotional Rescue (1980) e Tatto You (1981).

Em maio de 1978, os Rolling Stones lançavam o primeiro single do novo álbum, "Miss You". O single surpreeendeu o público e a crítica com a incursão dos Stones à sonoridade dançante da disco music que sacudia o mundo naquele momento.


Propaganda do álbum Some Girls, em 1978, ainda
com a capa original antes de ser cancelada. 
Finalmente, Some Girls chegou às lojas em junho de 1978, mas chegou causando polêmica. A arte da capa, criada pelo designer gráfico Peter Corriston e pelo ilustrador Hubert Kretzschmar, trazia a imagens de atrizes famosas em anúncios de lingerie. As atrizes Lucille Ball, Farrah Fawcett, Liza Minelli (representando sua mãe, a também atriz Judy Garland), Raquel Welch e os responsáveis pelos direitos de imagem de Marilyn Monroe, ameaçaram entrar com processo contra os Rolling Stones. A gravadora teve que fazer um nova edição do álbum sem as imagens das atrizes, substituídas por borrões trazendo o aviso PERDÃO PELA NOSSA APARÊNCIA - CAPA EM RECONSTRUÇÃO.

Apesar da polêmica, a recepção do álbum pela imprensa foi muito positiva. O álbum foi muito bem saudado pela crítica, que rendeu elogios aos esforços da banda em superar os momentos difíceis por causa da prisão Keith Richards, e pela coragem de tentar se reinventar no novo álbum ao se aproximar da disco music e do punk, tendências musicais que estavam nos holofotes do cenário pop mundial da época.

Lançada como primeiro single de Some Girls, "Miss You" é a faixa que abre álbum, que começa com um baixo e uma bateria pulsantes. A linha de baixo executada Bill Wyman segue cavalgando por toda a música. Existem informações que essa linha de baixo teria sido criada pelo tecladista Billy Preston numa fita demo de "Miss You" onde o músico toca um baixo acompanhado do vocal de Mick Jagger. O solo charmoso de saxofone de Mell Collins e a gaita blueseira de Sugar Blue dão um toque especial a uma faixa em que os Stone saíram-se bem pegando carona na onda disco.  

"When The Whip Comes Down" segue o rock tradicional bem ao estilo "stoneano", com Jagger nos vocais principais, e Richards e Wood nos vocais de fundo. A música tem num trecho de sua letra, uma conotação gay: "Yeah, mama and papa told me /
I was crazy to stay / I was gay in New York / A fag in L.A./ So I saved my money / And I took a plane / Wherever I go they treat me the same." ("Sim, mamãe e papai me disseram / Eu estava louco de ficar / Eu era gay em Nova York / Um cigarro em L.A./ Então eu salvei meu dinheiro / E eu peguei um avião / Onde quer que eu vá, eles me tratam da mesma forma"). Na regravação de "Just My Imagination (Running Away With Me)", um clássico da soul music originalmente gravado pelos Temptations, os Stones imprimem o seu estilo despojado.

O solo de gaita de Sugar Blues dá início a Some Girls", faixa que dá nome ao disco. A faixa causou na época a ira das femininas da época que acusaram os Stones de machistas e de depreciarem as mulheres, principalmente as negras: "Black girls just wanna get fucked all night / I just don't have that much jam" ("Garotas negras só querem ser fodidas toda noite / Eu não tenho muita geléia".

Encerrando o lado A, "Lies", a faixa mais punk do álbum, o que mostra que os Rolling Stones não estavam alheios ao que acontecia ao redor. Enquanto a banda emprega um ritmo veloz, Mick Jagger canta aos berros versos como "Lies, dripping off your mouth like dirt / Lies, lies in every step you walk" ("Mentiras, pingando da sua boca como sujeira / Mentiras, encontra-se em cada passo que você dá").

Anúncios de perucas que serviram de referência para a concepção da capa de Some Girls.

Se o lado A encerrou em ritmo acelerado, o lado B de Some Girls começa no ritmo mais calmo e lento de "Far Away Eyes", uma country music onde Jagger, através de um canto meio falado, se refere sobre a solidão e descontentamento com a vida, mas ressaltando que apesar dos pesares, não se deve perder a esperança. Os Stones partem à toda velocidade com "Respectable", mais uma faixa do álbum com influência punk, e desta vez falando de uma mulher que alcançou a ascensão social, mas que esqueceu as suas origens. "Before They Make Run" traz Keith Richards no vocal principal, e aqui ele faz referências, ainda que sutis, sobre a sua prisão em Toronto por porte de drogas, cujos desdobramentos puseram em risco o futuro dos Rolling Stones.

"Beast Of Burden" é um rock balada sobre o sujeito que não que ser "burro de carga" da namorada, que não suporta ser menosprezado, mas que quer apenas fazer amor com ela. Richards disse numa entrevista que a canção foi escrita por ele para Jagger, por ter carregado o peso da banda nas costas enquanto ele estava prestando contas com a Justiça. Em "Shattered", última faixa de Some Girls, os Rolling Stones traçam uma imagem da vida decadente das ruas da Nova York dos anos 1970, onde a promiscuidade, as drogas e a violência predominavam. 

Show no Texas, da turnê Some Girls, em 1978, foi
lançado em CD, DVD e Blu-ray em 2011
No dia 10 de junho de 1978, um dia após o lançamento de Some Girls, os Rolling Stones iniciaram a turnê norte-americana para promover o álbum, que durou até o final de julho. O show dos Stones no Will Rogers Auditorium, em Fort Worth, no Texas, em 18 de julho de 1978, foi gravado e filmado, e esse material foi lançado em CD, DVD e Blue-ray em 2011 como Some Girls : Live In Texas '78.

Comercialmente, o desempenho de Some Girls superou todas as expectativas. O álbum agradou o público em cheio. Puxado pelo hit "Miss You", Some Girls ficou em 1°  lugar na parada de álbuns dos Estados Unidos, e em 2º lugar na do Reino Unido. Some Girls atingiu a marca de 6 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos, e cerca de 11 milhões no resto do mundo, tornando-se o álbum mais vendido da carreira do grupo. Em setembro de 1978, foram lançados os singles de "Beast Of Burden" (8º lugar na Billboard Hot 100, nos Estados Unidos) e de "Respectable"( 23º lugar na parad de singles do Reino Unidos), e em novembro, saiu o de "Shattered" (31º lugar da Billboard Hot 100, nos Estados Unidos).

Some Girls foi o álbum que virou o jogo a favor dos Stones naquele final de anos 1970. Com ele, a banda superou a crise e retornou ao topo. O sucesso de crítica e de público fez Some Girls ser considerado o último grande álbum dos Rolling Stones, ainda que tenha lançado posteriormente bons álbuns como Tatto You (1981). Mas o caso de Some Girls foi emblemático. Mais um exemplo de reinvenção dos Stones que tiveram que enfrentar os problemas judiciais de Keith Richards, a fúria dos punks e o descrédito de parte da crítica.

Faixas

Lado A
  1. "Miss You"
  2. "When The Whip Comes Down"
  3. "Just My Imagination (Running Away With Me)" ( Norman Whitfield - Barrett Strong)
  4. "Some Girls"
  5. "Lies"

Lado B
  1. "Far Away Eyes"
  2. "Respectable"
  3. "Before They Make Me Run"
  4. "Beast of Burden"
  5. "Shattered"


Todas as faixas são de autoria de Mick Jagger e Keith Richards, exceto a indicada.
Rolling Stones: Mick Jagger (vocais, guitarra, piano e percussão), Keith Richards (guitarra solo, vocais de fundo, violão e piano), Ronnie Wood ( guitarra elétrica, vocais de fundo, pedal steel violão e baixo), Bill Wyman (baixo e sintetizador) e Charlie Watts (bateria).


"Miss You" - vídeo-clipe.



"When The Whip Comes Down", vídeo gravado
ao vivo, Texas, 1978.



"Just My Imagination (Running Away With Me)", 
vídeo gravado ao vivo, Texas, 1978.



"Some Girls"



"Lies"



"Far Aways Eyes" - vídeo-clipe.



"Respectable" - vídeo clipe.



"Before They Make Me Run"



"Beast Of Burden"



"Shattered"





Comentários