"Some Girls" (Rolling Stones Records, 1978), The Rolling Stones
Naquele
começo de 1977, os Rolling Stones, apesar de todo do prestígio que haviam
conquistado como uma das bandas icônicas do rock, não viviam uma grande fase
artística. Depois do fantástico álbum duplo Exile On Main St., de
1972, a banda engatou uma sequência de três álbuns medianos, Goats
Head Soup (1973), It's Only Rock'n'Roll (1974) e Black
And Blue (1975). Assim como outras estrelas do rock do porte de Led
Zeppelin, Elton John, Pink Floyd, Peter Frampton, Yes ou Paul McCartney, os
Rolling Stones se tornaram alvos do desprezo implacável do movimento punk que
estava surgindo e pregava uma mudança radical no cenário do rock, algo novo, e
via naquelas estrelas figuras decadentes e ultrapassadas.
Como se isso
não bastasse, um fato quase pôs fim aos Rolling Stones. No final de fevereiro
de 1977, os Stones estavam se instalando temporariamente em Toronto, no Canadá,
para gravar dois shows da banda naquela cidade. O material seria usado para
complementar Love You Live, álbum duplo gravado ao vivo a ser lançado
naquele ano e que registraria a turnê que os Stones estavam fazendo desde
meados de 1975, e que já havia passado pelos Estados Unidos e Europa. Logo na
chegada à cidade canadense, a mulher do guitarrista Keith Richards, Anitta
Pallenberg, foi detida no aeroporto por por porte de haxixe e heroína, mas logo
foi liberada após fiança.
No entanto, três dias depois, a polícia fez uma batida no quarto de hotel onde o casal estava hospedado, e foram encontradas 5 gramas de cocaína e 22 gramas de heroína. Richards foi preso, acusado de tráfico, o que nas leis canadenses, implicaria em sete anos de prisão ou mesmo em prisão perpétua, mas pagou uma fiança, e respondeu o processo em liberdade. As gravações dos dois shows foram feitas, a banda e sua equipe técnica foram embora, mas devido aos problemas judiciais, Richards e Anitta tiveram que permanecer no Canadá até abril de 1977.
Detalhe da capa do álbum duplo Love You Live. |
No entanto, três dias depois, a polícia fez uma batida no quarto de hotel onde o casal estava hospedado, e foram encontradas 5 gramas de cocaína e 22 gramas de heroína. Richards foi preso, acusado de tráfico, o que nas leis canadenses, implicaria em sete anos de prisão ou mesmo em prisão perpétua, mas pagou uma fiança, e respondeu o processo em liberdade. As gravações dos dois shows foram feitas, a banda e sua equipe técnica foram embora, mas devido aos problemas judiciais, Richards e Anitta tiveram que permanecer no Canadá até abril de 1977.
Keith travou
uma batalha judicial que se arrastou por pouco mais de um ano que se encerrou
outubro de 1978, quando considerado culpado apenas pela posse de heroína,
condenado a 1 ano de prisão, porém cumprida em liberdade, tendo que comparecer
no tribunal a cada seis meses, bem como fazer um show beneficente para um
instituto de cegos no Canadá e prosseguir o tratamento contra o vício em
heroína, que na verdade ele já havia iniciado quando fora acusado de posse
droga por sugestão dos seus advogados, numa tentativa atenuar qualquer que
fosse a decisão do juiz.
Keith Richards saindo do tribunal, em 1977: batalha judicial no Canadá que quase custou o fim dos Rolling Stones. |
Quem segurou
essa barra pesada dentro dos Stones enquanto Keith e sua mulher estavam
enrolados com a Justiça foi Mick Jagger. A banda começou o processo de gravação
de Some
Girls em outubro de 1977, nos estúdios Pathé Marconi, em Paris,na França. A produçaõ
do novo álbum ficou a cargo de Jagger, mas que na ficha técnica do álbum
aparece creditado a The Glimmer Twins, que nada mais era do que o pseudônimo
que Mick Jagger e Keith Richards chegaram a usar, fosse nas composições canções
ou na produção de alguns discos dos Rolling Stones. A liderança de Jagger se
fez mais importante do que nunca para manter a banda unida, e o foco na
produção do novo álbum mostrou-se necessária para que a união desse certo.
As
gravações de Some Girls ocorreram entre outubro e dezembro de
1977, com uma pausa no final de ano, e retomadas em janeiro de 1978
prosseguindo até março, quando os trabalhos foram finalizados. Durante as
sessões de gravação, os Stones contaram com a participação de colaboradores
especiais como Ian McLagan tecladista, ex-companheiro de Ronnie Wood nos
Faces), Sugar Blue (gaita), Mel Collins (saxofone) e Simon Kirke (percussão). Os
Stones gravaram cerca de 50 novas músicas, porém apenas dez entrariam no novo
álbum. As sobras acabaram sendo aproveitadas mais tarde em álbuns posteriores
como Emotional
Rescue (1980) e Tatto You (1981).
Em maio de
1978, os Rolling Stones lançavam o primeiro single do novo álbum, "Miss
You". O single surpreeendeu o público e a crítica com a incursão dos
Stones à sonoridade dançante da disco
music que sacudia o mundo naquele momento.
Propaganda do álbum Some Girls, em 1978, ainda com a capa original antes de ser cancelada. |
Finalmente, Some
Girls chegou às lojas em junho de 1978, mas chegou causando polêmica. A
arte da capa, criada pelo designer gráfico Peter Corriston e pelo ilustrador
Hubert Kretzschmar, trazia a imagens de atrizes famosas em anúncios de
lingerie. As atrizes Lucille Ball, Farrah Fawcett, Liza Minelli (representando
sua mãe, a também atriz Judy Garland), Raquel Welch e os responsáveis pelos
direitos de imagem de Marilyn Monroe, ameaçaram entrar com processo contra os
Rolling Stones. A gravadora teve que fazer um nova edição do álbum sem as
imagens das atrizes, substituídas por borrões trazendo o aviso PERDÃO PELA
NOSSA APARÊNCIA - CAPA EM RECONSTRUÇÃO.
Apesar da
polêmica, a recepção do álbum pela imprensa foi muito positiva. O álbum foi
muito bem saudado pela crítica, que rendeu elogios aos esforços da banda em
superar os momentos difíceis por causa da prisão Keith Richards, e pela coragem
de tentar se reinventar no novo álbum ao se aproximar da disco music e do punk,
tendências musicais que estavam nos holofotes do cenário pop mundial da época.
Lançada como
primeiro single de Some Girls, "Miss You" é a faixa que abre álbum, que
começa com um baixo e uma bateria pulsantes. A linha de baixo executada Bill
Wyman segue cavalgando por toda a música. Existem informações que essa linha de
baixo teria sido criada pelo tecladista Billy Preston numa fita demo de
"Miss You" onde o músico toca um baixo acompanhado do vocal de Mick
Jagger. O solo charmoso de saxofone de Mell Collins e a gaita blueseira de Sugar Blue dão um toque
especial a uma faixa em que os Stone saíram-se bem pegando carona na onda disco.
"When
The Whip Comes Down" segue o rock tradicional bem ao estilo
"stoneano", com Jagger nos vocais principais, e Richards e Wood nos
vocais de fundo. A música tem num trecho de sua letra, uma conotação gay: "Yeah, mama and papa told me /
I was crazy
to stay / I was gay in New York / A fag in L.A./ So I saved my money / And I
took a plane / Wherever I go they treat me the same." ("Sim,
mamãe e papai me disseram / Eu estava louco de ficar / Eu era gay em Nova York
/ Um cigarro em L.A./ Então eu salvei meu dinheiro / E eu peguei um avião / Onde
quer que eu vá, eles me tratam da mesma forma"). Na regravação de "Just
My Imagination (Running Away With Me)", um clássico da soul music
originalmente gravado pelos Temptations, os Stones imprimem o seu estilo
despojado.
O solo de
gaita de Sugar Blues dá início a Some Girls", faixa que dá nome ao disco. A
faixa causou na época a ira das femininas da época que acusaram os Stones de
machistas e de depreciarem as mulheres, principalmente as negras: "Black girls just wanna get fucked all
night / I just don't have that much jam" ("Garotas negras só querem
ser fodidas toda noite / Eu não tenho muita geléia".
Encerrando o
lado A, "Lies", a faixa mais punk do álbum, o que mostra que os
Rolling Stones não estavam alheios ao que acontecia ao redor. Enquanto a banda
emprega um ritmo veloz, Mick Jagger canta aos berros versos como "Lies, dripping off your mouth like
dirt / Lies, lies in every step you walk" ("Mentiras, pingando da sua
boca como sujeira / Mentiras, encontra-se em cada passo que você dá").
Anúncios de perucas que serviram de referência para a concepção da capa de Some Girls. |
Se o lado A
encerrou em ritmo acelerado, o lado B de Some Girls começa no ritmo mais
calmo e lento de "Far Away Eyes", uma country music onde Jagger,
através de um canto meio falado, se refere sobre a solidão e descontentamento
com a vida, mas ressaltando que apesar dos pesares, não se deve perder a
esperança. Os Stones partem à toda velocidade com "Respectable", mais
uma faixa do álbum com influência punk, e desta vez falando de uma mulher que
alcançou a ascensão social, mas que esqueceu as suas origens. "Before They
Make Run" traz Keith Richards no vocal principal, e aqui ele faz
referências, ainda que sutis, sobre a sua prisão em Toronto por porte de
drogas, cujos desdobramentos puseram em risco o futuro dos Rolling Stones.
"Beast
Of Burden" é um rock balada sobre o sujeito que não que ser "burro de
carga" da namorada, que não suporta
ser menosprezado, mas que quer apenas fazer amor com ela. Richards disse numa
entrevista que a canção foi escrita por ele para Jagger, por ter carregado o
peso da banda nas costas enquanto ele estava prestando contas com a Justiça. Em
"Shattered", última faixa de Some Girls, os Rolling Stones traçam
uma imagem da vida decadente das ruas da Nova York dos anos 1970, onde a promiscuidade,
as drogas e a violência predominavam.
Show no Texas, da turnê Some Girls, em 1978, foi lançado em CD, DVD e Blu-ray em 2011 |
No dia 10 de
junho de 1978, um dia após o lançamento de Some Girls, os Rolling Stones
iniciaram a turnê norte-americana para promover o álbum, que durou até o final
de julho. O show dos Stones no Will Rogers
Auditorium, em Fort Worth, no Texas, em 18 de julho de 1978, foi
gravado e filmado, e esse material foi lançado em CD, DVD e Blue-ray em 2011
como Some
Girls : Live In Texas '78.
Comercialmente,
o desempenho de Some Girls superou todas as expectativas. O álbum agradou o
público em cheio. Puxado pelo hit "Miss You", Some Girls ficou em 1° lugar na parada de álbuns dos Estados Unidos,
e em 2º lugar na do Reino Unido. Some Girls atingiu a marca de 6
milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos, e cerca de 11 milhões no resto do mundo, tornando-se o álbum mais vendido da carreira do grupo.
Em setembro de 1978, foram lançados os singles de "Beast Of Burden"
(8º lugar na Billboard Hot 100, nos
Estados Unidos) e de "Respectable"( 23º lugar na parad de singles do
Reino Unidos), e em novembro, saiu o de "Shattered" (31º lugar da Billboard Hot 100, nos Estados Unidos).
Some Girls foi o álbum que virou o jogo a favor
dos Stones naquele final de anos 1970. Com ele, a banda superou a crise e
retornou ao topo. O sucesso de crítica e de público fez Some Girls ser
considerado o último grande álbum dos Rolling Stones, ainda que tenha lançado
posteriormente bons álbuns como Tatto You (1981). Mas o caso de Some
Girls foi emblemático. Mais um exemplo de reinvenção dos Stones que
tiveram que enfrentar os problemas judiciais de Keith Richards, a fúria dos
punks e o descrédito de parte da crítica.
Faixas
Lado A
- "Miss You"
- "When The Whip Comes Down"
- "Just My Imagination (Running Away With Me)" ( Norman Whitfield - Barrett Strong)
- "Some Girls"
- "Lies"
Lado B
- "Far Away Eyes"
- "Respectable"
- "Before They Make Me Run"
- "Beast of Burden"
- "Shattered"
Todas as
faixas são de autoria de Mick Jagger e Keith Richards, exceto a indicada.
Rolling
Stones: Mick Jagger (vocais, guitarra, piano e percussão), Keith Richards
(guitarra solo, vocais de fundo, violão e piano), Ronnie Wood ( guitarra elétrica, vocais de fundo, pedal steel violão e baixo), Bill Wyman (baixo e sintetizador) e
Charlie Watts (bateria).
"Miss You" - vídeo-clipe.
"When
The Whip Comes Down", vídeo gravado
ao vivo, Texas, 1978.
"Just
My Imagination (Running Away With Me)",
vídeo gravado ao vivo, Texas, 1978.
"Some Girls"
"Lies"
"Far Aways Eyes" - vídeo-clipe.
"Respectable" - vídeo clipe.
"Before
They Make Me Run"
"Beast Of Burden"
"Shattered"
Comentários
Postar um comentário