“Claridade” (Odeon, 1975), Clara Nunes


Até se consagrar como um dos maiores nomes do samba de todos os tempos, Clara Nunes passou por vários caminhos, alguns um tanto quanto distantes do gênero que lhes deu fama. Nascida em Paraopeba, Minas Gerais, em 1942, Clara Francisca Gonçalves Pinheiro - o nome de batismo de Clara Nunes - trabalhou como tecelã em Belo Horizonte aos 18 anos. Na mesma cidade, começou a carreira cantando no rádio. Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro onde foi tentar uma sorte maior na carreira artística. Apresentou-se em casas noturnas, programas de rádio e TV cantando boleros, e até participou de festivais de música. No mesmo ano, fez um teste na gravadora Odeon, foi aprovada e logo contratada.

Entre 1966 e 1970, Clara lançou três álbuns com um repertório essencialmente romântico, baseado em boleros e sambas-canções. Os três álbuns foram um tremendo fracasso em vendas.

Clara Nunes na capa do seu primeiro álbum, em 1966:
visual comportado e romântico.
A carreira de Clara Nunes só tomaria um novo rumo após uma apresentação em Luanda, Angola, em 1970. Por sugestão do produtor musical Adelzon Alves, Clara Nunes adotou a estética visual e a linguagem musical baseadas na cultura afro-brasileira. Desde Carmen Miranda, a música brasileira não via surgir uma cantora com uma estética inspirada na cultura afro-brasileira, e Adelzon enxergava nisso uma possibilidade de dar uma alavancada na carreira de Clara. A cantora, que havia sido espírita, tinha como religião o Candomblé, mas havia trocado pela Umbanda, e tais experiências nos cultos afro-brasileiros só ajudaram a dar mais veracidade à sua nova orientação artística. Quanto à gravadora, esta mostrou-se resistente à mudança, preferia algo dentro da linha romântica, mas cedeu ante a insistência de Clara Nunes.

Em 1971, veio o primeiro grande sucesso na nova fase, “Ê Baiana”, faixa do seu quarto álbum que leva o nome da cantora. A partir daí, Clara começa a firma-se como uma promissora cantora de samba carismática, um apelo visual marcante, uma voz forte, bonita e afinada. Depois de muitos anos, o samba começava a recuperar a partir do começo da década de 1970, o seu potencial comercial. O gênero musical voltava a ser mais executado em rádio e a vender mais discos graças a uma nova geração de sambistas, que além de Clara, faziam parte também Martinho da Vila, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, João Nogueira, Elton Medeiros, Benito di Paula entre outros.

Com o álbum Alvorecer, de 1974, Clara firma-se não só como uma grande intérprete, mas também como uma grande vendedora de discos. Puxado pelos sucessos “Conto de Areia” e “Meu Sapato Já Furou”, o álbum vende mais de 400 mil cópias e acaba com uma teoria preconceituosa no Brasil de que mulheres não vendem muitos discos.

No ano seguinte, chega às lojas Claridade, álbum com o qual Clara mostra que o êxito comercial de Alvorecer não foi um mero acaso. Em Claridade, Clara apresentou uma boa mescla de gerações de compositores de samba, desde novos talentos como Ivor Lancellotti, Paulo César Pinheiro e Alberto Conato, a veteranos como Cartola, Nélson Cavaquinho e Ismael Silva. O álbum trazia também compositores ligados à Portela, a escola de samba de Clara, como Monarco e Candeia.


Clara Nunes em detalhe da capa do álbum Alvorecer.

A música que abre o álbum é “O Mar Serenou”, de Candeia, um samba que guarda referências da Iara, uma sereia que faz parte da mitologia brasileira que com seu canto envolvente, é capaz de encantar os homens e levá-los para o fundo mar (“O pescador não tem medo / É segredo se volta ou se fica no fundo do mar”). O ritmo alegre e festivo do samba “Sofrimento de Quem Ama” contrasta com a letra triste sobre a dor de amar alguém. Em “A Deusa dos Orixás”, samba sobre Iansã, Ogum, Nanã e Xangô, orixás do Candomblé, Clara ratifica a sua intenção em apresentar para as grandes massas a cultura afro-brasileira, quebrando preconceitos religiosos, culturais e raciais. “Juízo Final”, samba de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, ganha com Clara Nunes talvez a sua melhor versão numa interpretação impecável da cantora mineira. O samba “Tudo É Ilusão” – já gravado anteriormente por Dalva de Oliveira - mostra que o final de um relacionamento sem gerar mágoas ou traumas é possível. Com um arranjo que faz lembrar as antigas serenatas, “Valsa do Realejo” parece destoar de todo o álbum mais voltado ao samba.

Canto e gestos: Clara Nunes costumava cantar usando u gestual inspirado nas danças afro-brasileiras.

“Bafo de Boca” é um samba bem humorado sobre um compadre que adora a vida nos bares, bebida e mulheres, mas dá pouca atenção à esposa. “O Último Bloco” diz que a felicidade pode estar dentro de nós mesmos, enquanto que o samba com ares nostálgicos “Ninguém Tem Que Achar Ruim” fala sobre boemia. Com um arranjo cheio de violinos e uma cuíca chorosa, a melancólica “Às Vezes Faz Bem Chorar” é um samba-canção que lembra a Clara Nunes do início da carreira do repertório essencialmente romântico. “Vai, Amor” é mais uma canção presente no álbum sobre fim de um relacionamento cheio de mágoa. “Que Seja Bem Feliz”, de Cartola, é uma canção em que Clara canta acompanhada de um violão num canto melancólico sobre despedida, mas que ao contrário da canção anterior, é desprovida de ressentimentos, o amor acabou, mas ficou a saudade: “Que seja bem feliz / E leve-me na mente / Que cresçam sua glórias / E as minhas lágrimas contentes”.

Claridade foi bem recebido pelo público e consagrou Clara como uma grande estrela do samba. “O Mar Serenou”, “A Deusa dos Orixás” e “Juízo Final” foram os grandes sucessos do álbum e tiveram grande execução em rádio e TV na época. O álbum alcançou a marca incrível de 600 mil cópias vendidas.

No mesmo ano em que Claridade foi lançado, Clara Nunes casou-se com Paulo César Pinheiro, um dos compositores que ela gravou no álbum. A partir de então, talvez por influência do marido, Clara amplia o seu arco musical, indo além dos referenciais afros, mas sem abrir mão da estética afro-brasileira. Nos álbuns subsequentes, ela acrescentaria ao seu repertório o forró, baião e até frevo, sem comprometer a sua obra, muito pelo contrário. Clara se revelou uma boa intérprete de forrós.


Clara Nunes e o marido, o compositor Paulo César Pinheiro. 

Na sequência de Claridade, vieram Canto das Três Raças (1976), As Forças da Natureza (1977), Guerreira (1978), Esperança (1979), Brasil Mestiço (1980), Clara (1981) e Nação (1982), todos com marcas expressivas em vendas fazendo Clara figurar na lista dos artistas campeões em vendagens de discos no Brasil. O sucesso e a grande exposição de Clara alimentou uma rivalidade entre ela e Beth Carvalho, que desfrutava de grande popularidade na década de 1970 e disputava com Clara Nunes o posto de “Rainha do Samba”.

No auge da maturidade da carreira artística, Clara faleceu em 2 de abril de 1983, aos 40 anos, após passar 28 dias em coma na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, vítima de uma reação alérgica durante um cirurgia aparentemente simples para a retirada de varizes nas pernas. Sua morte causou uma grande comoção nacional. De “guerreira”, como era carinhosamente chamada, passou a ser “um ser de luz”, expressão que virou título de uma música em sua homenagem gravada pela amiga Alcione.


Clara Nunes com o seu visual icônico consagrador.

Se por um lado a imagem de baiana estilizada de Carmen Miranda serviu como ponto de partida para Clara Nunes adotar a estética afro-brasileira e mergulhar no caldo da herança cultural africana no Brasil para desenvolver o seu trabalho como artista, por outro, Clara acabou abrindo um importante caminho para que futuras gerações de cantoras também trilhassem o caminho da musicalidade afro-brasileira. Não seria exagero afirmar que cantoras como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Rita Ribeiro e Mariene de Castro trilharam o caminho aberto por Clara Nunes.

Faixas:

Lado A

01. O Mar Serenou (Candeia)
02. Sofrimento De Quem Ama (Alberto Lonato)
03. A Deusa Dos Orixás (Romildo Bastos  - Toninho Nascimento)
04. Juízo Final (Nelson Cavaquinho- Élcio Soares)
05. Tudo É Ilusão (Aníbal Da Silva - Eden Silva - Tufic Lauar)
06. Valsa De Realejo (Guinga - Paulo César Pinheiro)

Lado B

01. Bafo De Boca (João Nogueira - Paulo César Pinheiro)
02. O Último Bloco (Candeia)
03. Ninguém Tem Que Achar Ruim (Ismael Silva)
04. Às Vezes Faz Bem Chorar (Ivor Lancellotti)
05. Vai Amor (Monarco - W. Rosa)
06. Que Sejas Bem Feliz (Cartola)



Vídeo-clipe de "O Mar Serenou", 
programa Fantástico, TV Globo, 1975.



Vídeo-clipe de "A Deusa dos Orixás", 
programa Fantástico, TV Globo, 1975.



Áudio "Juízo Funal".



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