“Tempos Modernos” (Warner, 1982), Lulu Santos


Muito antes de tornar-se um astro do rock brasileiro de primeira grandeza com dezenas de hits e milhões de discos vendidos, Lulu Santos era anos 1970 vocalista e guitarrista da banda carioca de rock progressivo Vímana, da qual faziam parte também Ritchie (vocais e flauta) e Lobão (bateria) que mais tarde também se tornariam ídolos do rock do Brasil na década seguinte. Completavam a banda Luiz Paulo Simas (teclados e vocal) e Fernando Gama (baixo).

O Vímana foi apadrinhado pelo ex-tecladista do Yes, Patrick Moraz, que havia fixado residência no Rio de Janeiro na época. Sendo um músico internacionalmente conhecido e influente, ele pretendia fazer do Vímana sua banda de apoio e que o acompanharia em excursões internacionais. Isso daria uma visibilidade àqueles jovens artistas que jamais outra banda de rock do Brasil havia tido até então. No entanto, por divergir das ideias de Moraz, Lulu acabou sendo expulso por ele da banda. A expulsão de Lulu gerou um um clima de tensão entre os outros membros do Vímana e Moraz, o que acabou pondo fim na banda.

Vímana em 1976, da esquerda para direita: Luiz Paulo Simas, Lobão, Lulu Santos,
Ritchie e Fernando Gama.

Após sair do Vímana, Lulu foi tocar a sua vida e a carreira artística. Em 1978, Lulu chegou a montar com o baixista Antônio Pedro (ex-Mutantes e futuro Blitz) e mais outros dois músicos a Unziotros, uma banda de funk e R&B, mas que teve uma vida curtíssima. Naquele mesmo ano, casou-se com a jornalista Scarlet Moon de Chevalier. Entre 1979 e 1980, Lulu escreveu resenhas sobre música para a revista Som Três. Com a ajuda de Scarlet e sob o seu nome de batismo, Luiz Maurício, lançou em 1980 um compacto pela Polydor com duas faixas, “Melô do Amor” e “Gosto de Baton”. Calcado no R&B, o compacto não teve nenhuma repercussão.

Primeiro compacto (single) da carreira de Lulu Santos,
assinadocomo Luiz Maurício, em 1980. 
Paralelo à carreira artística e de colunista de revista, Lulu estava trabalhando como produtor de repertório da gravadora Som Livre. Lá ele fazia a seleção de músicas para as trilhas sonoras das novelas da Rede Globo. Numa tentativa de impulsionar a sua carreira, Lulu aproveitou a condição de produtor de repertório da Som Livre para colocar a sua música “Melo do Amor” na trilha de uma novela da Globo. A música já havia sido reprovada antes para entrar numa novela. Numa segunda tentativa para uma outra novela, a canção foi aprovada e incluída na trilha. Porém, além de não ter causado impacto nenhum, Lulu ainda foi demitido.  

Sua sorte na carreira artística começa a mudar em 1981, quando inicia uma parceria com o jornalista e compositor Nelson Motta que renderia um bom punhado de canções, dentre elas “Tesouros da Juventude”, inspirada na recente morte de John Lennon, mas que também estendia homenagem a Duane Allman, Brian Jones, Janis Joplin e Jimi Hendrix, ídolos da juventude que haviam morrido cedo demais e que são citados na letra da canção. Lulu grava uma fita demo com “Tesouros da Juventude” e mais outras músicas e envia para Léo Neto, diretor artístico da gravadora Warner. Logo Lulu já estaria assinando contrato com aquela gravadora.

Compacto  de "Areias Escaldantes", 1981
A Warner lança no começo de 1981 um compacto simples com as músicas “Areias Escaldantes” e “Tesouros da Juventude”. Com “Areias Escaldantes”, Lulu Santos concorre no Festival MPB Shell/81, mas logo é eliminado. Em compensação, “Tesouros da Juventude” entra para a trilha sonora da novela O Amor É Nosso, da Globo. A mesma música também foi incluída na trilha sonora do filme Menino do Rio e serviu de tema de abertura do programa Mocidade Independente, na Rede Bandeirantes, apresentado por Nelson Motta, parceiro de Lulu na música. “Tesouros da Juventude”  ganhou as rádios, teve boa execução.

Ainda no mesmo ano, a Warner lançou o segundo compacto de Lulu, dessa vez com quatro músicas: “De Leve”, Areias Escaldantes”, “Tesouros da Juventude” e “Fricção Científica”. A novidade foi “De Leve”, uma versão em português de “Get Back”, dos Beatles, feita por Rita Lee e Gilberto Gil, gravada ao vivo no álbum “Refestança”, em 1977. A música foi parar na trilha sonora da novela “Brilhante”, da Globo no mesmo ano de 1981, o que ajudou a música a ter boa execução em rádio.

Apesar das músicas tocando nas novelas, no rádio e nos programas de TV, e os compactos vendendo bem, estranhamente a Warner cogitou dispensar Lulu Santos. Mas só não desistiria da ideia se o primeiro álbum dele fosse de versões em português de sucessos internacionais, já que “De Leve”, versão de “Get Back” dos Beatles, havia se tornado um hit. O cantor achou um absurdo já que as outras canções que eram autorais, também foram sucessos radiofônicos. Mesmo correndo o risco, Lulu conseguiu convencer o gerente da gravadora a desistir da ideia de um álbum de versões, o que felizmente acabou acontecendo.

Compacto de "De Leve (Get Back)", 1981.
Para a gravação do seu primeiro álbum solo, Lulu Santos cercou-se de um time de músicos de alto nível como os tecladistas Lincoln Olivetti e Mu Carvalho (este último, tecladista d’A Cor do Som), Serginho Herval (baterista do Roupa Nova), Robson Jorge (clavinete) entre outros profissionais talentosos. Na produção, o ex-baixista dos Mutantes Liminha, que desde o final dos anos 1970 havia se tornado um promissor produtor de discos. Além de produzir, Liminha tocou baixo em algumas faixas. A Lulu coube concentrar-se nos arranjos, na sua guitarra e nos vocais.

A primeira faixa do álbum é “Tempos Modernos”, a mesma que dá nome ao disco. Um riff rítmico da guitarra de Lulu dá início à faixa, sucedido por um solo de guitarra bem característico do mesmo Lulu. A música fala sobre otimismo com o futuro e vivenciar o presente sem olhar para o passado. Na reta final da faixa, uma sequência instrumental encerra  a música através de uma camada de teclados executada brilhantemente por Lincoln Olivetti.  “Tudo Com Você” é um rock de apelo radiofônico instantâneo e de teor romântico na letra: “Quero te conquistar / Um pouco mais e mais a cada dia / Satisfazer tua vontade também me sacia”. “De Repente Califórnia”, apesar de ser de Lulu e Nelson Motta, foi primeiramente gravada por Ricardo Graça Mello em 1981 para a trilha sonora do filme Menino do Rio; enquanto a versão de Ricardo é mais rock, a de Lulu é uma bossa-pop com um clima praieiro. Fechando o lado A, “Scarlet Moon”, composta por Rita Lee, uma homenagem que a roqueira fez a Scarlet Moon de Chevalier, então mulher de Lulu Santos.

Detalhe da contracapa de Tempos Modernos.
“Sirigaita” abre o lado B do álbum , traz um romantismo pop onde Lulu encarna a figura de um sujeito apaixonado e submisso. “Bole Bole” é carregada de erotismo na sua letra. A faixa seguinte, “Palestina” é sobre uma garota guerrilheira palestina que luta para defender a sua terra e sua gente, numa clara alusão aos intermináveis conflitos entre palestinos e israelenses. Mesmo passados mais de trinta anos, a canção continua atual sob dois aspectos: o primeiro porque tais conflitos persistem até hoje, e segundo por mostrar uma garota jovem e valente, defendendo a sua causa, algo em total sintonia com empoderamento feminino tão forte e presente neste início de século XXI. 

“Areias Escaldantes”, lançada anteriormente como compacto, foi incluída no álbum, assim como a faixa seguinte, “De Leve” que fecha o disco. “De Leve”, versão em português de “Get Back” dos Beatles feita por Gilberto Gil e Rita Lee, e originalmente gravada pelos dois ao vivo para o álbum Refestança, de 1977. Enquanto a versão de Gil e Rita segue um arranjo mais próximo da versão dos Beatles, a versão de Lulu mostra uma clara influência do The Police. Anos mais tarde, as versões em CD de Tempos Modernos incluíram “Tesouros Da Juventude” e “Fricção Científica” como faixas bônus.

Lançado em setembro de 1982, Tempos Modernos é um disco que traz um clima leve, jovem e solar, bem condizente com o Rio de Janeiro daquela época. A faixa-título, “Scarlet Moon”, “Tudo Com Você”, "De Repente, Califórnia”, mais as faixas anteriormente lançadas como compacto (“Areias Escaldantes” e “De Leve”), foram os hits do álbum.

Neste seu primeiro álbum, Lulu mostra a sua vocação para hitmaker eficiente, capaz de criar pop songs acessíveis e de bom gosto para as grandes massas, algo que norteará todos os seus discos seguintes. Provavelmente, os tempos em que trabalhou na Som Livre foram úteis para ele desenvolver o “faro” para compor canções com aceno pop infalível e sob medida para o público.

Tempos Modernos trouxe consigo um novo frescor musical para aquele início de anos 1980, um sentimento de renovação como bem descreve a letra da faixa-título. Mesmo tendo vendido modestíssimas 60 mil cópias, Tempos Modernos ajudou a abrir caminho para a nova geração do rock brasileiro ao lado do álbum de estreia da Blitz, As Aventuras Da Blitz, também lançado naquele ano de 1982, obrigando as gravadoras e a grande mídia a ficarem atentas ao que estava acontecendo de novo no rock brasileiro.

Faixas

Lado A
"Tempos Modernos" (Lulu Santos)                       
"Tudo Com Você" (Fausto Nilo - Lulu Santos)                   
"De Repente, Califórnia" (Lulu Santos - Nelson Motta)
"Scarlet Moon" (Rita Lee)

Lado B  
"Sirigaita"  (Lulu Santos - Nelson Motta)             
"Bole, Bole" (Lulu Santos)                         
"Palestina"  (Lulu Santos - Nelson Motta)           
"Areias Escaldantes" (Lulu Santos - Nelson Motta)                       
"De Leve (Get Back)" (John Lennon - Paul McCartney ; versão: Gilberto Gil - Rita Lee)



"Tempos Modernos" (vídeo clipe original -
programa Fantástico, TV Globo - 1982)



"Tudo Com Você"


"Scarlet Moon"



"De Repente Califórnia"



"Areias Escaldantes"



"De Leve" (Get Back)



"Tesouros da Juventude"








Comentários

  1. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho e pela pesquisa. Vc sabe me dizer a ordem de execução nas rádios desse álbum?

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    1. Obrigado pelos elogios, Jesusver. Deste disco, eu me lembro que a primeira música a ganhar projeção na mídia foi "De Leve". Ela saiu em compacto em 1981, cerca de um ano antes do álbum. Se a memória não me falha, ganhou videoclipe no "Fantástico". "Areias Escaldantes" saiu no outro lado do compacto. Depois que o álbum, acredito que a música a ser divulgada foi a faixa-título, que chegou a entrar na trilha sonora da novela "Sol de Verão", em 1982, da TV Globo.

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