“Songs In The Key Of Life” (1976), Stevie Wonder


Em meados dos anos 1970, Stevie Wonder vinha de uma sequência fantástica de grandes álbuns, provavelmente os melhores da sua carreira, todos eles sucesso de vendas e de crítica: Music of My Mind (1972), Talking Book (1972), Innervisions (1973), e Fulfillingness' First Finale (1974). O excelente desempenho desses trabalhos, os hits, a vendagem, o respeito por parte da crítica tornaram Stevie Wonder uma das grandes estrelas da música pop.

Stevie Wonder
Esses fatores pesaram, e muito, para que o “passe” de Wonder se tornasse bastante valorizado. Não foi à toa que seis meses antes de lançar o novo álbum (que já estava em processo de produção), ele renovou o contrato com a Motown que atingiu cifras “astronômicas” no valor de 13 milhões de dólares por sete álbuns, o maior contrato assinado por um artista com uma gravadora até então. A “facada” pode ter sido grande, mas era isso ou perderia sua grande estrela para a concorrência. O contrato milionário dava a Wonder o direito de 20% de royalties nas vendas dos discos e de escolher as músicas dos álbuns que deveriam virar singles.

Enquanto o presidente da Motown, Berry Gordy Jr., esquentava a “mufa” preocupado em saber se aquele “caminhão de dinheiro” investido havia valido a pena, Wonder prosseguia com seu confinamento nos estúdios com sua banda que já vinha antes mesmo da renovação de contrato e que já durava cerca de um ano e meio para produzir o álbum sucessor de Fulfillingness' First Finale. A dedicação à produção do novo trabalho era tão grande que o astro chegou a ficar 48 horas ininterruptas no estúdio sem comer e nem dormir com seus músicos. Para aplacar a longa espera dos executivos da Motown e dos fãs pelo novo álbum, os músicos de Wonder circulavam com camisetas que diziam: “Estamos quase acabando”. Acostumado em ver Wonder todo ano com um disco novo e vários hits, o mundo ficou aguardando por quase dois anos pelo próximo trabalho.

Propaganda de lançamento de Songs In
The Key Of Life em 1976 
A longa espera do público e cada centavo investido pela Motown valeram a pena. Depois de dois anos, Songs In The Key Of Life, o tão aguardado novo álbum de Stevie Wonder chegou às lojas em 28 de setembro de 1976. Lançado em formato de álbum duplo com 17 faixas, mais um EP com 4 faixas como brinde e um livreto de 24 de páginas com as letras das músicas, Songs In The Key Of Life era o projeto mais ambicioso da carreira de Wonder. Em Songs In The Key Of Life, Wonder aborda temas como racismo, política, fé, conflitos sociais e o amor. Apesar de contar com sua banda, Stevie Wonder chegou a tocar quase todos os instrumentos em algumas faixas.

“Love's In Need Of Love Today” abre o álbum e destaca a necessidade de amar em tempos difíceis. O gospel “Have A Talk With God" afirma que Deus é a resposta para os nossos problemas. As guerras nas ruas geradas pela desigualdade social nos versos de "Village Ghetto Land”, contrastam com a base instrumental pop barroca executada por um sintetizador Yamaha GX-1 pilotado pelo próprio Stevie Wonder.  A instrumental “Contusion”, uma das melhores faixas do álbum, é um jazz funk fantástico e mostra o artista em sintonia com as fusões do jazz contemporâneo com o pop muito em voga na época. “Sir Duke” é uma homenagem ao jazzista Duke Ellington(1899-1974) e foi um dos hits do álbum chegando ao 1º lugar da Billboard. Outra faixa que foi hit e alcançou o 1º lugar na parada de singles foi “I Wish”. Em “Pastime Paradise”, Stevie Wonder volta a explorar o potencial do sintetizador Yamaha GX-1 ao simular uma seção de cordas. O rapper Coolio sampleou trechos de “Pastime Paradise” e fez “Gangsta’s Paradise”, sucesso de 1995. “Ordinay Pain” é praticamente duas canções em uma, e ganhou uma versão em português em 1984 na voz de Marina Lima como “Pé Na Tábua”.

Parte interna da capa dupla do álbum
O segundo disco começa com "Isn't She Lovely", outro grande hit do álbum duplo e que é uma homenagem que Wonder fez à sua recém-nascida filha, Aisha Morris, hoje uma cantora. A música traz o choro dela, ainda um bebê, e um solo magnífico de gaita de Stevie Wonder. A bela “Joy Inside My Tears" é um dos pontos altos do romantismo em  Songs In The Key Of Life. O ótimo funk “Black Man” lembra que a América não foi construída só por brancos, mas também por negros e índios. "Ngiculela – Es Una Historia – I Am Singing" mostra um Stevie Wonder poliglota, falando de amor em inglês, espanhole e zulu. Com participação de Herbie Hancock no piano elétrico, “As” ficou em 24º lugar na parada de singles da Billboard. Em 1999, foi regravada por George Michael em dueto com a cantora Mary J. Blidge. "Another Star" fecha o álbum duplo com chave de ouro, com direito a participação especial do guitarrista George Benson.

O EP que acompanhou o álbum duplo, trazia as faixas “Saturn”, “Ebony Eyes”, “All Day Sucker” e “Easy Goin' Evening (My Mama's Call)”.

Songs In The Key Of Life foi um dos trabalhos mais bem sucedidos da carreira de Stevie Wonder. O álbum duplo vendeu mais de 9 milhões de cópias e deu ao astro 4 Grammys: “Álbum do Ano”, “Melhor Produtor”, “Melhor Vocal Pop Masculino” e “Melhor Interpretação Vocal de R&B” com “I Wish”. O álbum foi o segundo mais vendido em 1977 nos Estados Unidos, superado apenas por “Rumours”, do Fleetwood Mac. Assim como a versão em vinil, a versão em CD de Songs In The Key Of Life é foi lançada como álbum, só que trazendo como faixas bônus, as quatro faixas do EP que acompanhava a versão em vinil. 

Disco 1

Lado 1

1. "Love's in Need of Love Today"
2. "Have a Talk with God"
3. "Village Ghetto Land"
4. "Contusion"
5. "Sir Duke"

Lado 2

1. "I Wish"
2. "Knocks Me Off My Feet"
3. "Pastime Paradise"
4. "Summer Soft"
5. "Ordinary Pain"

Disco 2

Lado 3

1. "Isn't She Lovely"
2. "Joy Inside My Tears"
3. "Black Man"

Lado 4

1. "Ngiculela – Es Una Historia – I Am Singing"
2. "If It's Magic"
            3. "As"           
4. "Another Star"


EP

Lado 1

18. "Saturn"
19. "Ebony Eyes"

Lado 2

20. "All Day Sucker"
21. "Easy Goin' Evening (My Mama's Call)"

Todas as faixas são de autoria de Stevie Wonder, exceto as faixas  "Have a Talk with God"
(Calvin Hardaway - Stevie Wonder), "Village Ghetto Land" (Gary Byrd - Stevie Wonder), "Black Man" (Gary Byrd - Stevie Wonder) e "Saturn" (Stevie Wonder - Michael Sembello)



"Isn't She Lovely"





"Sir Duke"




"Another Star"




"Black Man"




"Contusion"








Comentários