“Songs In The Key Of Life” (1976), Stevie Wonder
Em meados
dos anos 1970, Stevie Wonder vinha de uma sequência fantástica de grandes
álbuns, provavelmente os melhores da sua carreira, todos eles sucesso de vendas
e de crítica: Music of My Mind (1972), Talking Book (1972), Innervisions
(1973), e Fulfillingness' First Finale (1974). O excelente desempenho
desses trabalhos, os hits, a vendagem, o respeito por parte da crítica tornaram
Stevie Wonder uma das grandes estrelas da música pop.
Stevie Wonder |
Enquanto o
presidente da Motown, Berry Gordy Jr., esquentava a “mufa” preocupado em saber
se aquele “caminhão de dinheiro” investido havia valido a pena, Wonder prosseguia
com seu confinamento nos estúdios com sua banda que já vinha antes mesmo da
renovação de contrato e que já durava cerca de um ano e meio para produzir o
álbum sucessor de Fulfillingness' First Finale. A dedicação à produção do novo
trabalho era tão grande que o astro chegou a ficar 48 horas ininterruptas no
estúdio sem comer e nem dormir com seus músicos. Para aplacar a longa espera
dos executivos da Motown e dos fãs pelo novo álbum, os músicos de Wonder
circulavam com camisetas que diziam: “Estamos quase acabando”. Acostumado em
ver Wonder todo ano com um disco novo e vários hits, o mundo ficou aguardando
por quase dois anos pelo próximo trabalho.
Propaganda de lançamento de Songs In The Key Of Life em 1976 |
A longa
espera do público e cada centavo investido pela Motown valeram a pena. Depois
de dois anos, Songs In The Key Of Life, o tão aguardado novo álbum de Stevie
Wonder chegou às lojas em 28 de setembro de 1976 . Lançado em formato de álbum duplo com
17 faixas, mais um EP com 4 faixas como brinde e um livreto de 24 de páginas com as letras das músicas, Songs In The Key Of Life
era o projeto mais ambicioso da carreira de Wonder. Em Songs In The Key Of Life,
Wonder aborda temas como racismo, política, fé, conflitos sociais e o amor.
Apesar de contar com sua banda, Stevie Wonder chegou a tocar quase todos os
instrumentos em algumas faixas.
“Love's In
Need Of Love Today” abre o álbum e destaca a necessidade de amar em tempos
difíceis. O gospel “Have A Talk With God" afirma que Deus é a resposta
para os nossos problemas. As guerras nas ruas geradas pela desigualdade social
nos versos de "Village Ghetto Land”, contrastam com a base instrumental pop
barroca executada por um sintetizador Yamaha GX-1 pilotado pelo próprio Stevie
Wonder. A instrumental “Contusion”, uma
das melhores faixas do álbum, é um jazz funk fantástico e mostra o artista em
sintonia com as fusões do jazz contemporâneo com o pop muito em voga na época.
“Sir Duke” é uma homenagem ao jazzista Duke Ellington(1899-1974) e foi um dos
hits do álbum chegando ao 1º lugar da Billboard. Outra faixa que foi hit e
alcançou o 1º lugar na parada de singles foi “I Wish”. Em “Pastime Paradise”,
Stevie Wonder volta a explorar o potencial do sintetizador Yamaha GX-1 ao
simular uma seção de cordas. O rapper Coolio sampleou trechos de “Pastime
Paradise” e fez “Gangsta’s Paradise”, sucesso de 1995. “Ordinay Pain” é
praticamente duas canções em uma, e ganhou uma versão em português em 1984 na
voz de Marina Lima como “Pé Na Tábua”.
Parte interna da capa dupla do álbum |
O segundo
disco começa com "Isn't She Lovely", outro grande hit do álbum duplo
e que é uma homenagem que Wonder fez à sua recém-nascida filha, Aisha Morris, hoje
uma cantora. A música traz o choro dela, ainda um bebê, e um solo magnífico de
gaita de Stevie Wonder. A bela “Joy Inside My Tears" é um dos pontos altos
do romantismo em Songs In The Key Of Life.
O ótimo funk “Black Man” lembra que a América não foi construída só por
brancos, mas também por negros e índios. "Ngiculela – Es Una Historia – I
Am Singing" mostra um Stevie Wonder poliglota, falando de amor em inglês,
espanhole e zulu. Com participação de Herbie Hancock no piano elétrico, “As”
ficou em 24º lugar na parada de singles da Billboard. Em 1999, foi regravada
por George Michael em dueto com a cantora Mary J. Blidge. "Another
Star" fecha o álbum duplo com chave de ouro, com direito a participação
especial do guitarrista George Benson.
O EP
que acompanhou o álbum duplo, trazia as faixas “Saturn”, “Ebony Eyes”, “All Day
Sucker” e “Easy Goin' Evening (My Mama's Call)”.
Songs In The Key Of Life foi um dos trabalhos mais bem sucedidos da carreira de
Stevie Wonder. O álbum duplo vendeu mais de 9 milhões de cópias e deu ao astro
4 Grammys: “Álbum do Ano”, “Melhor Produtor”, “Melhor Vocal Pop Masculino” e
“Melhor Interpretação Vocal de R&B” com “I Wish”. O álbum foi o segundo
mais vendido em 1977 nos Estados Unidos, superado apenas por “Rumours”, do
Fleetwood Mac. Assim como a versão em vinil, a versão em CD de Songs
In The Key Of Life é foi lançada como álbum, só que
trazendo como faixas bônus, as quatro faixas do EP que acompanhava a versão em
vinil.
Disco 1
Lado 1
1. "Love's in Need of Love Today"
2. "Have a Talk with God"
3. "Village Ghetto Land"
4. "Contusion"
5. "Sir Duke"
Lado 2
1. "I Wish"
2. "Knocks Me Off My Feet"
3. "Pastime Paradise"
4. "Summer Soft"
5. "Ordinary Pain"
Disco 2
Lado 3
1. "Isn't She Lovely"
2. "Joy Inside My Tears"
3. "Black Man"
Lado 4
1. "Ngiculela – Es Una Historia – I Am Singing"
2. "If It's Magic"
3. "As"
4. "Another Star"
EP
Lado 1
18. "Saturn"
19. "Ebony Eyes"
Lado 2
20. "All Day Sucker"
21. "Easy Goin' Evening (My Mama's Call)"
Todas as faixas são de
autoria de Stevie Wonder, exceto as faixas "Have a Talk with God"
(Calvin Hardaway -
Stevie Wonder), "Village Ghetto Land" (Gary Byrd - Stevie Wonder), "Black
Man" (Gary Byrd - Stevie Wonder) e "Saturn" (Stevie Wonder -
Michael Sembello)
"Isn't She Lovely"
"Sir Duke"
"Another Star"
"Black Man"
"Contusion"
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