“A Night At The Opera”(1975), Queen


A Night At The Opera, quarto álbum de estúdio do Queen, é um retrato do que era o rock na primeira metade dos anos 1970: ousado e ambicioso. Assim como as outras grandes bandas de rock que procuravam se esmerar na produção de discos e execução de músicas em arranjos mais complexos, o Queen não fugia à regra.

A banda inglesa vinha numa crescente, fazendo sucesso na terra natal, a Inglaterra, enquanto que nos Estados Unidos, o seu prestígio era bem mais modesto. A coisa melhorou um pouco pro Queen no mercado norte-americano com o terceiro álbum, Sheer Heart Attack, de 1974, disco que mostrou que o grupo não era apenas uma competente banda de hard rock como nos álbuns anteriores, mas que podia explorar sonoridades mais arrojadas. Porém, ainda não foi o seu disco consagrador. Teve apenas o papel de preparar terreno para o trabalho seguinte que foi A Night At The Opera, o quarto da carreira e considerado a obra-prima do Queen.

Queen em 1975 quando lançou A Night At The Opera 
Em A Night At The Opera, o “cardápio” musical é rico, variado e muito bem produzido. O disco tem um pouco de tudo: hard rock com "Death On Two Legs (Dedicated To...)" e "I'm In Love With My Car” (esta com Roger Taylor no vocal principal); música de cabaré com "Lazing On A Sunday Afternoon"; folk music com “39” (com Brian May no vocal principal); baladas românticas com “You’re My Best Friend” e “Love Of My Life" (sim, aquela, só que em versão de estúdio); foxtrot com "Seaside Rendezvous". 

Mas a “cereja do bolo” do álbum é a ópera-rock “Bohemian Rhapsody", música responsável por metade do sucesso do disco e que se tornou um dos maiores clássicos do rock. E foi também a que deu mais trabalho para gravar. Foram mais de 70 horas de gravação, cerca de 180 overdubs ( processo de adição de uma gravação sobre uma outra gravação já feita), oito lotes de fitas gastos (suficientes para gravar dois álbuns). Toda essa trabalheira (e mais outras) para fazer três vozes (Freddie Mercury, Brian May e Roger Taylor) soarem como um imenso coral.

A Night At The Opera  foi gravado em 24 canais, numa época em que os discos eram gravados em sistema analógico e que não possuía as facilidades tecnológicas proporcionadas pelas atuais gravações digitais. O Queen não usou sintetizadores, coisa que só faria a partir do álbum The Game, em 1980. Mas mesmo assim, o seu resultado final é sublime, um disco muitíssimo bem gravado que vendeu mais de 5 milhões de cópias em um ano de lançamento. Era o disco consagrador que o Queen tanto almejava e que o colou entre os gigantes do rock.

Faixas:

Lado A
  1. "Death on Two Legs (Dedicated to...)"
  2. "Lazing on a Sunday Afternoon"             
  3. "I'm in Love with My Car"           
  4. "You're My Best Friend"             
  5. "'39"     
  6. "Sweet Lady"   
  7. "Seaside Rendezvous"                

               
Lado B               
  1. "The Prophet's Song"   
  2. "Love of My Life"           
  3. "Good Company"          
  4. "Bohemian Rhapsody"                
  5. "God Save the Queen"  

Queen:

      Freddie Mercury – vocal, piano e vocal de apoio
      Brian May – violões, guitarras, vocal e vocal de apoio
      Roger Taylor – bateria, percussão, vocal e vocal de apoio
      John Deacon – baixo






Ouça A Night At The Opera na íntegra


Comentários