“The Power And The Glory” (CBS, 1983), Jimmy Cliff


Por Sidney Falcão 

Em 1982, Jimmy Cliff trocou a MCA Records pela CBS Records, e naquele ano lançou o álbum Special, que emplacou a faixa-título como o grande hit desse trabalho. Special marca um processo de transição musical de Cliff, saindo do reggae tradicional para um reggae mais pop, mais “diluído”.

Mas foi no álbum seguinte, The Glory And The Power, que a mudança foi mais sentida. O reggae convencional jamaicano de Cliff cedeu lugar para um reggae pop co uma sonoridade mais “polida”, onde se nota uma maior presença de sintetizadores e até de bateria eletrônica programada em algumas faixas. Cliff parecia estar em sintonia com o que artistas da nova geração do reggae, como Steel Pulse e Third World, estavam fazendo naquele momento. Um dado interessante e que pode ter colaborado para uma sonoridade mais pop neste álbum de Cliff foi as participações de Kool & the Gang e de La Toya Jackson (cantora e irmã e de Michael Jackson).

The Glory And The Power começa com “We All Are One”, que embora pareça toda uma característica de um reggae romântico, trata-se na verdade de uma canção pacifista, humanitária, que se refere a igualdade entre os povos, apesar das diferenças culturas e étnicas. Com um ritmo alegre, dançante e um arranjo essencialmente pop, em que é perceptível o emprego de bateria eletrônica programadas, “Sunshine In The Music” saúda o poder transformador da música nas pessoas. 

A faixa seguinte, é de longe a mais famosa do disco, “Reggae Night”, um reggae festivo com uma discreta pegada funk, cuja letra é um convite ao ouvinte participar de uma festa imperdível, onde o que importa é se divertir e ser feliz. 

Fechando o lado 1 de The Glory And The Power, “Piece Of The Pie”, um reggae que versa o abismo social que separa uma minoria rica e uma maioria pobre. A canção faz uso da metáfora da “piece of the pie” (“pedaço de torta”), em que os pobres ficam com a menor fatia da torta, enquanto a minoria rica fica todo o resto da torta. Uma realidade bem conhecida pelos brasileiros, trocando apenas a torta pelo bolo. 

Trenchtown, bairro pobre de Kingston, capital da Jamaica, e berço do reggae.
O descaso social é tema de "Piece Of The Pie"

O reggae pop “American Dream” abre o lado 2 do álbum e versão sobre a obsessão de algumas pessoas em obter o visto americano para entrar nos Estados Unidos, fixar residência e realizar o tão desejado “sonho americano”, que para Jimmy Cliff pode acabar virando um “pesadelo”. Em “Roots Woman”, Cliff faz toda a sua reverência à “mulher raiz”, que para ele, é aquela mulher simples e desprovida de ganância, e que o tanto fascina. “Love Solution” é uma canção que trata o amor como a solução para o homem e a mulher, e que deve ser espalhado para todas as nações. 

Faixa que dá nome ao álbum, “Power And The Glory” é uma crítica à sede insana por poder das lideranças políticas e econômicas em detrimento do bem estar do mundo. O álbum termina com a mensagem de fé e superação de “Journey”. 

A sonoridade “polida” e o apelo pop de The Glory And The Power teve uma boa recepção por parte do público. Boa parte das suas nove faixas, se tornaram conhecidas como “We All Are One”, “Sunshine In The Music”, “Piece Of The Pie” e “Journey”. Evidente que o grande sucesso do álbum foi sem sombra de dúvidas “Reggae Night”, que estourou nas paradas de rádio em todo o mundo. Não foi à toa que “Reggae Night” foi indicada a “Melhor Gravação de Reggae” do prêmio Grammy, edição de 1984. O astro jamaicano do reggae não ganhou, mas na edição do Grammy de 1986, Cliff conquistou o prêmio da música de “Melhor Gravação de Reggae” pelo álbum Cliff Hanger (1985), álbum que contém o hit “Hot Shot” e que mostra a orientação musical de Cliff ainda mais “diluída” no pop em meio a tantos sintetizadores e recursos eletrônicos do que em The Glory And The Power.

Faixas 

Todas as canções foram compostas por Jimmy Cliff, exceto as indicadas.

Lado 1

  1. "We All Are One" (Raymond Harris, Joseph Williams, Huey Harris e Amir Bayyan)
  2. "Sunshine In The Music" (Amir Bayyan, Huey Harris e Joe Williams ) 
  3. "Reggae Night" ( Amir Bayyan, Huey Harris e Joe Williams) 
  4. "Piece Of The Pie" 

Lado 2

  1. "American Dream"
  2. "Roots Woman"
  3. "Love Solution" 
  4. "Power And The Glory" 
  5. "Journey" 


Ouça na íntegra o álbum 
The Power And The Glory

"Reggae Night" (videoclipe original)

"We All Are One" (videoclipe original)




Comentários