“Axis: Bold As Love” (Track Records, 1967), The Jimi Hendrix Experience
O mundo
ainda estava perplexo com o impacto causado pelo álbum de estreia do power trio
britânico The Jimi Hendrix Experience, Are You Experienced,
lançado em maio de 1967, quando a banda entrou em estúdio naquele mesmo mês
para começar a gravar o segundo álbum de estúdio, Axis: Bold As Love.
A perplexidade não era para menos, afinal, o trio tinha à sua frente Jimi
Hendrix (1942-1970), guitarrista americano que mais parecia ter vindo de outra
galáxia, tal era a maneira completamente inovadora em tocar a sua guitarra
elétrica.
Mal havia
lançado o primeiro álbum, e o trio já estava entrando em estúdio para gravar Axis:
Bold As Love, o seu segundo álbum de estúdio. O contrato com a
gravadora Track Records, estabelecia que a banda deveria lançar dois álbuns em
1967. Jimi Hendrix, o baixista Noel Redding (1945-2003) e o baterista Mitch
Mitchell (1946-2008), mais o produtor Chas Chandler (1938-1996), entraram no
Olympic Studios, em Londres, Inglaterra, para gravar o novo disco. As gravações
contaram também com os trabalhos do renomado engenheiro de som Eddie Kramer,
havia trabalhado no álbum de estreia do trio.
Durante o
período de gravação do novo álbum, um imprevisto aconteceu. Ao sair de um táxi,
Hendrix esqueceu dentro do veículo as fitas com parte do material gravado do
novo álbum. O que foi perdido teve que ser refeito. Segundo o próprio Hendrix,
o que foi regravado não superava o material perdido em termos de qualidade.
Imagine o que teria sido Axis: Bold As Love se Hendrix não
tivesse esquecido aquelas fitas dentro do táxi.
Para gravar
o novo álbum, a banda teve que encontrar tempo dentro da sua já cheia agenda de
shows, afinal de contas, a fama de Hendrix se espalhava mundo a fora, e todos
queriam ver aquele guitarrista que parecia um extraterrestre fazendo coisas inacreditáveis
com a sua guitarra elétrica. A Europa já tinha visto as peripécias de Hendrix
no palco e se rendido a ele. Faltava os palcos do país natal de Hendrix, os
Estados Unidos, a meca da indústria da música e do entretenimento. Conquistar o
mercado americano é conquistar por tabela o resto do planeta.
![]() |
Noel Redding, Jimi Hendrix e Mitch Mitchell em 1967. |
Num dos intervalos de gravação do segundo álbum, o trio se apresentou no Festival Pop de Monterey, nos Estados Unidos, em 18 de junho de 1967. Era a tão aguardada primeira apresentação do Jimi Hendrix Experience em terras americanas. E Hendrix não decepcionou, sua apresentação foi avassaladora. Além dos solos fantásticos que fez com sua guitarra, Hendrix, num ato de loucura, tocou fogo na sua guitarra, despedaçou-a no palco e arremessou os pedaços do que sobrou dela para o público. Ali nascia oficialmente o mito Jimi Hendrix.
Lançado em
1° de dezembro de 1967, Axis: Bold As Love seguiu uma mesma
orientação musical de Are You Experienced. Porém, neste segundo
trabalho, o trio apresenta uma evolução musical, em que as composições e os
arranjos são mais elaborados e possui um repertório variado de estilos.
Impressiona como uma banda, com tantos compromissos de shows, tenha conseguido
gravar um disco musicalmente tão maduro e coeso.
O álbum começa
com “EXP”, faixa curta e experimental com efeitos de estúdio em que os sons da
guitarra de Jimi Hendrix parecem circular entre um ouvido e outro, e que fica
melhor perceptível para quem ouve essa música com fones de ouvido. Em seguida,
a jazzista “Up From The Skies”, faixa que traz a guitarra de Hendrix cheia de
efeitos de wah-wah. “Spanish Castle Magic” foi inspirada num clube
noturno que Hendrix costuma frequentar na sua cidade natal, Seattle, e traz uma
sonoridade que remete ao repertório do álbum anterior, porém mais pesada e
agressiva.
“Wait Until
Tomorrow” é um exemplo que o trio Jimi Hendrix Experience também sabia fazer
canções com apelo pop. Os vocais de apoio cantados em falsete por Noel Redding
e Mitch Mitchell, mais a levada melódica da guitarra de Hendrix dão um toque
R&B à canção. No Brasil, em 1993, Caetano Veloso e Gilberto Gil regravaram
“Wait Until Tomorrow” para o álbum Tropicália 2. “Ain't No
Telling” tem um ritmo veloz e uma bateria “nervosa” de Mitchell, e é a faixa
mais curta do disco.
O lado 1 de Axis:
Bold As Love termina com “Little Wing”, uma das principais faixas do
álbum. É uma balada soul com “pinceladas” de psicodelia. A guitarra de Hendrix
é leve e melódica, e encerra a canção com solos que poderiam ter se estendido
um pouco mais de tão agradáveis que são.
Após a
delicadeza de “Little Wing”, é a vez de “If Six Was Nine”, faixa que fecha o
lado 1 do álbum. Trata-se de um blues “encharcado” de psicodelia, e que trata
sobre a dualidade entre a contracultura dos anos 1960, representado pelos
hippies, e o sistema capitalista, personificado pelo “conservador de colarinho
branco”. A guitarra de Hendrix aparece aqui cheia de efeitos, desde transitar a
todo momento de um lado a outro do canal, até emissão de distorções cheias de
eco e reverbes que dão ares psicodélicos à faixa.
![]() |
Caetano Veloso e Gilberto Gil em 1993, quando gravaram para o álbum Tropicália 2, "Wait Until Tomorrow", de Jimi Hendrix, |
O lado 2 do álbum começa com o balanço irresistível de “You've Got Me Floating”, proporcionado pela bateria de Mitchell e o baixo Redding. A faixa possui camadas de guitarra, em que a base rítmica, e os solos cheios de distorção que, alguns momentos da música, transita entre o canal esquerdo e direito. A letra é sobre um rapaz apaixonado por uma garota que o deixou “flutuando em círculos”.
“Castle Made
Of Sand” é uma balada que traz um solo de guitarra de Hendrix em sentido
contrário. A faixa seguinte, “She’s So Fine”, é de autoria do baixista Noel
Redding, e é o próprio quem canta, acompanhado por Mitch Mitchell e Jimi Hendrix
fazendo os vocais de apoio, e por um base instrumental simplesmente fantástica
e pesada, com uma bateria arrasadora. “One Rainy Wish” possui um andamento
interessante, em que segue num trecho orientando-se para jazz, e mais adiante,
simula sutilmente uma levada voltada para a valsa, uma experiência que a banda
já havia feito no álbum anterior com “Manic Depression”, só que com mais peso. “Little
Miss Lover” une o balanço do funk com a guitarra do rock carregada de efeitos wah-wah,
e antecipa em duas décadas, o som que bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith
No More iriam fazer.
O álbum
termina em grande estilo com a fantástica “Bold As Love”, canção escrita por
Hendrix onde ele faz uma interessante relação entre as cores com os sentimentos
humanos. A música finaliza com um solo de guitarra épico, soterrado de efeitos
saturados de estúdio, levando o ouvinte à “estratosfera”.
Axis:
Bold As Love chegou
ao 3° lugar na parada da Billboard 200, nos Estados Unidos, onde o álbum
atingiu a marca de 1 milhão de cópias, rendendo ao trio um disco de platina. No
Reino Unido, o álbum alcançou o 5° lugar na parada de álbuns.
Com a fama e
o dinheiro, vieram também os conflitos e os problemas com álcool e drogas para
o power trio. A relação entre Noel Redding e Jimi Hendrix estremeceu,
principalmente por causa dos abusos de Hendrix com a bebida e as drogas. Essa
situação se agravou durante a turnê da banda pela Escandinávia, entre o final
de 1967 e começo de 1968. Hendrix chegou a ser preso em Estocolmo, na Suécia,
por ter destruído um quarto de hotel, após um ataque de fúria motivado pela
embriaguez.
Tais
conflitos iriam se repetir, e num tom mais agravante, durante as gravações do
próximo trabalho, o álbum duplo Electric Ladyland, que resultaria
na saída de Noel Redding da banda e no rompimento de Chas Chandler com Jimi
Hendrix.
Faixas
Todas
canções são de Jimi Hendrix, exceto onde comentado.
Lado 1
- "Exp"
- "Up From The Skies"
- "Spanish Castle Magic"
- "Wait Until Tomorrow"
- "Ain't No Telling"
- "Little Wing"
- "If 6 Was 9"
Lado 2
- "You Got Me Floatin'"
- "Castles Made Of Sand"
- "She's So Fine" (Noel Redding)
- "One Rainy Wish"
- "Little Miss Lover"
- "Bold As Love"
Integrantes
Jimi Hendrix - guitarra, vocais, baixo, piano, flauta
Mitch Mitchell - bateria, metalofone, vocais,
"entrevistador" na primeira faixa
Noel Redding - baixo, vocais (um baixo de oito cordas também
é utilizado em diversas faixas).
"Exp"
"Up From The Skies"
"Spanish Castle Magic"
"Wait Until Tomorrow"
"Ain't No Telling"
"Little Wing"
"If 6 Was 9"
"You Got Me Floatin'"
"Castles Made Of Sand"
"She's So Fine" (Noel
Redding)
"One Rainy Wish"
"Little Miss Lover"
"Bold As Love"
Comentários
Postar um comentário