"Sweet Baby James" (Warner,1970), James Taylor


Por Sidney Falcão

Astro da folk music norte-americana, James Taylor deixou uma marca indelével na história da música. Com sua voz suave e letras que tocam a alma, Taylor se estabeleceu como uma figura inigualável em sua geração. No emblemático ano de 1970, o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, Sweet Baby James, marcou sua ascensão no mundo do folk music, mas também significou um momento de superação na sua vida profissional e pessoal. 

Nascido em Boston, Massachusetts, em 1948, James Taylor já trazia consigo as raízes da rica tradição da música folk americana. Começou a sua carreira profissional na música por volta de 1967 quando integrou a banda  Flying Machine, em Nova York. No ano seguinte, em 1968, Taylor partiu para Londres em busca de novas possiblidade na música, coisa que não estava encontrando em Nova York. 

Em Londres, conseguiu contrato com a Apple Records, selo dos Beatles e, no final do mesmo ano, lança o seu primeiro e homônimo álbum solo. Apesar dos elogios da crítica, Taylor não pôde fazer a divulgação do disco porque havia se internado para tratar do vício em drogas. Era viciado em heroína e metedrina. 

Após recuperar-se, James Taylor voltou para os Estados Unidos levando consigo Peter Asher, seu produtor e empresário. De volta ao seu país natal, Taylor foi contratado pela gravadora Warner, que havia ficado bastante impressionada com o primeiro disco do cantor. Em dezembro de 1969, James Taylor já estava gravando material para um novo álbum, no Sunset Sound, em Los Angeles. Durante o processo de gravação, Taylor contou com a participação da amiga Carole King tocando piano e fazendo os vocais de apoio. 

Intitualado Sweet Baby James, o segundo álbum de James Taylot foi lançado em 1° de fevereiro de 1970. O álbum abre com a faixa-título, uma canção de Taylor dedicada ao seu sobrinho. A letra da canção evoca uma profunda conexão emocional e o desejo de proteger e cuidar. Os arranjos acústicos simples, juntamente com a voz suave de Taylor, criam uma atmosfera acolhedora e íntima, como se o ouvinte estivesse em uma conversa sincera. 

James Taylor em detalhe da capa de seu primeiro e homônimo álbum, lançado em 1968.

A faixa seguinte, "Lo and Behold", trata da importância da preservação dos locais e experiências espirituais, e reflete sobre a importância da conexão espiritual. Taylor utiliza uma abordagem mais bluesy, com arranjos que incorporam uma gaita harmônica, acrescentando um toque de melancolia. 

"Sunny Skies" traz uma mensagem otimistas em seus versos, e faz um contraponto à melancolia da faixa anterior. Com um arranjo mais leve e repleto de elementos da folk music, Taylor celebra a resiliência e a capacidade de seguir em frente após desafios. Sua interpretação transmite um sentimento de esperança e determinação. Taylor escreveu esta canção durante o período em que estve internado para tratar o seu vício em drogas. O título da canção não seria necessariamente uma referência à aperência literal do céu, mas possivelmente a um personagem que poderia ser o próprio James Taylor, descrevendo os seus momentos de solidão e superação quando estava internado.   

"Steamroller" é um blues cuja primeira metade da música é só voz e um violão muito bem dedilhado, que dita o ritmo lento da canção. Na segunda metade, a canção ganha a vigor com a entrada do naipe de metais, bateria, baixo e guitarra, porém, matendo o rítmo arrastado incial.  Em "Country Road", os arranjos incluem a participação de Carole King no piano, que adiciona um toque de suavidade à música. A interpretação de Taylor é repleta de nostalgia e um profundo amor por sua terra natal. Foi escrita por Taylor durante o seu período de internação no hospital para dexintoxicação. O cantor se inspirou numa estrada arborizada que passava próximo ao hospital onde estava internado. 

"Oh, Susanna" é uma reinterpretação inventiva da canção tradicional do século 19 composta por Stephen Foster (1826 - 1864). Taylor traz uma abordagem fresca e descontraída, com arranjos que incorporam elementos do bluegrass. Sua interpretação é descontraída e cheia de vida, transmitindo uma sensação de celebração.

"Fire and Rain" é uma das faixas mais icônicas de Taylor. A canção mergulha em temas sombrios, incluindo a perda de amigos e a batalha contra a depressão. Os arranjos são suaves, com destaque para o violão acústico e piano. A interpretação de Taylor é emocional e tocante, transmitindo a profundidade da angústia e da dor. Os versos da canção abordam três assuntos, o primeiro é sobra o suicídio cometido por uma amiga de infância, Suzanne Schnerr, citada na letra. Na segunda parte, de forma metafórica, Taylor se refere ao seu tratamento contra as drogas. E a terceira e última parte, o cantor faz referência ao início da carreira, a frustração com a sua antiga banda, a Flying Machine, antes da carreira solo.

"Blossom" é uma canção suave que evoca imagens de flores desabrochando na primavera. Os arranjos são leves, com destaque para a delicadeza do violão acústico e de uma incrível beleza melódica. Taylor oferece uma interpretação tranquila e poética, que faz jus à atmosfera primaveril da canção. 

James Taylor e o produtor do álbum Sweet Baby James,
Peter Asher, em dezembro de 1969.

"Anywhere Like Heaven" transmite uma sensação de paz e aceitação. Os versos da canção tratam sobre serenidade, aceitação e encontrar paz interior. A letra sugere um desejo de encontrar um lugar ou estado de espírito que proporcione uma sensação de tranquilidade e felicidade semelhante ao paraíso, como se fosse "em qualquer lugar como o céu". Os arranjos acústicos são suaves, e a interpretação de Taylor é serena, como se ele estivesse concluindo uma jornada e encontrando um refúgio de tranquilidade.

"Oh Baby, Don't You Loose Your Lip on Me" tem uma duração curta, com Taylor cantando acompanhado de um violão cheio de dedilhados de blues. E tal qual um cantor tradicional de blues, James Taylor faz uma interpretação brincalhona e sedutora, cantando verso que tentam resolver uma relação tensa com a sua amada que parece estar muito furiosa com ele. 

"Suite for 20 encerra o álbum em grande estilo. A faixa é a junção de três canções inacabadas que James Taylor possuia, mas completamente diferentes entre si. O prazo para concluir o álbum estava acabando, e faltava uma canção para completar o repertório. A gravadora havia prometido pagar a Taylor 20 mil dólares assim que o álbum estivesse pronto. Com o prazo apertado, o produtor Peter Asher sugeriu que Taylor juntasse as três canções incompletas para transformar numa só canção. O cantor seguiu a sugestão do produtor e batizou anova canção como "Suite for 20 G". O número "20" é uma alusão aos 20 mil dólares prometidos pela gravadora a Taylor. 

Musicalmente, Sweet Baby James possui vários andamentos que surpreendem o ouvinte. Começa suavemente, com um dedilhado delicado no violão, mais voltado para a folk music, e evolui progressivamente para se tornar mais complexa, com momentos de virtuosismo instrumental, com traços de jazz e rhythm and blues, e seguindo nesse rítmo até a sua conclusão. 

Sweet Baby James alcançou uma aclamação quase unânime da crítica. O álbum alcançou a terceira posição nas paradas da Billboard e atingiu a certificação de platina tripla ao chegar à marca de 3 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. O single de "Fire and Rain" e "Country Road" chegaram respectivamente em terceiro e sétimo lugares na parada da Billboard Hot 100. 

Muito além da música, Sweet Baby James é uma representação vívida da incrível reviravolta na carreira profissional e na vida pessoal de James Taylor. O artista, que havia enfrentado momentos difíceis, travando uma batalha contra o vício em drogas numa internação hospitalar, conseguiu traduzir essa experiência vivida somadas às outras vivências suas numa linda coleção de onze canções que compõem o álbum. Esse disco não é apenas um retorno, é um renascimento triunfante. Taylor não apenas superou suas dificuldades, mas também encantou o público e conquistou os críticos com músicas carregadas de autenticidade e emoção. Sweet Baby James é uma celebração da superação e da criação de algo belo a partir da luta.

Faixas

Todas as músicas de James Taylor , exceto a indicada.

Lado 1

  1. "Sweet Baby James" 
  2. "Lo and Behold" 
  3. "Sunny Skies" 
  4. "Steamroller" 
  5. "Country Road" 
  6. "Oh, Susannah" (Stephen Foster) 

Lado 2

  1. "Fire and Rain" 
  2. "Blossom" 
  3. "Anywhere Like Heaven" 
  4. "Oh Baby, Don't You Loose Your Lip on Me" 
  5. "Suite for 20 G 

"Sweet Baby James" 

"Lo and Behold" 

"Sunny Skies" 

"Steamroller" 

"Country Road" 

"Oh, Susannah" (Stephen Foster)

 
"Fire and Rain" 

"Blossom" 

"Anywhere Like Heaven" 

"Oh Baby, Don't You Loose Your Lip on Me" 

"Suite for 20 G


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