“All Things Must Pass” (Apple/EMI, 1970), George Harrison



Por Sidney Falcão

Durante os anos em que integrou os Beatles, George Harrison (1943-2001) teve uma participação muito limitada como compositor na banda. Mas isso não era por falta de talento para compor, preguiça ou por baixa produção de canções, muito pelo contrário. No decorrer da sua carreira nos Beatles, George Harrison compunha cada vez mais e evoluía como compositor. O problema estava em John Lennon (1940-1980) e Paul McCartney, dupla que exercia o monopólio da quantidade de canções que entravam nos álbuns dos Beatles. Havia uma hegemonia da dupla Lennon-McCartney nos álbuns da banda. A George, cabia incluir em média duas canções de sua autoria em cada álbum dos Beatles. Como compunha muito, mas seus companheiros de banda escolhiam poucas canções suas, George foi acumulando ao longo dos anos uma grande quantidade de canções recusadas.

No entanto, aquele farto material acumulado acabaria sendo útil mais tarde a George, que somado a novas canções compostas após o fim dos Beatles, resultaram no fantástico álbum triplo All Things Must Pass, lançado em novembro de 1970, e considerado o melhor álbum solo de um beatle. A obra foi uma grande e robustíssima oportunidade de George Harrison mostrar ao público e para a crítica, o quanto ele era um compositor profícuo e de qualidade, mas que era tolhido por Lennon e McCartney nos Beatles.

George Harrison (segundo da esquerda para a direita)
nos Beatles em 1969: criatividade tolhida.


Para se chegar a All Things Must Pass no entanto, é preciso voltar no tempo para entender como George alcançou um status tão elevando como artista, as influências que ele sofreu para que evoluísse como compositor e como músico, e sobretudo, como a espiritualidade interferiu na sua arte.

Após o lançamento do “álbum branco” dos Beatles, em novembro de 1968, George Harrison partiu para uma viagem aos Estados Unidos, e aproveitou a oportunidade para visitar Bob Dylan, em sua fazenda, em Woodstock, estado de Nova York. Dylan se recuperava de um grave acidente de moto que sofreu em julho de 1966, que lhe custou algumas vértebras quebradas e o afastou dos palcos temporariamente. Na época, a The Band estava passando uma temporada na fazenda de Dylan gravando o seu segundo álbum. A visita de George a Dylan, de quem era um grande admirador, acabou lhe sendo muito inspiradora e iria influenciar a sua forma de fazer música a partir de então. George teve contato direto com os métodos de composição de Dylan e da The Band. Daquela visita, nasceu uma amizade entre George e Dylan, e até mesmo parceria musical.

Bob Dylan recebendo uma visita ilustre em seu rancho, em 1968. 

Se dentro dos Beatles, George não tinha espaço como compositor, fora não só havia quem queria gravar suas canções como ele começava a desenvolver trabalhos com outros artistas, desde produção de discos a participação em shows. Harrison produziu discos de Billy Preston e da cantora Doris Troy - que também gravaram canções suas – compôs com Eric Clapton a música “Badge”, gravada pelo banda Cream, da qual Clapton foi integrante. No final de 1969, George Harrison embarcou numa curta turnê Delaney & Bonnie and Friends, encabeçada pela dupla Delaney & Boonie, e que contava com convidados ilustres como Eric Clapton, Leon Russell, Dave Mason, Bobby Whitlock, Carl Radle e Jim Gordon. Foi durante essa turnê que George aprendeu com Delaney Bramlett, da dupla com Boonie, a tocar slide guitar, instrumento cujo som se tornaria a partir de então uma marca na musicalidade do ex-beatle.

Da esquerda para a direita: Eric Clapton, Bonnie Bramlett,
Delaney Bramlett e George Harrison, em 1969.


Em janeiro de 1970, George mostrou ao produtor Phil Spector, fitas demos com canções que ele vinha compondo. As mais antigas como “Isn’t It A Pity” e “Art Of Dying”, foram compostas por George em 1966. Haviam também canções que chegaram a ser ensaiadas pelos Beatles para o projeto Get Back, mas que acabaram recusadas como “All Things Must Pass”, “Hear Me Lord” e “Let It Down”. No farto material conferido por Spector, os estilos musicais variavam: rock, country, folk music, gospel, música indiana e canções em estilo Motown.

Com o próprio George Harrison na produção e Phil Spector na coprodução, as gravações de All Things Must Pass começaram no final de maio de 1970, nos estúdios Abbey Road. No começo daquele mês, foi lançado Let It Be, o último álbum dos Beatles, e que foi produzido pelo mesmo Phil Spector.

Para acompanha-lo nas gravações, Harrison cercou-se de músicos ilustres como Eric Clapton, Ringo Starr (seu ex-colega de Beatles), o tecladista Billy Preston, o baixista e artista gráfico Klaus Voorman (criador da capa de Revolver, dos Beatles), a banda Badfinger, o tecladista Gary Wright, Pete Drake (no pedal steel), o saxofonista Bobby Keys, e os futuros astros do rock, mas que naquele momento eram “ilustres desconhecidos” como Phil Collins (na percussão), o baterista Alan White (futuro Yes), e o guitarrista Peter Frampton (tocou violão em uma das faixas do álbum).

Na produção deste álbum, Phil Spector fez uso da sua famosa “wall of sound” (“muralha de som”), uma técnica de produção que criava uma massa sonora bastante compacta, através de orquestração, de uma banda de apoio e vocais de apoio.

O produtor Phil Spector e George Harrison.

Lançado originalmente como álbum triplo, All Things Mus Pass traz o terceiro disco como um “disco bônus” intitulado Apple Jams, que contém jam sessions gravadas no estúdio.

O disco 1 começa com “I’d Have You Anytime”, composta por George Harrison e Bob Dylan, na época em que o Harrison foi visitar Dylan em sua fazenda em Woodstock. A “I’d Have You Anytime” é uma linda balada romântica que conta com a participação de Eric Clapton fazendo solos de guitarra bastante sedutores, e que lembram os solos que George fez em “Something”, canção do álbum Abbey Road (1969), dos Beatles.

Em seguida vem o grande sucesso do álbum e o maior da carreira solo de George Harrison, “My Sweet Lord”, canção na qual o ex-beatle busca estabelecer contato com Deus. O interessante nesta música, é que George ao mesmo tempo que procurar expressar a sua fé, procura retratar a convivência inter-religiosa: na primeira parte da canção, o coral repete várias vezes a palavra “aleluia”, expressão tão comum nas crenças judaico-cristãs. Na segunda parte, o mesmo coral passa a entoar o mantra hare krishna, filosofia espiritual adotada por George Harrison por volta de 1966, e que iria exercer uma grande influência na arte do músico inglês. Desde então, George passou a seguir com muito fervor a filosofia de vida hinduísta até a sua morte, em 2001. George não era um hare krishna convertido, mas seguia os ensinamentos, o que não impedia, no entanto, de ter um profundo respeito a Jesus Cristo, o que explica a presença do mantra hare krishna e a expressão “aleluia” em “My Sweet Lord”.

Jesus Cristo e Krishna: referências religiosas para "My Sweet Lord".

“Wah-Wah” é um rock cujo título faz referência ao pedal de guitarra wah-wah que cria efeitos no som do instrumento. A letra é uma crítica sutil de Harrison a Lennon e McCartney, que na época dos Beatles, exerciam uma hegemonia na banda no que se refere à quantidade de canções nos discos da banda.

Fechando o lado 1 do disco 1, “Isn't It A Pity” é um rock balada que aparece no álbum em duas versões. Nesta primeira, a versão é longa, cerca de sete minutos. Os versos tratam sobre decepção e fim de um relacionamento. Mas há quem afirme que os versos não se tratariam necessariamente sobre relação de um casal que deteriorou, mas sim do melancólico dos Beatles.

John Lennon e Paul McCartney: alvos de crítcas sutis em "Wah-Wah".

O lado 2 do disco abre com ‘What Is Life” e sua melodia alegre e festiva. Os versos parecem ter um sentido dúbio. Tanto podem se referir ao amor romântico como ao amor espiritual, neste caso, se referindo a Deus. O destaque fica para o riff de guitarra de George Harrison, cheio de efeitos pedal fuzz de distorção.

A bonita balada folk “If Not For You” é uma canção de Bob Dylan que foi gravada por George de última hora. Dylan havia gravado a canção para o seu álbum New Morning, de 1970. George acompanhou as gravações, e encantado com ela, decidiu gravá-la para All Things Must Pass. A letra é sobre um homem que revela o quanto a mulher que ama foi capaz de transformar a sua vida para melhor.

“Behind That Locked Door” é uma canção composta por George Harrison que trata sobre amizade e companheirismo, e foi dedicada a Bob Dylan. Na época em que George compôs a canção, Dylan estava se recuperando do acidente grave de moto que sofreu em 1966, e que fez o cantor americano se afastar dos palcos por mais de quatro anos. De uma certa forma, tal situação havia afetado psicologicamente o artista. Na letra da canção, George procura demonstrar apoio e incentivo ao amigo para que ele saia do isolamento e se abra para o mundo: “The love you are blessed with / This world's waiting for / So let out your heart, please, please / From behind that locked door” (“Pelo amor que você foi abençoado / Este mundo está esperando / Então deixe seu coração sair, por favor, por favor / De trás daquela porta trancada”).

“Let It Down” está entre as canções de George rejeitadas pelos Beatles e que ele decidiu gravar para All Things Must Pass. Os versos parecem tratar sobre o conflito entre os prazeres extraconjugais com a fé e o casamento. Quando Harrison compôs a canção, ele era casado com a modelo Patty Boyd, e estava tendo um caso extraconjugal com a modelo francesa Charlotte Martin.

Encerrando o lado 2, e consequentemente o disco 1, a balada folk rock “Run Of The Mill”, canção em que George Harrison trata sobre o clima pesado e difícil nos últimos anos dos Beatles. Ao mesmo tempo, George aborda indiretamente na canção o esfacelamento da sua amizade com Paul McCartney, e ressalta a importância de sermos responsáveis pelo nosso próprio destino.

George Harrison tocando durante as sessões de gravação do
álbum All Things Must Pass.


“Beware Of Darkness” é a primeira faixa do disco 2 e que é também a primeira do lado 3. A filosofia e a espiritualidade hindus se fazem presentes em “Beware Of Darkness”, canção que faz alerta sobre os cuidados que devemos ter com as armadilhas do mundo material com a ganância, as trapaças e os pensamentos negativos. Em “Apple Scruffs”, Harrison faz uma singela homenagem às “apple scruffs”, as garotas fanáticas pelos Beatles que costumavam fazer vigília em frente aos estúdios Abbey Road e à Apple Records, em Londres, apenas para verem os seus ídolos.

“Ballad Of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)” é uma balada folk rock dedicada ao excêntrico Sir Frank Crisp, um rico advogado que era também advogado, colecionador e microscopista, e que foi proprietário da mansão Friar Park, em Henry-on-Trames, construída no século XIX. No início de 1970, essa mansão foi comprada por George Harrison. A letra é quase um passeio pela mansão e jardim da propriedade. “Ballad Of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)” possui uma linha melódica bastante agradável, onde o destaque fica para o piano de Bobby Whitlock, o órgão Hammond de Billy Preston e o piano elétrico de Gary Wright.

Sir Frankie Crisp (à esquerda) , foi o primeiro proprietário da mansão Friar Park,
que no início dos anos 1970, foi comprada por George Harrison. Crisp e
a mansão são temas da canção "Ballad Os Sir Frankie Crisp. 

Em “Awaiting On You All”, George afirma que Deus está à espera de todos nós, e que não é preciso de uma igreja ou templo, o que pode ser entendido como uma crítica indireta às grandes organizações religiosas. Fechando o lado 3, “All Things Must Pass”, a canção que dá título ao álbum, e que versa sobre a transitoriedade da vida e as mudanças pelas quais passamos durante a nossa existência.

O lado 4 inicia com “I Dig Love” e seus versos que parecem pregar o “amor livre”, tão em voga em tempo de contracultura, mas que ao mesmo tempo, contrasta com os temas espiritualistas das outras canções de Harrison. A reencarnação é claramente abordada em “Art Of Dying”, através de versos que afirmam que saímos deste mundo e retornamos pelo desejo de sermos uma entidade perfeita. A faixa seguinte é uma reprise de “Isn’t It A Pity”, porém numa versão mais curta.

“Hear Me Lord” é uma balada que fecha o lado 4 e também o disco 2 do álbum. Escrita por George em 1969, quando ainda era membro dos Beatles, “Hear Me Lord” é como uma oração em forma de canção em que o cantor pede ao Senhor para ser ouvido e o seu perdão.

George Harrison em detalhe do poster que vinha com o álbum triplo. 

O disco 3 de All Things Must Pass foi intitulado Apple Jam por trazer apenas jam sessions feitas no estúdio da Apple Records com os músicos convidados. Traz cinco faixas, quadro delas instrumentais e apenas um cantada. Na prática, este terceiro disco funciona como um “disco bônus”.

A primeira faixa do lado 5 e que é também a primeira do disco 3, é o jazz rock “Out Of The Blue”, uma faixa instrumental de pouco mais de 11 minutos, onde merecem destaque o saxofone, o piano, o órgão e a bateria. Única faixa cantada do disco 3, “It’s Johnny’s Birthday” é uma curta e debochada canção em homenagem aos 30º aniversário de John Lennon, e foi composta baseada na linha melódica de “Congratulation”, sucesso do cantor Cliff Richard, em 1968. “Plug Me In” é faixa que fecha o lado 5 do álbum, um rock’n’roll instrumental vibrante que traz algo que parece ser um duelo de solos de guitarras.

O lado 6 começa com “I Remember Jeep”, em que efeitos sonoros psicodélicos dão início à música e logo dão lugar ao ritmo de rock’n’roll instrumental bem ao estilo anos 1950. Solos de guitarra pontuam toda a faixa. A música conta com a participação do baterista Ginger Baker, ex-Cream. E é no ritmo intenso e animado de rock’n’roll de “Thanks For The Pepperoni” que All Things Must Pass chega ao fim.

Lançado em 27 de novembro de 1970, All Things Must Pass teve uma ótima recepção da crítica e de público. O jornalista Ben Gerson, da revista Rolling Stone, descreveu o álbum triplo como “um clássico de proporções Spectorianas, Wagneriano, Bruckneriano, música de topos de montanhas e vastos horizontes”. A mesma Rolling Stone saudou na época All Things Must Pass como “uma extravagância de piedade, sacrifício e alegria, cuja pura magnitude e ambição fazem dele a ‘guerra e paz’ do rock”.

A faixa “My Sweet Lord” foi um sucesso mundial, cujo single atingiu o 1º lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido, sendo assim o primeiro single de um ex-beatle a alcançar esse posto. Só nos Estados Unidos, o single de “My Sweet Lord” vendeu mais de seis milhões de cópias.

Capa do single de "My Sweet Lord". 

O fato de ser um álbum triplo, não inibiu o público a adquirir All Things Must Pass. Com um mês de lançamento, o álbum foi agraciado com disco de ouro nos Estados Unidos por chegar à marca de 500 mil cópias vendidas. Ao todo, All Things Must Pass vendeu cerca de 6 milhões de cópias nos Estados Unidos.

Apesar do sucesso comercial e do reconhecimento da crítica pelo seu álbum triplo, nem tudo foi um “mar de rosas” para George Harrison com All Things Must Pass. O ex-beatle foi processado pela Bright Tunes, editora que detinha os direitos da canção “He’s So Fine”, canção que fez sucesso em 1963 com as Chiffons. A Bright Tunes afirmou que “My Sweet Lord” era um plágio de “He’s So Fine”. O processo foi levado aos tribunais em 1976, nos Estados Unidos. Harrison negou que tivesse plagiado. Mesmo assim, o juiz determinou que o músico havia feito um plágio subconscientemente. Harrison perdeu o processo.

Essa batalha judicial, no entanto, não tirou o prestígio e a relevância de All Things Must Pass. O álbum triplo de George Harrison é considerado o melhor álbum solo lançado por um ex-beatle. All Things Must Pass foi incluído na lista dos 200 álbuns definitivos do Hall da Fama do Rock and Roll.

Faixas

Todas as canções são de autoria de George Harrison, exceto as indicadas.

Disco 1

Lado 1

  1. "I'd Have You Anytime" (Harrison, Bob Dylan)
  2. "My Sweet Lord"
  3. "Wah-Wah"
  4. "Isn't It a Pity (Version One)" 

Lado 2

  1. "What Is Life"
  2. "If Not for You" (Dylan)
  3. "Behind That Locked Door"
  4. "Let It Down"
  5. "Run of the Mill"

 

Disco 2

Lado 3

  1. "Beware of Darkness"
  2. "Apple Scruffs"
  3. "Ballad of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)"
  4. "Awaiting on You All"
  5. "All Things Must Pass" 

Lado 4

  1. "I Dig Love"
  2. "Art of Dying"
  3. "Isn't It a Pity (Version Two)"
  4. "Hear Me Lord"

 

Disco 3 (Apple Jam)

Lado 5

  1. "Out of the Blue" (Jim Gordon - Carl Radle - Bobby Whitlock - Eric Clapton - Gary Wright - George Harrison - Jim Price - Bobby Keys - Al Aronowitz)
  2. It's Johnny's Birthday" (Martin- Coulter)
  3. "Plug Me In" (Jim Gordon - Carl Radle - Bobby Whitlock - Eric Clapton - Dave Mason - George Harrison)  

Lado 6

  1. "I Remember Jeep" (Ginger Baker - Klaus Voormann - Billy Preston - Eric Clapton - George Harrison)
  2. "Thanks for the Pepperoni" (Jim Gordon - Carl Radle - Bobby Whitlock - Eric Clapton - Dave Mason - George Harrison)

 

Referências:

  • A batalha pela alma dos Beatles Peter Doggett, 2012, Editora Nossa Cultura                     
  • www.georgeharrison.com


"I'd Have You Anytime"

My Sweet Lord"

"Wah-Wah"

"Isn't It A Pity" (Version 1)

"What Is Life"

"If Not For You" (Bob Dylan)

"Behind That Locked Door"

"Let It Down"

"Run Of The Mill"

"Beware Of Darkness"

"Apple Scruffs"

"Ballad Of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)"

"Awaiting On You All"

"All Things Must Pass"

"I Dig Love"

"Art Of Dying"

"Isn't It A Pity" (Version 2)

"Hear Me Lord"

"Out Of The Blue"

"It's Johnny's Birthday"

"Plug Me In"

"I Remember Jeep"

"Thanks For The Pepperoni"


Comentários