Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2019

“Manual Prático Para Festas, Bailes E Afins” (Universal Music, 1997), Ed Motta

Imagem
A relação de Ed Motta e a gravadora Warner chegava ao fim de maneira melancólica por volta de 1993. O cantor carioca já estava naquela companhia desde 1988, quando fazia parte da Ed Motta & Conexão Japéri, e naquele ano lançava o primeiro e homônimo álbum que trouxe os hits “Manuel”, “Vamos Dançar” e “Baixo Rio”. A Warner estava insatisfeita com o desempenho comercial do então mais recente álbum solo de Ed Motta, Entre E Ouça , de 1992, que apesar de bem avaliado pela crítica, foi um fracasso em vendas, mal ultrapassando a marca das 5 mil cópias comercializadas. Ed Motta também mostrava-se pouco à vontade com as pressões da gravadora. Como Motta ainda devia um álbum, a companhia decidiu facilitar as coisas para encerrar o contrato e lançou em 1993, um álbum gravado ao vivo a partir de um show da turnê do álbum Um Contrato Com Deus , lançado em 1990, o que só ratifica o desprestígio de Entre E Ouça perante a gravadora. E foi tudo feito às pressas, nem se quer o cantor deu p

“Private Dancer” (Capitol, 1984), Tina Turner

Imagem
Poucas cantoras negras norte-americanas transitaram tão bem entre o soul, o blues e o rock como Tina Turner. A maioria delas, como acontece até hoje, concentram o seu trabalho no campo da soul music e R&B. Tina foi além, e é uma das pouquíssimas cantoras negras a cantar rock, chegando até mesmo a ser uma influência para uma contemporânea sua, Janis Joplin (1943-1970). Tina despontou para o sucesso nos anos 1960, ao lado do cantor, compositor, músico, e também marido, Ike Turner (1931-2007). Contudo, as brigas, as bebedeiras e o abuso de drogas de Ike, culminaram para a decadência da dupla. Tina sofreu muito nas mãos de Ike, que a espancava bastante. Por volta de 1975, divorcia-se de Ike e recomeça a sua carreira praticamente do zero. Naquele ano, participou do filme Tommy , baseado na ópera rock do The Who, onde encarnou o papel de Acid Queen Entre 1978 e 1981, Tina lançou os álbuns solos Rough (1978) e Love Expression (1979), ambos verdadeiros fracassos em vendas.

“Led Zeppelin” (Atlantic, 1969), Led Zeppelin

Imagem
Quando a banda inglesa The Yardbirds chegou ao fim em julho de 1968, o guitarrista Jimmy Page e o baixista Chris Dreja herdaram um problema: cumprir o compromisso de shows na Escandinávia que já estavam agendados antes da banda acabar. Com a saída do vocalista Keith Relf (1943-1976) e do baterista Jim McCarty que acabou pondo fim aos Yardbirds, Page, Dreja e o empresário dos Yardbirds, Peter Grant (1935-1995), partiram em busca de substitutos para honrar os compromissos através de um novo projeto: The New Yardbirds. Page aproveitou a oportunidade e decidiu pôr em prática no novo projeto, o desejo de formar uma banda com uma sonoridade mais pesada, experiência essa que ele já vinha desenvolvendo na reta final da existência dos Yardbirds. Para novo vocalista, pensaram no cantor Terry Reid, mas como já tinha o compromisso de abrir a turnê dos Rolling Stones e de uma turnê do Cream, Reid indicou um amigo seu, Robert Plant, que na época era vocalista da Band Of Joy, banda que atuav