“Back In Black” (Atlantic Records, 1980), AC/DC


Vinda da longínqua Austrália, a banda AC/DC estava em ascensão profissional no final da década de 1970. Após ter conquistado a Europa, o grande desafio da banda australiana era conquistar os Estados Unidos, o maior mercado fonográfico do planeta e onde era pouco conhecida. Mas graças ao álbum Highway To Hell que o AC/DC conseguiu ter a tão almejada popularidade nos Estados Unidos. Lá o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias, alcançando o 17º lugar na parada de álbuns e foi contemplado com um disco de platina. No Reino Unido, Highway To Hell chegou ao 8º lugar.

Porém, em pleno sucesso comercial de Highway To Hell, uma notícia abala o AC/DC durante a turnê europeia da banda. Em 19 de fevereiro de 1980, o vocalista Bon Scott foi encontrado morto dentro de um carro por um amigo. Ele teria morrido sufocado pelo próprio vômito, após uma noite de bebedeira em um pub de Londres. A notícia pegou a banda e os fãs de surpresa, num momento em que o AC/DC já estaria planejando o próximo álbum. Com a morte de Scott, os membros do AC/DC cogitaram acabar com o grupo, mas os familiares de Scott os convenceram a continuarem com a banda, em memória do vocalista falecido.

Bon Scott, primeiro vocalista do AC/DC,
morto em fevereiro de 1980.
Por volta de março, foram iniciadas as audições para a escolha de um novo vocalista. Em abril, Brian Johnson, ex-vocal da banda inglesa Georgie, foi anunciado como novo vocalista do AC/DC. A escolha teria sido uma indicação de Robert John “Mutt” Lange, produtor de Highway To Hell, e escalado para produzir o novo álbum do AC/DC que estava por vir.
Acompanhado do produtor e de técnicos, o AC/DC viajou para as Bahamas, onde passaram os meses de abril e maio gravando o novo álbum no Compass Point Studios. Já a mixagem do material gravado foi mixado no Electric Ladyland, em Nova York, nos Estados Unidos.

O novo álbum trouxe algumas referências em memória de Bon Scott, a começar pela capa e pelo título. A ideia inicial era uma capa completamente preta, sem nenhum tipo de imagem ou informação, em sinal de luto a Scott. A gravadora discordou, achou pouco comercial. Sugeriu que ao menos colocassem na capa a logo da banda e o título do álbum, sugestão que acabou aceita pela banda. O título escolhido para o álbum foi Back In Black.

Apesar de ter perdido uma figura tão importante como Bon Scott, o AC/DC demonstrou em Back In Black que estava vivo, pulsante. O álbum começa com a faixa “Hells Bells” cuja abertura traz o badalar solitário e sombrio de um sino. Aos poucos, guitarra, baixo e bateria entram em seguida para depois apresentar a voz rouca e rasgada do então novo vocalista d o AC/DC, Brian Johnson. O significado da faixa é controverso: alguns afirmam que é uma homenagem a Bon Scott, outro que é uma música de fundo satanista por causa de versos como “I got my bell, I'm gonna take you to hell / I'm gonna get ya, Satan get ya...” ( “Eu tenho meu sino, vou te levar para o inferno / Eu vou te pegar, Satanás vai te pegar...”). Por outro lado, críticos dizem que esse tipo de abordagem pela banda não era novo, e que sempre foi encarado como um deboche por parte dos integrantes do AC/DC.

Brian Johnson na difícil da tarefa de
substituir Bon Scott. 
A faixa seguinte é o hard rock contagiante “Shoot To Thrill” que anos mais tarde, em 2010, fez parte da trilha sonora do filme Iron Man 2 (Homem de Ferro 2). A letra tem forte apelo sexual, uma temática, aliás, bastante comum nas músicas do AC/DC. Com riffs de guirarra matadores de Malcolm Young e uma linha de baixo forte de Cliff Williams, “What Do You For Money Honey” é um hard rock sobre uma garota interesseira, “apaixonada” pelo dinheiro dos seus amantes. "Givin The Dog A Bone" é puro duplo sentido com apelo sexual: “She's no Mona Lisa / She's no Playboy star / But she'll send you to heaven / Then explode you to Mars”(“Ela não é nenhuma Mona Lisa / Ela não é nenhuma estrela da Playboy / Mas ela te enviará ao paraíso / Portanto explodirá você rumo a Marte”). Assim como a faixa anterior, "Let Me Put My Love Into You" tem conotação sexual na letra: “I got reputations / Blown to pieces / With my artillery / I'll be guided in / We'll be riding / Given what you got to me” (“Minhas reputações / Estão lá embaixo / Com minha artilharia / Eu serei guiado / Nós vamos cavalgar / Dando o que você tem para mim”).

“Back In Black”, faixa que dá nome ao álbum começa com a marcação no chimbal da bateria de Phil Rudd, seguido por um riff de guitarra arrebatador de Malcolm Young. A música é mais um tributo que a o AC/DC presta a Bon Scott no álbum, cuja letra foi escrita por Brian Jonhson. “Back In Black” celebra a memória de Scott, mas sem tristeza. Ao mesmo tempo, é uma música na qual o AC/DC se mostra uma banda refeita do luto e pronta para seguir em frente. O final é marcado por um solo de guitarra demolidor de Angus Young.

“You Shook Me All Night Long” tem um riff de guitarra marcante na sua abertura. É um hard rock que tem um apelo popular, radiofônico. Mesmo possuindo uma letra com conotação sexual, a faixa soa até “romântica” se comparada às outras faixas com a mesma conotação. Se nas outras faixas mais sexistas, existe uma supremacia do poder masculino com forte teor machista, em “You Shook Me All Night Long” é a mulher quem tem o poder da sedução feminina e o controle da situação, colocando o homem num estado de submissão: “Made a meal outta me / And come back for more / Had to cool me down to take another round / Now I'm back in the ring to take another swing / 'Cause the walls were shaking the earth was quaking...” (“Fez de mim uma refeição / E voltou querendo mais / Tive que me refrescar para ter outra rodada / Agora eu voltei ao ringue para levar outra sacudida / Pois as paredes começaram a balançar a terra estava tremendo...”).

Os irmãos Young: as guitarras incendiárias do AC/DC.

Bon Scott é mais uma vez lembrado em “Have A Drink On Me”, na qual a letra sugere brindar a memória do vocalista morto, o que chega a ser um tanto quanto mórbido, já que Scott morreu por causa da bebida. “Shake A Leg” traz vocais rasgados e desesperados de Brian Johnson, solos fantásticos da guitarra de Angus Young e uma bateria pulsante e viva de Phil Rudd. “Rock And Roll Ain't Noise Pollution” encerra o álbum num ritmo pesado e lento, numa verdadeira declaração de amor e devoção ao rock’n’roll, ressaltando que ele está mais vivo do que nunca: “Rock 'n' roll ain't noise pollution / Rock 'n' roll it will survive” (“Rock n' roll não é nenhuma poluição / Rock n' roll ele sobreviverá”).

Quando Back In Black foi lançado em 25 de julho de 1980, os membros do AC/DC se mostravam apreensivos, preocupados com a reação do público ao ouvir o novo álbum com um novo vocalista de voz bem diferente do falecido Bon Scott. No final de junho de 1980, pouco antes de Back In Black ser lançado, o AC/DC iniciou uma grande turnê mundial do novo álbum que durou até agosto de 1981, passando pela Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão.

AC/DC em 1980, durante a turnê Back In Black.

Certamente, o êxito da turnê ajudou no sucesso comercial de Back In Black. Para sorte e surpresa da banda, a reação do público foi mais do que positiva. Back In Black alcançou o 1º lugar na parada de álbuns do Reino Unido, 4º lugar na Billboard 200 nos Estados Unidos, e 1º lugar na Austrália, terra natal do AC/DC. O single de “You Shook Me All Night Long” alcançou o 35º lugar do TOP 40 nos Estados Unidos. Assim como “You Shook Me All Night Long”, “Hells Bells”, “Shoot To Thrill” e a faixa-título, logo caíram no gosto dos fãs.

Desde que foi lançado, Back In Black já vendeu mais de 50 milhões de cópias, tornando-se o segundo álbum mais vendido da história da indústria fonográfica, perdendo apenas para os 65 milhões de cópias de Thriller, de Michael Jackson. Só nos Estados Unidos, Back In Black vendeu mais de 22 milhões de cópias. Seus 50 milhões de cópias vendidas ao longo dos anos tornaram Back In Black o álbum de rock mais vendido em todos os tempos.

Faixas

Lado A
  1. “Hells Bells”
  2. “Shoot To Thrill”
  3. “What Do You Do for Money Honey”
  4. “Givin The Dog A Bone”
  5. “Let Me Put My Love Into You”
Lado B 
  1. “Back In Black”
  2. “You Shook Me All Night Long”
  3. “Have A Drink On Me”
  4. “Shake A Leg”
  5. “Rock And Roll Ain't Noise Pollution”


Todas as faixas foram compostas por Angus Young, Malcolm Young e Brian Johnson.


AC/DC: Brian Johnson (vocais), Angus Young (guitarra solo), Malcolm Young (guitarra base e vocal de apoio) e Cliff Williams (baixo e vocal de apoio) e Phil Rudd (bateria).



“Hells Bells”
(videoclipe oficial)

“Shoot To Thrill”

“What Do You Do for Money Honey”
(videoclipe original)

“Givin The Dog A Bone”

“Let Me Put My Love Into You”


“Back In Black”
(videoclipe original)

“You Shook Me All Night Long”
(videoclipe original)

“Have A Drink On Me”

“Shake A Leg”

“Rock And Roll Ain't Noise Pollution”
(videoclipe original)

“Shoot To Thrill”
(videoclipe - versão Homem de Ferro 2)





Comentários